Quais as principais características do período homérico?
Perguntado por: Joana Mónica Neto Loureiro Almeida | Última atualização: 24. April 2022Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)
Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.
Qual a principal característica do período pré-homérico?
Características do Período Pré-homérico: Resumo
Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia. Assim, com a influência cultural desses povos surge a cultura grega, num período de quase 100 anos, marcando essencialmente, as invasões de diversos povos indo-europeus (arianos).
Quais os principais acontecimentos do Período Homérico?
Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza. A língua grega passou a ser escrita.
Quais as características da sociedade grega durante o Período Homérico?
Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. ... Este processo lento, ao longo do tempo, provocou algumas mudanças na organização da sociedade grega da época.
Qual a principal característica do período arcaico?
Principais características do período arcaico:
- Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.
Grécia Antiga: Período Homérico - Brasil Escola
São características do Período Arcaico século?
São características do período arcaico (séculos VIII-VI a.C.), na Grécia Antiga: a) desenvolvimento dos oikos e expansão creto-micênica. b) desenvolvimento das póleis e expansão pelo Mediterrâneo. c) rivalidades entre Esparta e Atenas e Guerra do Peloponeso.
Quais são as principais características do período clássico?
O período Clássico corresponde aos séculos V e IV a.C., e foi marcado pelo apogeu da democracia em Atenas, o desenvolvimento da filosofia e das artes, mas também por diversas guerras que contribuíram para a decadência grega.
Como era a Grécia no período Homerico?
Embora tenha sido um período complexo, dadas as violências das invasões em Micenas e a destruição da cidade, foi também o momento em que se iniciaram as poleis gregas. Ainda assim, eram uma sociedade hierárquica. Nem todas as família tinham o poder de participar das decisões políticas, que eram tomadas em assembleias.
Quais mudanças sociais temos no período homérico?
Nessa época, temos a formação do genos, propriedades em que uma grande família se matinha unida em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras. Não havendo um proprietário, a riqueza produzida pelos membros de um genos era dividida entre seus integrantes.
Quais as principais características das pólis gregas?
Características da Polis Grega
Eram autossuficiente (política, social e economicamente); Tinham leis e organização sociais próprias; Propulsionou o surgimento da propriedade privada; Possuía Complexidade social.
O que marcou o período Homerico?
O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.
Quais são os principais acontecimentos do período pré-homérico na Grécia?
Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.
O que foi o período homérico explique?
O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga. Refere-se à formação e à cultura do povo grego registradas nas obras Ilíada e Odisseia, do poeta Homero. Os poemas de Homero são as principais referências para o estudo do Período Homérico.
Quais as principais características do período helenístico e porque foi assim chamado?
As características deste período do Helenismo são marcantes:
Este período do Helenismo é marcado basicamente pelo paganismo e pela crença da capacidade humana de explicar os problemas humanos a partir das causas humanas. O fim do helenismo é por volta de 50 a.C. com o domínio militar exercido por Roma aos Gregos.
Quais os povos do período pré homérico?
Pode-se dividir esta região em três: a região do Peloponeso, ao sul; a Ática; e as Ilhas localizadas no Mar Egeu. Este período é considerado a primeira fase da Grécia Antiga, formada por diversos povos: os cretenses, os aqueus, os jônios, os eólios e os dórios.
O que foi a educação homérica?
A educação homérica consistia principalmente em perseguir esse ideal guerreiro. Quando o jovem procurava ser igual ao herói representado e almejava ter as mesmas virtudes de que esse herói era portador, ele era educado.
Quais são as principais características do chamado período clássico da Grécia Antiga?
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.
Quais são as principais características da antiguidade clássica grega?
Suas principais características econômicas eram o comércio e a agricultura. A antiguidade na Grécia foi conhecida como antiguidade clássica. Foi lá que nasceram grandes poetas, como Homero, e grandes pensadores, como Platão.
Qual foi o período clássico?
O período histórico dos séculos V a.C. e IV a.C., na região grega, foi denominado pelos historiadores como Período Clássico por conter as principais características da civilização grega. Este período foi marcado por várias guerras travadas contra inimigos externos e entre os próprios gregos.
Como se caracteriza o Período Arcaico?
O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.
Qual o principal fator que marcou o Período Arcaico?
A escassez de terras fez com quem os gregos se expandissem e conquistassem novas áreas em um processo sistemático de colonização de terras ao longo do Mar Mediterrâneo. É preciso lembrar que as invasões, as fugas, a pobreza e até as derrotas políticas faziam com que homens se aventurassem na conquista de novas terras.
O que caracterizou o período Helenistico?
O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
Qual foi a causa da Guerra de Tróia?
O estopim do conflito armado foi o sequestro de Helena, esposa do rei espartano Menelau, por Páris, príncipe de Troia. Diz a lenda que ela era tão bonita, que o irmão de Menelau, Agamemnon, rei de Micenas, juntou suas tropas para invadir as muralhas de Troia e tentar resgatá-la.
Quem ganhou a guerra de Tróia?
A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.
Porque Cavalo de Tróia?
O que é Cavalo de Tróia:
O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra. Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia.
Quem paga aluguel pode deduzir no Imposto de Renda?
Qual é o fatorial de 14?