Quais são as partes do motor de partida?

Perguntado por: Nuno Alves de Ribeiro  |  Última atualização: 10. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

Além do mais, o motor de partida é composto por cerca de nove peças, sendo elas: solenóide, bobinas de campo, massas polares, carcaça, suporte de escovas, pinhão de engrenamento, induzido, alavanca de acionamento e tampas.

Quais são as principais partes de um motor de partida?

DESCRIÇÃO DAS PEÇAS PARA MOTOR DE PARTIDA. Entra as peças para motor de partida estão: tampas, carcaça, solenoide, massas polares, induzido, bobinas de campo, suporte das escovas, pinhão de engrenamento e alavanca de acionamento.

Qual é a peça do motor de arranque?

O impulsor de partida, também conhecido como bendix, é a peça que dá início à partida do seu veículo. Ele se conecta com a cremalheira e dá início às rotações do motor — por isso, é a peça que mais sofre desgastes durante a vida útil do motor de partida.

O que faz funcionar o motor de arranque?

O motor de partida ou motor de arranque funciona através de uma energia fornecida pela bateria passada por seus componentes para ser intensificada e gerar ao motor potência o suficiente para que o mesmo consiga um movimento inicial, assim após algumas rotações o motor já se movimenta sozinho em seu ciclo de combustão.

Qual o nome da peça que da partida no motor elétrico?

Sem componentes muito complexos ou que exijam um investimento alto, os principais produtos utilizados para essa solução são o disjuntor-motor, contatores e relés térmicos. Nesse tipo de partida, alimentamos o motor diretamente com as fases da rede.

Tudo Sobre Motor de Arranque na Prática - Curso de Elétrica Automotiva - Aula 7

40 questões relacionadas encontradas

O que aciona o motor de partida?

Saiba como funciona um motor de arranque

Quando você gira a chave na ignição, este motor é acionado, criando um pequeno campo magnético. Isso faz com que os componentes comecem a girar e transmitir esse giro para as engrenagens do motor, e assim, ele dá a partida.

O que quebra o motor de partida?

Dentre os principais fatores externos que danificam os motores de partida, podemos destacar as vibrações do motor, pancadas sofridas durante a instalação e a contaminação por água, óleo, poeira e outros resíduos.

Como saber se o problema é no motor de partida?

Assim, como motor de partida, esses “sintomas” costumam ser:
  1. Acionamento lento do motor de arranque;
  2. Barulhos de estados ao acionar o motor de partida;
  3. Ruídos estranhos ao girar a chave;
  4. Acionamento apenas do motor de arranque, e não de combustão.

Como saber se o problema é a bateria ou o motor de arranque?

Um bom teste para se certificar de que o problema é a bateria do carro é tentar acender o farol e buzinar ao mesmo tempo. Se ambos funcionarem normalmente, a bateria do carro provavelmente tem carga o suficiente para dar partida. O problema é a bateria do carro.

Como saber se é o motor de arranque que estragou?

Quais sinais que o motor de arranque está com problemas?
  1. Estalos durante a ignição. Se o motor a combustão não ativar após o escutar os estalos, o defeito pode estar na chave magnética. ...
  2. Ruídos que indicam o acionamento do motor elétrico, mas o motor a combustão não liga. ...
  3. Partida demorada. ...
  4. O carro não liga.

Qual a diferença de motor de arranque e motor de partida?

Também chamado de “motor de ignição” ou de “motor de arranque”, o motor de partida tem essa função que seu nome já deixa bastante clara. Inclusive, é por isso que no Brasil se fala “dar partida no carro”, como sinônimo de virar a chave e fazer o carro ligar.

Qual o valor do conserto do motor de arranque?

Nesse caso, será preciso trocar a peça por completo e o preço varia entre R$300,00 até R$700,00 ou mais, dependendo do modelo do veículo. Provavelmente, haverá também o custo de mão de obra, pois trocar um motor de arranque não é uma tarefa tão simples.

