Quais são as principais características das briófitas e pteridófitas?

Perguntado por: Érika Carneiro de Gomes  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas (cripto = escondido; gama = gametas) isto é, apresentam estruturas produtoras de gametas pouco visíveis. Não apresentam flores, frutos nem sementes.

Quais são as principais características de briófitas e pteridófitas?

As pteridófitas são plantas que não possuem sementes, porém, ao contrário das briófitas, têm vasos condutores de seiva e são consideradas traqueófitas. Essas plantas conseguem ter portes maiores pelo eficiente transporte de água, seiva e nutrientes em conjunto com o surgimento de tecidos de sustentação.

Quais são as principais características das briófitas?

Características das briófitas

Certo? Veja as principais características das briófitas: são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva; têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente);

Quais são as principais características das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.

Quais são os principais exemplos de pteridófitas?

Samambaias e avencas são exemplos de pteridófitas.

BOTÂNICA - BRIÓFITAS, PTERIDÓFITAS, GIMNOSPERMAS e ANGIOSPERMAS | Biologia com Samuel Cunha

39 questões relacionadas encontradas

Como são as pteridófitas?

O que são Pteridófitas:

Pteridófitas são plantas vasculares, desprovidas de flor, de sementes e frutos, entre elas estão as samambaias, avencas e xaxins. Há também as menos conhecidas, como as cavalinhas, o Psilotim, os licopódios a as selaginelas, denominadas indevidamente de musgos.

O que é briófitas e pteridófitas?

As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.

O que é as briófitas?

As briófitas são pequenas plantas avasculares, ou seja, que não possuem vasos condutores de seiva. Essas plantas são predominantes em locais úmidos e com pouca luz solar, ainda sim é possível encontrá-las em outras regiões.

Quais plantas são briófitas?

As briófitas são plantas de pequeno porte que não possuem tecidos de sustentação e vasos condutores (avasculares). Podem ser classificadas em três grupos: musgos, hepáticas e antóceros.

Como é o ciclo de vida das pteridófitas?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como o de outros vegetais, apresenta uma fase haploide (n) e uma fase diploide (2n). A fase de esporófito é dominante e diploide, enquanto a fase de gametófito é haploide e de curta duração.

Quais são as plantas gimnospermas?

Exemplos de gimnospermas
  • Pinheiro-do-Paraná A árvore é típica da Mata de Araucária. ...
  • Taiga. A taiga é um bioma, chamado comumente de floresta de coníferas. ...
  • Cica. Conhecida também como palmeira-sagu, você talvez já tenha visto uma cica enfeitando um belo jardim. ...
  • Ginkgo Biloba. ...
  • Pinus.

Quais são as plantas angiospermas?

Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.000 espécies diferentes. Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.

Como identificar Gimnosperma?

As gimnospermas fazem parte do grupo das plantas vasculares com sementes, assim como as angiospermas. Entretanto, nas gimnospermas observa-se a ocorrência de sementes sem a presença de frutos envolvendo-as.

Quais são os principais representantes das gimnospermas?

Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies. Já o Filo Cycadophyta (cicadófitas) abrange as cicas, plantas que muitas vezes são confundidas com palmeiras.

Como ocorre o processo de reprodução das pteridófitas?

Reprodução assexuada

Diversas espécies de pteridófitas se reproduzem assexuadamente por brotamento. Nesse caso, durante o desenvolvimento do rizoma vão brotando pontos vegetativos que dão origem a folhas e raízes. A desfragmentação do rizoma nos locais entre esses pontos vegetativos isola o nascimento de novas plantas.

Qual é o ciclo que ocorre nas samambaias?

O ciclo de vida das samambaias é consideravelmente distinto do de outras plantas, possuindo alternância de gerações entre um esporófito diploide e um gametófito haploide. Inicialmente, o esporófito (2n), que é a samambaia propriamente dita, produz esporos haploides (n) através da meiose.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas?

As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).

Que importante processo evolutivo ocorreu com as pteridófitas?

Algumas espécies de pteridófitas apresentam reprodução assexuada através do brotamento. O novo broto surge a partir do caule da planta mãe e, após se desprender desta, origina um novo indivíduo.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas em relação às briófitas *?

Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam o corpo organizado em raiz, caule e folha. Apresentam raízes verdadeiras, que permitem sua fixação ao solo e a absorção de água e sais minerais; esses materiais são distribuídos rapidamente por toda a planta.

Qual é a principal característica evolutiva que as pteridófitas tem em relação às briófitas *?

As pteridófitas apresentam uma grande novidade em relação às briófitas: apresentam vasos condutores no seu corpo. Ou seja, o xilema e o floema estão presentes. Isso permite que estas plantas sejam maiores que os musgos, um tipo de briófita.

Qual o tempo de vida de uma samambaia?

Elas gostam de luz indireta, não pode ficar expostas ao vento, devem ser regadas uma vez por dia, mas não devem ficar encharcadas. Com esses cuidados sua samambaia vai viver durante muios anos.

Qual é a ordem da samambaia?

A maioria das espécies de samambaias pertencem a ordem Filicales (Figuras 1 e 2). As samambaias são plantas utilizadas na ornamentação de diversos ambientes, possuindo grande importância comercial.

Quais são as fases do ciclo de vida de uma planta?

O ciclo de vida da planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura chamada de “muda”. Cresce até a idade adulta para formar a espécie madura que se reproduz e forma novas sementes que começa o próximo ciclo. ... Vegetais produzem tipo diferente de células reprodutivas chamadas “esporos”.

Onde ocorre a fecundação das pteridófitas?

O protalo das samambaias contém estruturas onde se formam anterozoides e oosferas. No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozoide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião.

Como é feita a reprodução das plantas?

A reprodução das plantas, no geral, pode ser sexuada ou assexuada, formas diferentes pela qual as plantas se multiplicam e deixam descendentes. Nas plantas, assim como nos animais, o resultado final da reprodução é a continuação de uma determinada espécie.

Artigo anterior
Como funciona a herança genética?
Artigo seguinte
Qual a influência que os 4 Ps tem na estratégia das empresas para conquistar mercado?