Quais são as principais características do Barroco brasileiro?
Perguntado por: Luana Paiva | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (58 avaliações)
As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Quais as características do barroco brasileiro?
- Linguagem dramática;
- Racionalismo;
- Exagero e rebuscamento;
- Uso de figuras de linguagem;
- União do religioso e do profano;
- Arte dualista;
- Jogo de contrastes;
- Valorização dos detalhes;
Quais as principais características do barroco?
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Qual a principal característica da arte barroca?
As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.
São duas características do estilo barroco?
Cultismo e Conceptismo
Estas são duas características estilísticas do barroco literário, representando os principais formatos de construções estéticas das obras.
Barroco no Brasil: Autores e Características - Brasil Escola
Quais são as principais características do Barroco e como elas se relacionam com os conceitos do teocentrismo é antropocentrismo?
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
O que o Barroco apresenta?
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
Qual o principal tema do barroco no Brasil?
Os temas principais oscilavam entre o espírito cristão e o espírito secular da vida terrena; o bem e o mal; o céu e a terra; a alegria e a tristeza; o claro e o escuro; Deus e o diabo. Esse é o motivo pelo qual dizemos que o barroco é a arte das contradições.
O que é o movimento barroco no Brasil?
O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.
Qual é o contexto histórico do barroco no Brasil?
O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.
Qual o nome do principal representante da poesia barroca brasileira?
Muito mais do que uma manifestação literária, o Barroco foi uma manifestação artística. No Brasil, seus principais representantes foram Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira. O poema que você vai ler agora é de autoria de Gregório de Matos, principal representante da literatura barroca no Brasil.
Qual era o pensamento do homem barroco?
O mote do Barroco é precisamente a antítese "vida e morte" e, por extensão, a brevidade da sua existência. Assim, nesse período o homem questiona a fé em detrimento dos prazeres da vida, bem como se interpela com relação à instabilidade e à inconstância.
Qual a relação entre o barroco e o absolutismo?
Questão 6. Assinale alternativa que melhor expressa a relação entre o barroco e o Absolutismo. a) O exagero, as formas curvas e a religiosidade foram usados para exaltar a figura do rei. b) O barroco foi um movimento estritamente religioso que não ocorreu nos palácios.
Em que consiste o barroco do ponto de vista da filosofia?
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.
Qual é a relação entre o absolutismo e o mercantilismo?
O mercantilismo garantiu a manutenção do Estado absolutista e de seus suntuosos gastos com o aparelho administrativo, o Exército e, principalmente, com a corte. A base inicial dessa política era o metalismo, a ideia de que a riqueza de um país dependia de sua capacidade de acumular metais preciosos.
Quais são as principais características do absolutismo?
Uma das principais características do absolutismo era a concentração total do poder na monarquia. Os monarcas do Estado Absolutista tinham plenos poderes para tomar decisões e emitir ordens de acordo com sua conveniência, sem precisar dar satisfação a nenhum órgão da soberania, muito menos, para a sociedade.
Qual a forma correta do absolutismo?
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
Como é o amor no barroco?
O amor tinha duas faces nessa época, o amor possível e o amor impossível (platônico). O amor possível era expresso nas cantigas de amigo – cantigas com eu lírico feminino que falavam sobre festas nos feudos, a relação carnal, mas não vulgarizada e a saudade do amado.
Como era vista a linguagem barroca?
A linguagem do Barroco é caracterizada por ter um tom desafiador e revolucionário. A linguagem dessa escola literária fala sobre os sentimentos do homem e a sua luta com o corpo e alma, razão e fé.
Como identificar o barroco?
- Contrastes, dualidades e excessos;
- Temas religiosos e profanos;
- Estilo exuberante e decorativo;
- Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.
Quais são os principais representantes do barroco no Brasil?
Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
Quais os principais nomes da literatura barroca brasileira?
Assim como na Europa, o barroco na literatura brasileira é marcado pela contradição, pela dualidade. Os principais nomes desse período foram Bento Teixeira, Gregório de Matos e Botelho de Oliveira. Na prosa, temos os sermões de Padre Antônio Vieira.
Quais são os principais poetas do barroco?
...
Autores do Barroco no Brasil
- Bento Teixeira (1561-1618)
- Gregório de Matos (1633-1696)
- Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)
- Frei Vicente de Salvador (1564-1636)
- Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
Qual o contexto histórico do surgimento do Barroco?
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.
Qual o contexto histórico do Arcadismo?
Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.
Quais são as minhas metas profissionais?
Quem está de dieta pode comer farinha de arroz?