O que e protetor solar?

Perguntado por: Mariana Jéssica Machado Figueiredo Simões  |  Última atualização: 19. Dezember 2021
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

O filtro solar ou protetor solar é uma loção, spray ou produto tópico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele.

Qual é a função de protetor solar?

Impedir que os raios solares UVA, que alcançam a derme (camada interna da pele), e UVB, que atingem a epiderme (a mais externa), é a função desse produto. Os chamados filtros físicos fazem com que a pele não absorva os raios porque contêm substâncias refletoras. ...

Qual a diferença de filtro solar e protetor solar?

Na prática, filtros solares são as matérias primas que promovem a proteção contra os raios UV de um protetor solar. ... Já o protetor solar é o resultado da associação desses filtros que são submetidos a testes, que comprovam a sua proteção frente a radiação solar, como o Fator de Proteção Solar (FPS).

Quando se deve usar o protetor solar?

É muito importante usar o filtro no rosto e pescoço todos os dias, já que essa pele é mais delicada e é a que fica mais exposta à radiação no dia a dia. Nos dias nublados ou quando chove, os raios UV não deixam de afetar a pele - eles passam pelas nuvens e continuam causando danos à pele.

Quais são os filtros solares?

Existem dois tipos de filtros solares, os químicos (protetores solares) que absorvem a R-UV antes de penetrar nas camadas da pele; e os físicos (bloqueadores solares) que refletem e espalham esse tipo de radiação.

APRENDA O BÁSICO SOBRE PROTEÇÃO SOLAR E OS PERIGOS DO SOL

22 questões relacionadas encontradas

O que pode substituir o protetor solar?

Notícias relacionadas
  1. Toque seco. Se o problema era deixar a pele oleosa, hoje em dia, já existem várias opções no mercado com efeito mate ou toque seco, que custam entre R$ 50 e R$ 70. ...
  2. À prova d'água. Se o problema é que ele saía na água ou escorria com o suor, agora isso é coisa do passado. ...
  3. Com maquiagem. ...
  4. Óleo. ...
  5. Spray.

Qual a diferença do protetor solar 30 e 60?

Por exemplo, com um fator de proteção igual a 30, a pessoa fica trinta vezes mais protegida do que se estivesse sem o produto, com FPS 60, sessenta vezes mais, e por aí em diante.

O que acontece se usar protetor solar todos os dias?

Você deseja ter uma pele jovem e saudável por muito mais tempo? A fotoproteção diária é o caminho ideal! E mais: utilizar um filtro solar todos os dias ainda auxilia no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo ao câncer de pele.

Quais as vantagens do uso do protetor solar?

7 motivos para usar protetor solar todos os dias
  1. 1 – Previne o envelhecimento. ...
  2. 2 – É para o verão. ...
  3. 3 – É para o inverno. ...
  4. 4 – Previne doenças. ...
  5. 5 – Mantém a pele sem manchas. ...
  6. 6 – É para usar em casa. ...
  7. 7 – Tem para todos os gostos.

Quantas vezes é preciso passar o protetor solar?

“A recomendação é utilizar o filtro solar no dia a dia duas vezes e, em caso de exposição mais intensa, reaplicar sempre que necessário. Muitas vezes há suor excessivo ou ocorre lavagem das áreas expostas, então é importante reaplicar para que o efeito de proteção se mantenha”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.

O que é protetor solar não alcoólico?

De acordo a médica, a vantagem do produto não apresentar álcool em sua formulação é a possibilidade de aplicação em peles sensíveis e sensibilizadas pós-procedimento. “Além disso, o álcool resseca. Sem ele, fica mais fácil manter os níveis de água da pele e, muitos dos filtros, realmente hidratam”, contou.

Qual a função do protetor solar o que devemos observar na compra de um protetor solar?

Um protetor solar deve proteger de maneira eficiente contra a radiação UVA e também contra a UVB. A radiação UVA está relacionada com o câncer de pele e fotoenvelhecimento, enquanto a UVB está relacionada, principalmente, com queimaduras. O protetor solar protege contra raios UVB, responsáveis por queimaduras.

