Quais são as principais causas de degradação do solo?

Perguntado por: Rita Nunes  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)

Quais são as causas e os principais tipos de degradação do solo?
  • Erosão. A erosão é um processo natural, que pode ser intensificado pela atividade humana. ...
  • Lixiviação. A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. ...
  • Compactação do solo. ...
  • Salinização. ...
  • Laterização. ...
  • Desertificação. ...
  • Acidificação. ...
  • Plantio Correto.

Quais as principais causas da degradação do solo?

As causas da degradação do solo estão diretamente ligadas ao desmatamento, às queimadas e às ações do homem. A vegetação é de primordial importância para a circulação de nutrientes e para proteção do solo, ou seja, quando há ausência de vegetação no local, a terra fica desprotegida e mais suscetível à sua degradação.

Quais são as formas de degradação do solo?

O processo de degradação do solo pode ocorrer de várias maneiras diferentes, geralmente resultantes de seu mau uso e conservação por parte das atividades humanas. A ocorrência dessas situações pode estar associada ao esgotamento de nutrientes ou à remoção da vegetação, entre outros inúmeros fatores.

Quais são as principais causas de degradação dos solos no Brasil?

Fatores que podem causar a degradação do solo
  • Erosão. A erosão é um processo natural, porém pode ser intensificado pela atividade humana. ...
  • Salinização. ...
  • Desertificação. ...
  • Compactação. ...
  • Degradação química. ...
  • Plantio correto. ...
  • Reflorestamento da área. ...
  • Manejo adequado.

Quais são as causas da compactação do solo?

Causas da compactação do solo
  • a necessidade de máquinas cada vez mais pesadas – visando aumentar o rendimento operacional;
  • trânsito nas lavouras em épocas de alta umidade do solo;
  • a mais importante: produção insuficiente de palha e ausência de rotação de culturas efetiva nos sistemas de produção.

Degradação dos Solos - Causas e Consequências

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que provocam a compactação do solo e quais as consequências da compactação?

Fatores diretos

Os fatores que diretamente afetam o crescimento vegetal são conteúdo de água, taxa de difusão de oxigênio, temperatura e resistência mecânica que o solo oferece à emergência de plântulas e ao crescimento radicular, esta última, diretamente relacionada com o grau de compactação do solo.

Qual é o efeito da compactação na planta?

Como a compactação provoca diminuição no tamanho dos poros, a ponto de impedir a passagem da raiz principal, a planta lança mão de mecanismo de defesa via expansão de raízes laterais com diâmetros adequados para passar pelos poros.

Como evitar a degradação física do solo?

Como evitar a degradação do solo
  1. redução do desmatamento;
  2. Sistema Plantio Direto;
  3. rotação de culturas;
  4. adubação verde;
  5. terraceamento;
  6. cultivo em contorno;
  7. precisão na aplicação de fertilizantes;
  8. irrigação de forma correta;

Qual é a situação da degradação do solo no Brasil?

O solo é um dos recursos naturais mais degradados em todo o planeta. Em todo o Brasil, as áreas que podem ter desertificação, ocupam, segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. ...

Quais são os principais tipos de degradação ambiental existente no Brasil?

Principais tipos de degradação ambiental
  • Desmatamento. O desmatamento no Brasil teve início no período do descobrimento, quando os portugueses começaram a explorar a Mata Atlântica. ...
  • Queimadas. ...
  • Poluição atmosférica e da água. ...
  • Efeito estufa. ...
  • Erosão. ...
  • Salinização.

Quais são as principais formas de degradação?

Tipos de degradação ambiental
  • Poluição. Acarretada pela ação humana, resulta na contaminação do solo e da atmosfera por meio de poluentes que são liberados pelas indústrias e despejados em esgotos, além do descarte incorreto de resíduos.
  • Desmatamento. ...
  • Salinização. ...
  • Queimadas. ...
  • Efeito estufa.

