Quais são as principais causas da eutrofização?

Perguntado por: Vera Daniela de Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

A eutrofização ocorre em razão do acúmulo de nutrientes, principalmente o fósforo e o nitrogênio.

Quais são as causas e consequências da eutrofização?

Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

O que o processo de eutrofização?

A eutrofização consiste no aumento dos nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em um ecossistema aquático, o que leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, a alterações em todo esse ecossistema. O aumento da produtividade é ocasionado, principalmente, pela proliferação excessiva de algas.

Quais são as etapas da eutrofização?

Etapas da eutrofização
  • Aumento da quantidade de material biodegradável (esgoto orgânico) na água;
  • Aumento da população de organismos decompositores (aeróbios e anaeróbios);
  • Redução da concentração de oxigênio dissolvido na água;
  • Mortalidade de organismos aeróbios maiores, como peixes e crustáceos;

Quais são as etapas E a consequência do processo de eutrofização dos ambientes aquáticos?

Consequência da eutrofização

Redução da quantidade de oxigênio dissolvido na água, o que provoca morte de espécies aquáticas, como os peixes. Há alterações no pH da água. Há redução da biodiversidade da área afetada. Há aumento exagerado de algas e outras plantas aquáticas.

Causas e Consequências da eutrofização

35 questões relacionadas encontradas

Como começa a eutrofização?

A eutrofização pode ocorrer por causas naturais, porém, mais frequentemente é gerada por resíduos provenientes das atividades humanas. A principal fonte de eutrofização são os esgotos domésticos lançados no ambiente sem qualquer forma de tratamento. Em segundo lugar estão os fertilizantes.

Para que serve o DBO?

A Demanda Bioquímica de Oxigênio, mais conhecida pela sua sigla DBO, representa a quantidade de oxigênio necessária para que a flora microbiana degrade a matéria orgânica presente em determinado ambiente aquático. Essa degradação ocorre por meio de processos oxidativos, sobretudo pela respiração.

O que causa a falta de oxigênio na água?

A redução de oxigênio na água é um dos efeitos da presença de grande quantidade de plantas aquáticas no local. Além disso, a concentração de peixes no mesmo momento no mesmo ponto pode ter contribuído para a diminuição do teor.

Como recuperar uma lagoa Eutrofizada?

# A recuperação de lagos eutrofizados deve se dar no sentido de eliminar o excesso de energia através da redução da concentração de nutrientes e compostos orgânicos neles lançados. # Para tanto, a primeira e indispensável medida é o controle das fontes geradoras de eutrofização artificial na bacia de drenagem.

O que o processo de eutrofização artificial pode causar?

O aumento de produção de matéria orgânica vegetal e animal em decorrência da eutrofização artificial tem como conseqüência direta o aumento da quantidade de detritos orgânicos (restos de matéria orgânica morta). A decomposição desses detritos por microorganismos consome quantidades expressivas de oxigênio.

Como reverter eutrofização?

Para controlar a eutrofização, podem ser usadas técnicas preventivas ou corretivas. As preventivas se baseiam em diminuir o fornecimento dos nutrientes danosos para o lago por uma fonte externa, controlando o esgoto urbano, tratando os efluentes industriais e diminuindo o uso de agrotóxicos.

É possível reverter o processo de eutrofização?

Mesmo sendo um processo geralmente longo e caro, reverter eutrofização é realmente possível nos dias atuais. Primeiramente, é necessário barrar todas as formas de lançamentos não naturais de nutrientes nos corpos hídricos. Contudo, apenas esse fator não é suficiente.

Como resolver o problema da eutrofização?

A solução para a eutrofização passa pelo combate à poluição, investindo em coleta e tratamento de resíduos. Para isso, o tratamento das águas é fundamental, pois evita o fornecimento de matéria orgânica aos ambientes aquáticos.

O que tira oxigênio da água?

Ferver a água realmente remove o oxigênio, porém quando ela resfria, o gás é reabastecido. Um processo de destilação da água também remove o oxigênio, porém, novamente, ele é recuperado com o resfriamento. Para remover efetivamente todo o oxigênio da água, deve-se realizar isto em um ambiente especial.

Como aumentar o oxigênio dissolvido na água?

Temperatura: A solubilidade do oxigênio em água aumenta com a diminuição da temperatura. Portanto, as águas frias retêm mais oxigênio que as águas mais quentes.

Onde podemos usar a DBO?

Em estações de tratamento de esgoto, a DBO é um parâmetro utilizado para verificar a eficiência na decomposição de matéria orgânica, pois, se a DBO está elevada, quer dizer que a matéria orgânica está sendo consumida. De acordo com a legislação, a DBO máxima no esgoto deve ser de 60 mg/L.

O que é DQO e para que serve?

A DQO é o único método utilizado para medir a quantidade de resíduos industriais na água, que não podem ser medidos pela DBO, sendo uma análise indispensável em estações de tratamento de água e efluente.

Qual o objetivo da análise de oxigênio dissolvido?

O oxigênio dissolvido (OD) indica o grau de aeração da água. É um excelente indicativo da qualidade da água. ... A introdução de OD no recurso hídrico ocorre através da fotossíntese, da ação de aeradores ou do próprio contato do ar atmosférico.

Como ocorre a poluição térmica?

Ela ocorre quando a temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema aquático (como um rio, por exemplo) é aumentada ou diminuída, causando um impacto direto na população desse ecossistema. A poluição térmica do ar, embora menos comum, também pode provocar danos ambientais.

Qual a origem do excesso de fosfato na água?

Os fosfatos presentes na água podem ter origem natural, resultando da decomposição da matéria biológica e lixiviação de minerais (rochas fosfatadas); e ter origem antropogénica, resultando de escorrências de terras agrícolas fertilizadas e de falhas no tratamento de águas residuais.

Por que os efluentes podem causar eutrofização?

Eutrofização: uma das consequências do despejo de esgoto em rios. ... Isso porque uma grande quantidade de matéria orgânica nos rios pode causar um processo chamado de eutrofização. A eutrofização é causada pelo aumento de nutrientes e de matéria orgânica nos corpos hídricos.

Como evitar ou reduzir a eutrofização cultural?

Combate à eutrofização: a eutrofização pode ser combatida essencialmente em dois níveis:
  1. Evitar a entrada nos cursos de água de elevadas quantidades de nutrientes e sedimentos (longo prazo): ...
  2. Implementar medidas de recuperação de lagos e cursos de água eutrofizados:

Como tratar uma água Eutrofizada?

Resumo: A ozoflotação é um processo que associa a propriedade de oxidação do ozônio com os aspectos físicos da flotação, o que torna favorável sua utilização como pré-tratamento de águas eutrofizadas, a fim de minimizar os problemas operacionais apresentados nos sistema de tratamento de água por FD (Filtração Direta).

Como evitar a diminuição da taxa de oxigênio das águas?

Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:
  1. Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.
  2. Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

Artigo anterior
Quanto tempo posso ficar com Kinesio Tape?
Artigo seguinte
O que é bom para gripe e resfriado?