Quais os malefícios do protetor solar?

Uma nova pesquisa da FDA, agência norte-americana que regula medicamentos, alerta que a pele absorve químicos prejudiciais ao organismo. Quando usamos protetor solar, a nossa pele absorve parte das substâncias químicas presentes no produto e elas acabam indo parar na nossa corrente sanguínea.

Qual a diferença entre protetor solar para o rosto e para o corpo?

As fórmulas desenvolvidas para o corpo costumam ser mais gordurosas e ao serem aplicadas no rosto podem deixá-lo com aspecto seboso e sujo --especialmente para quem tem pele oleosa. Além disso, o protetor para o corpo aumenta as chances do aparecimento de acne na turma que tem tendência à doença.

Qual a importância do protetor solar no rosto?

O protetor solar possui componentes capazes de bloquear a parte nociva da luz proveniente do Sol e neutralizar a sua ação. Por isso, usar protetor solar no rosto é uma excelente forma de retardar o envelhecimento precoce.

É preciso usar protetor solar à noite?

Precisa passar protetor de noite? ... "Não é necessário passar filtro solar à noite. A radiação visível de aparelhos eletrônicos e lâmpadas é menos intensa do que a radiação visível do sol (cerca de 100x menos intensa). Dessa forma, não tem efeito biológico na pele", aponta o médico.

Qual a maneira correta de usar protetor solar?

De acordo com a dermatologista, até mesmo quem trabalha em escritório precisa passar o protetor solar na face. "Se não houver exposição direta ao sol, pode aplicar pela manhã e depois do almoço. Caso contrário, o ideal é passar de 2 em 2 horas ou após mergulhar na piscina ou na praia", detalha a doutora.

Pode passar protetor solar antes de dormir?

Olá, os protetores solares não precisam ser utilizados à noite pois não terão efeito para bloquear os efeitos da luz solar. Não fazem mal para a pele serem utilizados à noite.

Qual a diferença entre protetor solar fator 30 e 50?

Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50. ... Isso significa que, em contato com a água ou o suor, a pele com o produto não fica desprotegida.

Qual o melhor protetor fator 50 ou 60?

Nos dois casos, se você não toma sol há tempos, melhor ir devagar – use protetor 50 nos primeiros dias e depois diminua. E quem tem pele clara, mais sensível só que consegue ficar com uma cor dourada, deve usar sempre o 50, pois você sofre os efeitos da radiação solar com facilidade.

Qual protetor solar protege mais?

O consumidor acaba sendo enganado pela ilusão de estar bem protegido, pois pensa que o fator 100 significa duas vezes mais proteção que o 50. Na verdade, quando aplicado propriamente, o protetor de FPS 50 protege em 98%, enquanto o de FPS 100 protege 99%.

Pode usar hidratante no lugar do protetor solar?

Primeiro deve vir o creme hidratante, depois o protetor solar e, por fim, a maquiagem. Confira a seguir o passo a passo e por que é importante seguir essa sequência ao aplicar os cosméticos.

O que fazer quando não se tem protetor solar?

Hidrate a pele passando cremes hidratantes, que ajudam a aliviar a dor. Hidrate o corpo bebendo muito líquido, principalmente água gelada, água de coco e sucos naturais. Evite uma nova exposição ao sol durante algum tempo.

Por que não usar protetor solar?

Segundo ele, a exposição solar é o principal fator de risco para o câncer de pele tanto quando avaliado seu efeito cumulativo, ou seja, ao longo da vida, quanto numa exposição exagerada, principalmente se isso ocorre na infância.

Qual protetor solar causa câncer?

Segundo a companhia, testes internos detectaram a presença de benzeno nos sprays, substância cancerígena, ainda que em dose baixa.

Artigo anterior
O que corpo?
Artigo seguinte
O que é o raio de um circulo?