Qual é a importância do partograma?

Perguntado por: Iara Carneiro Neves  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (24 avaliações)

A importância do partograma se confirma quando, num momento definido, avalia-se a completa evolução do parto; traz todas as informações necessárias: a dilatação cervical, a descida da apresentação, a posição fetal, a variedade de posição, a frequência cardíaca fetal, as contrações uterinas, a infusão de líquido e a ...

O que é partograma e qual sua importância para a mãe e o bebê?

O partograma consiste na representação gráfica do trabalho de parto e pode ser considerado um excelente recurso visual para analisar a dilatação cervical e a descida da apresentação, em relação ao tempo (2-3).

Para que serve o partograma?

Partograma é o gráfico no qual são anotadas a progressão do trabalho de parto e as condições da mãe e do feto. Quando bem utilizado, o partograma permite diminuição de intervenções desnecessárias e contribui para melhores desfechos obstétricos.

Como interpretar o partograma?

O partograma compreende 4 partes, que devem ser preenchidas de hora em hora, ou quando a gestante for reavaliada.
  1. Identificação da paciente.
  2. Dilatação e altura do feto.
  3. Batimentos Fetais.
  4. Uso (ou não) de ocitocina, aspecto do líquido amniótico e aspecto da bolsa.

Quais são as 4 fases do trabalho de parto?

As fases do trabalho de parto
  • Primeira etapa: o início do trabalho de parto.
  • Segunda etapa: a abertura do colo do útero.
  • Terceira etapa: o parto.
  • Quarta etapa: a expulsão da placenta.

O partograma - fácil e rápido

40 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 tempos de um parto natural explique o que significa e quando começa e termina cada um?

Esse período pode ser dividido em duas partes: Fase latente: É a fase inicial, lenta. Termina quando a mulher apresenta dilatação de 3 cm do colo. Fase ativa: Inicia quando a mulher apresenta um colo com 4 cm de dilatação e termina com a dilatação completa.

O que é Greenberg?

O período de Greenberg compreende o puerpério imediato, mas o puerpério vai até um prazo de aproximadamente 42 dias após o parto. Popularmente, fala-se que a mulher depois que tem o bebê está de “resV guardo”.

Quais os escores avaliados no partograma?

O Escore de Bologna é constituído por cinco medidas: 1) Presença de acompanhante durante o parto; 2) Presença de partograma; 3) Ausência de estimulação do trabalho de parto (uso de ocitocina, pressão externa do fundo uterino, episioto- mia) ou cesariana de emergência ou uso de instrumental (uso de fórcipe e/ou vácuo ...

Como avaliar o plano de De Lee?

Quanto mais alto o feto, menor será o número correspondente a sua altura. Por exemplo, um feto que está na posição -3 do plano estará acima de outro que está na posição -1, enquanto um feto em posição +2 já está mais avançado, ou seja, mais baixo que os anteriores.

Como avaliar Dilatacao?

O exame de toque é utilizado para se verificar a dilatação do colo, que chega até 10 cm. “O exame de toque também avalia a espessura do colo do útero da gestante – que pode ser grosso, médio ou fino, de acordo com a intensidade das contrações. Quanto mais fino está o colo, mais rápida a dilatação acontece.

Como se faz um partograma?

As contrações uterinas devem ser avaliadas pelo menos a cada hora, durante 10 minutos. Sua representação no partograma é feita por um retângulo: totalmente preenchido quando sua duração for de 40 segundos ou mais, e somente pela metade quando a contração durou entre 20 e 39 segundos.

Porque é realizada a Amniotomia?

A amniotomia, por definição, é a rotura ou ruptura artificial das membranas ovulares através de um instrumento esterilizado inserido na cérvice por meio do toque vaginal, que pode ser realizada no início, durante ou no final do trabalho de parto, sendo indicado como método de indução de parto e também recomendado em ...

Para que serve os Pródromos?

Mas e os pródromos? Os pródromos, sim, têm significado para o corpo e começam a alterar não só as condições do colo do útero, mas também a altura da cabeça do feto e podem ser dolorosas.

O que é partograma PDF?

O partograma, é um gráfico onde são anotadas a progressão do trabalho de parto e as condições da mãe e do feto, tem sido usado por mais de 20 anos, mas não tão largamente quanto seria de se esperar pelos bons resultados obtidos.

O que é a cardiotocografia?

O que é, como funciona e para que serve. A Cardiotocografia pode ser usada para registar o batimento do coração do bebé enquanto ainda está dentro do útero e as contrações sentidas pela mãe, durante a gravidez e o trabalho de parto.

O que é o parto humanizado?

Parto humanizado não é sobre parir em casa ou no hospital, na banheira ou fora dela. O termo humanização não se refere à via de parto (vaginal ou cesárea), mas ao tipo de assistência que a mulher recebe. Onde as decisões são compartilhadas e as escolhas da mulher são ouvidas e respeitadas.

Como avaliar a descida fetal?

Avaliação das contrações uterinas, realizando-se a dinâmica uterina (DU) para verificar intensidade, duração e frequência das contrações em um intervalo de 10 minutos; deve ser feita a cada 60 minutos. A DU deve ser analisada com relação ao seu efeito sobre a dilatação, o apagamento e a descida fetal no canal do parto.

Como se avalia a dinâmica uterina?

Dinâmica uterina (DU) – é um importante critério de avaliação do trabalho de parto, pois esta varia de acordo com os períodos clínicos do trabalho de parto. É avaliada através do exame do tônus uterino durante um período de 10 minutos, no qual a mão do examinador deverá permanecer espalmada na região do fundo do útero.

O que é Delee?

Manobra segundo a qual o fórcepes obstétrico é utilizado para rodar a cabeça do feto.

Como traçar a linha de alerta no partograma?

O uso do partograma é recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela FEBRASGO. LINHA DE ALERTA: traçada cruzando o quadrado abaixo da marca da dilatação, atravessando todos os quadrados na diagonal. LINHA DE AÇÃO: é traçada paralela 4 quadrados (horas) à direita da linha de alerta.

O que é fase latente do trabalho de parto?

O documento define como fase latente quando há contrações uterinas dolorosas e há alguma modificação cervical, incluindo apagamento e dilatação até 4 cm.

O que é Greenberg do parto?

a) denomina-se quarto período do parto (ou de Greenberg) ao período de pós-parto imediato, após a dequitação. Não há, na literatura, consenso sobre sua duração exata, entretanto, inicia-se após a dequitação da placenta.

Qual o objetivo da ocitocina?

A ocitocina é o principal hormônio responsável pelo parto em mamíferos. É ela quem promove as contrações uterinas, que provocam a dilatação do colo uterino e a descida do bebê no canal da pelve feminina.

O que é manobra de Hamilton?

A manobra de Hamilton consiste em separar o útero da parte inferior do saco amniótico. Normalmente se realiza na 39ª semana de gravidez, quando o ginecologista necessita provocar o parto antes que chegue ao final, ou a partir da 40ª semana, se a grávida chegou ao final e não entra em trabalho de parto.

Quais são as fases do parto?

São, principalmente, quatro períodos que distinguem as fases do parto normal: a dilatação, a expulsão, a dequitação e a revisão. Vamos descrever para você cada uma delas e explicar como o corpo se comporta em cada fase.

Artigo anterior
Para que serve o medicamento Cloridrato de tiamina?
Artigo seguinte
Como ganhar Doutor Honoris Causa?