O que é a desagregação do solo?

A desagregação é causada pela cinética do impacto da gota da chuva sobre a superfície do solo que causam pressão e cisalhamento (Cassol & Lima, 2003). O transporte das partículas desagregadas é realizado, quase que exclusivamente, pelo fluxo superficial raso.

Quais são os tipos de solo?

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Quais fatores podem provocar a desertificação?

Entre as causas possíveis para o processo de desertificação, citam-se: uso inapropriado dos solos pelas práticas agropecuárias, esgotando-os; desmatamento e exploração em larga escala de ecossistemas frágeis, uso inadequado e intensivo de agrotóxicos, secas muito prolongadas, ação das queimadas, entre outros.

Quais os fatores podem provocar a desertificação?

As principais causas da desertificação são o desmatamento, o uso intensivo (sem pausas) do solo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações).

Quais são as três formas de reversão da degradação?

Recuperação de Áreas Degradadas
  • Restauração: retorno completo da área degradada às condições existentes antes da degradação, ou a um estado intermediário estável. ...
  • Reabilitação: retorno da área degradada a um estado intermediário da condição original, havendo a necessidade de uma intervenção antrópica.

Quais os problemas do solo brasileiro?

No Brasil, os principais problemas encontrados são erosão, perda de carbono orgânico, e desequilíbrio de nutrientes", explica Maria de Lourdes. Os solos brasileiros também sofrem com a salinização, poluição, acidificação. "A agricultura familiar retira mais nutrientes do solo do que repõe.

Qual a situação atual da Conservação dos solos do Brasil?

A conservação do solo no Brasil não é satisfatória, embora seja muito melhor do que há algumas décadas, em especial, a situação é melhor quanto às perdas de solo por erosão hídrica nas áreas de lavouras submetidas à SD.

O que é degradação do solo Embrapa?

Degradação do solo é tema de palestra da Embrapa no Fórum Mundial da Água. ... As consequências são erosão, perda da matéria orgânica e da biodiversidade, acidificação, salinização, compactação, poluição, inundações e impermeabilização dos solos.

Pode ser feito para evitar a erosão do solo?

Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.

Como evitar Arenizacao?

Combate a arenização

Assim, nesses ambientes, deve-se praticar uma agricultura sustentável, que não resulte na total perda da vegetação, além de se adotar métodos de irrigação que não intensifique a erosão, com menor uso da água.

O que um solo compactado causa na planta?

O solo compactado vem resultando na diminuição no crescimento das raízes em profundidade, predispondo a planta à morte em curtos períodos de seca, no acúmulo de água na superfície do solo impossibilitando a respiração das raízes e favorecendo o processo de erosão hídrica do solo.

Porque a compactação do solo reduz a quantidade de água disponível ao crescimento das plantas?

A compactação altera o mecanismo de fluxo de massa e difusão responsáveis pelo transporte de nutrientes até as raízes, reduzindo a permeabilidade à água e ar, a absorção de água e nutrientes pelas plantas (WOLFE et al., 1995) e, restringido o crescimento radicular e da parte aérea (GEDIGA, 1991).

Como analisar a compactação do solo?

Para determinar algumas características de compactação, não é necessário o uso de ferramentas sofisticadas. Por exemplo, ao abrir uma trincheira no solo ou mesmo arrancar uma planta cultivada, a observação do comportamento de crescimento do sistema radicular é um dos melhores indicadores de solos compactados.

Como resolver os problemas causados pela compactação do solo?

Deve-se reduzir o número de passagens de máquinas no campo, privilegiando o plantio direto ou pelo menos o cultivo mínimo, evitando inúmeras arações e gradagens. O solo deve ser mobilizado ou cultivado em condições ótimas de umidade, ou seja, levemente úmido, nunca encharcado.

Artigo anterior
Quem pode se associar ao SESI?
Artigo seguinte
Qual é o oposto de sozinho?