Quando você vira a chave e não da partida?

uma das razões mais comuns pelas quais o painel do carro acende, mas o veículo não dá partida é que a bateria está fraca ou descarregada. se isso acontecer, você pode ouvir um clique quando virar a chave, mas o motor não vai ligar. nesse caso, a solução é carregar ou substituir a bateria.

Quais são as 3 partes de um motor?

Os motores de combustão interna apresentam três principais partes: cabeçote, bloco e cárter, conforme ilustrado na Figura 2.

O que fazer se o motor de arranque não funciona?

Se o carro não dá a partida é sinal que a ligação do motor de arranque é defeituosa, impedindo a conexão com a bateria automotiva. Leve o automóvel a um mecânico da sua confiança para saber porque o carro não liga. Quando o motor de arranque funciona mas não gira o motor, você deverá substituir o motor de partida.

Quais são as quatro partes do motor?

AS PRINCIPAIS PARTES DO MOTOR DO CARRO
  • PISTÕES. São aparelhos cilíndricos com superfície plana na parte superior. ...
  • VIRABREQUIM. O virabrequim está localizado na seção inferior do bloco do motor do carro, dentro dos munhões do virabrequim (uma área do eixo que repousa sobre os mancais). ...
  • CABEÇOTE DO CILINDRO. ...
  • CORREIA DENTADA.

Qual a vida útil de um motor de arranque?

Quanto Tempo Dura um Motor de Arranque de carro? Sob condições de uso normal, com o sistema elétrico do veículo em bom estado, alternador, bateria, e cabos em perfeito funcionamento, um motor de partida pode suportar em média, até 10 mil acionamentos.

Quando trocar o motor de partida?

RUÍDO AO LIGAR OU DESLIGAR

Quando a falha está no motor de partida, e isso é sinalizado por ruídos ao ligar ou desligar, o defeito pode estar no rolamento. Na dúvida do que está causando chiados ou estalos, leve seu veículo a uma oficina mecânica.

Quando o carro demora a pegar?

Bateria descarregada - Uma bateria fraca ou descarregada é uma causa comum de dificuldades com a partida. Por isso, verifique a tensão da bateria e seu estado de carga, pois assim como outras peças do carro ela também tem vida útil.

O que pode dificultar a partida do motor?

Basta uma simples falha no alternador para que a bateria não seja recarregada e, desse modo, o motor de partida não consiga exercer suas funções. Por isso, esse é outro dos principais problemas que podem impedir a partida do carro.

Como é o barulho de motor fundido?

Qual é o barulho de um motor fundido? Em seu estágio inicial, é possível ouvir leves ruídos vindos do motor. Esses ruídos indicam que está havendo atrito entre as peças metálicas A próxima fase é de barulhos estridentes.

Quando o painel acende mas não da partida?

Isso pode ser por conta de uma bateria descarregada ou por um defeito na ligação do motor de arranque. Algo comum de acontecer também é um problema na própria chave de ignição. Para testar se o seu problema é elétrico, confira os fusíveis do veículo e também a bateria automotiva, inclusive os seus polos.

Onde é que fica o motor de partida?

O motor de partida é uma peça que fica dentro da caixa de marcha, entre o volante do carro e o motor. Esse componente é uma alternativa que foi criada para substituir as manivelas dos carros antigos, cuja partida era dada manualmente.

Quando da partida faz um barulho?

Já ouviu um ruído alto ao ligar o motor do automóvel? Isso pode ser um sinal que o seu motor de partida está com um defeito. Geralmente, é um problema no rolamento, pois ele não utiliza correia.

Por que o carro não quer dar partida?

Bomba de combustível

Tendo em vista que qualquer problema na ignição e na alimentação de combustível pode fazer com que o carro não funcione, o não acionamento da bomba pode ser apontado como uma das causas do problema de partida. Normalmente, este componente sofre dano devido ao tempo de uso.

Artigo anterior
Qual o dia mais curto de 2021?
Artigo seguinte
Pode comer a polpa do maracujá?