Pode trabalhar no dia 24 de dezembro?
Perguntado por: Isaac Matheus Barros Amaral Leite | Última atualização: 27. März 2025Pontuação: 5/5 (57 avaliações)
O trabalho no Natal e Ano Novo Entretanto, existem alguns setores que não param de trabalhar, portanto, o empregado deverá comparecer ao serviço no Natal e Ano Novo. Os dias 24 e 31 são pontos facultativos, ou seja, a empresa pode obrigar seus empregados a trabalhar.
É obrigado a trabalhar dia 24 de dezembro?
Os dias 24 e 31 de dezembro não são considerados feriados.
Para os casos em que o domingo é considerado dia normal de trabalho, o trabalhador tem direito à folga em outro dia e não há necessidade de o empregador pagar o dia trabalhado como hora extra", explica Okajima.
É permitido trabalhar Natal e Ano Novo?
Sendo assim, o expediente nos feriados do Natal (25 de dezembro de 2023) e do ano-novo (1º de janeiro de 2024) não serão alterados pelas recentes discussões, e os empregadores podem convocar seus funcionários para trabalhar nesses dias.
Pode trabalhar em véspera de Natal?
Tem que trabalhar ou não? No tocante às vésperas, salvo escala interna da empresa ou previsão em acordo ou convenção coletiva, o empregado deverá cumprir o expediente em horário normal. Já nos dias 25.12 e 01.01, ambos são feriados nacionais, que por regra não devem ser trabalhados, conforme dita a CLT: Art.
É feriado dia 24 de dezembro?
XIII - 2 de novembro, sábado, Finados (feriado nacional); XIV - 15 de novembro, sexta-feira, Proclamação da República (feriado nacional); XV - 24 de dezembro, terça-feira, véspera de Natal (ponto facultativo);
É permitido trabalhar nos dias 24 e 31 de dezembro? | Seu Direito | Estúdio CBN
Quem trabalha dia 24 tem direito a folga?
A cada 24 horas trabalhadas, o funcionário tem direito a 48 horas de descanso.
Quais são os feriados que não pode trabalhar?
- 01 de janeiro: Confraternização Universal.
- 21 de abril: Tiradentes.
- 01 de maio: Dia do Trabalho.
- 07 de setembro: Independência.
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida.
- 02 de novembro: Finados.
- 15 de novembro: Proclamação da República.
- 25 de dezembro: Natal.
Pode trabalhar no dia 24?
Os dias 24 e 31 de dezembro são considerados pontos facultativos após as 14h. Quem falta ao trabalho na véspera do feriado pode receber uma punição, que varia de advertência a suspensão. Além disso, dependendo da gravidade, pode até gerar uma demissão por justa causa.
É permitido trabalhar no Natal?
Os dias 1º de janeiro e 25 de dezembro são feriados em todo o território brasileiro, conforme lei federal. Essas datas, portanto, são consideradas dias de descanso do trabalhador com vínculo de emprego e, salvo algumas exceções, o empregado não poderá trabalhar nelas.
Pode trabalhar no dia de Natal?
No que se refere aos dias 25 de Dezembro e 1º de Janeiro, trata-se de feriados nacionais, sendo que, via de regra, não devem ser trabalhados, não podendo o empregador exigir a presença dos empregados.
Sou obrigada a trabalhar no feriado de Natal?
Sim, mas, apenas para os profissionais que trabalharem nos dias 25 de dezembro ou 1º de janeiro de 2024. Nessas datas são aplicadas as mesmas regras que valem para os demais feriados, ou seja, remuneração em dobro ou folga compensatória.
É feriado no Natal?
O dia de Natal é um feriado nacional, período de férias de final de ano com muita procura por viagens e passagens de ônibus. Cristãos afirmam que o ciclo do Natal é celebrado durante doze dias, que compreendem o dia 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis.
Pode se recusar a trabalhar no feriado?
O trabalhador pode se recusar a trabalhar no feriado? Existe a possibilidade de o trabalhador recusar o trabalho em feriado, quando o empregador oferecer a ele outro dia de folga, para compensar. Entretanto, essa é a única situação em que ele pode dizer “não”, quando chamado.
Que dia é feriado 24 ou 25 de dezembro?
O único feriado nacional no mês de dezembro acontece no dia 25, Dia de Natal. Apesar disso, muitas empresas costumam dar folgas ou trabalhar em meio período também nos dias 24 e 31.
Quando a folga cai no Natal?
Neste ano, as datas festivas caíram no domingo. Então fique atento para este exemplo: se a sua última folga for no dia 18 de dezembro, o sétimo dia cairá em 25/12. Neste caso, não haverá a concessão de outra folga. Isso vale também para quem tem folga fixa aos domingos.
Qual dia não pode trabalhar?
Conforme a CLT, o trabalho aos domingos e feriados é proibido, exceto em situações específicas. O artigo 67 da CLT garante que todo trabalhador tem direito a um descanso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos.
Pode ser demitido por justa causa por falta?
O que a lei diz sobre falta no trabalho? A CLT prevê apenas faltas justificadas. As faltas injustificadas, apesar de não previstas em lei, podem gerar sanções como advertências, suspensões ou mesmo demissão por justa causa. Para serem abonadas, o colaborador depende das regras e políticas da empresa.
Sou obrigado a trabalhar no meu dia de folga?
Segundo o magistrado sentenciante, o empregado não está obrigado a comparecer na empresa em dia destinado a folga, ainda que apenas para participar de reunião. Isso para não prejudicar os descansos legais, que devem ser respeitados pelo empregador.
Quem folga no feriado tem direito a outra folga?
Como exemplo, se a folga estiver programada para a terça-feira e houver um feriado na quarta-feira, o empregado deverá descansar os dois dias. Caso trabalhe no feriado por força da escala, deverá recebê-lo como horas extraordinárias, a menos que seja negociado outro dia de descanso.
O que funciona no feriado de Natal?
- Hospitais Municipais (HMs);
- Hospitais Dia (HDs), tanto os que atuam 12h quanto os que atuam 24h;
- Prontos-socorros Municipais (PSMs);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III e IV;
Como é a folga de quem trabalha 24 por 24?
Como funciona a escala 24X24? Na escala de trabalho 24×24, o funcionário cumpre um turno de 24 horas e, em seguida, descansa pelo mesmo período. Isso implica que o funcionário trabalha metade do total de horas em um mês (considerando que 24 é metade de 48) e tem a outra metade do tempo livre.
Tem que trabalhar dia 26 de dezembro?
O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, de acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro divulgada esta quinta-feira.
Quais feriados é obrigatório fechar?
Os feriados existentes para fins trabalhistas são os feriados religiosos, os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão. Não esquecemos de mencionar exceções previstas em leis temáticas (ex.
Qual feriado é obrigatório?
Os feriados obrigatórios são estes: 01 de janeiro: Confraternização Universal. 30 de março: Paixão de Cristo (data conforme calendário 2018) 21 de abril: Tiradentes.
Quais feriados pagam em dobro?
Feriados devem ser pagos dobro para quem trabalha em regime de escalas? Sim, normalmente, o domingo e o feriado trabalhado deve ser pago em dobro, veja a seguir.
Em que ano se passa a parte 7?
Quais são as causas da favelização?