Quais são as partes componentes da articulação acromioclavicular?

Perguntado por: Lara Lorena de Reis  |  Última atualização: 20. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

A articulação acromioclavicular é a estrutura principal que liga dois componentes do nosso ombro: a clavícula e o acrômio, localizado na escápula. Os ligamentos acromioclaviculares e os ligamentos coracoclaviculares estabilizam essa articulação, auxiliando no bom funcionamento e mobilidade do ombro.

Quais as estruturas envolvidas na articulação acromioclavicular?

A articulação acromioclavicular é completamente envolvida por uma cápsula fibrosa. Sua superfície interna é revestida por uma membrana sinovial, que delimita a cavidade sinovial da articulação.

Como se classifica a articulação acromioclavicular?

A articulação acromioclavicular é do tipo sinovial plana, sendo responsável por fixar a escápula à clavícula. Ela é estabilizada por dois tipos de ligamentos, os acromioclaviculares, que ligam a clavícula ao acrômio, e os coracoclaviculares, responsáveis por ligar a clavícula ao osso coracoide.

Quais as estruturas que compõem as articulações do ombro?

Os três ossos que formam a articulação do ombro incluem a clavícula, a escápula (omoplata) e o úmero (o osso longo do braço).

O que forma a articulação glenoumeral?

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

Articulação AcromioClavicular | José Góes

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as articulações da clavícula?

Articulação acromioclavicular e esternoclavicular

Das articulações do ombro, as articulações acromioclavicular são aquelas que permitem os movimentos entre a clavícula o eixo axial (esternoclavicular) e entre a clavícula e o acrômio (acromioclavicular).

Quantas articulações compõem o ombro e o cotovelo?

Ele é formado por quatro articulações separadas e por um complexo de músculos.

Quais ossos fazem parte da articulação glenoumeral?

A articulação glenoumeral é a articulação entre a cabeça do úmero, que tem formato esférico, e a fossa glenoide da escápula. Como se trata de uma articulação sinovial, ambas as superfícies articulares são recobertas por cartilagem hialina.

Quais são os movimentos da articulação glenoumeral?

a) Flexão (movimento anterior do braço, de 0 a 180°) e extensão (retorno da flexão) no plano sagital, em torno de um eixo frontal. b) Abdução (movimento para longe da linha mediana do corpo) e adução (movimento em direção à linha mediana do corpo) no plano frontal, em torno de um eixo sagital com até 180° de amplitude.

Quais são os principais ligamentos da articulação do ombro?

Possui ligamentos acromioclaviculares que unem a clavícula ao acrômio (que faz parte da escápula) e dois ligamentos coracoclaviculares que unem a clavícula ao processo coracoide (proeminência óssea oriunda da escápula).

Quais são os tipos de acrômio?

Eles identificaram três tipos de acrômio: reto (tipo I), curvo (tipo II) e ganchoso (tipo III). Quanto mais curvo for o acrômio, maior é a probabilidade de diminuição do espaço subacromial, com consequente desenvolvimento da SI e das LMR.

Qual é a função do acrômio?

O acrômio (AC) é um osso forte que funciona como um escudo, protegendo as estruturas da região subacromial. Ele absorve e dissipa as forças aplicadas na região do ombro1. Quando essa força é de alta energia, ela pode causar uma fratura, assim como outras lesões graves.

O que é articulação acromioclavicular de contornos regulares?

A articulação acromioclavicular é aquela entre a região distal da clavícula e um processo ósseo da escápula chamado acrômio. É uma articulação incongruente, isto é, as superfícies de cartilagem dos dois ossos que compõem esta articulação não tem um encaixe perfeito.

Onde se localiza o acrômio?

O acrômio é uma proeminência óssea da escápula, localizada na parte superior do ombro. No acrômio se prende o músculo deltóide. Abaixo do acrômio estão os tendões do manguito rotador.

Quais são os três eixos de movimento da articulação do ombro?

Planos e Eixos

1 Plano Sagital; 2 Plano Sagital Mediano; 3 Plano Coronal ou Frontal; 4 Plano Transversal ou Horizontal.

Quais os músculos que realizam os movimentos da articulação do ombro?

— trapézio, que eleva o ombro; — deltóide, que eleva lateralmente o braço; — grande dorsal, que puxa o braço para baixo. O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).

Quais movimentos articulares podem ser realizados na articulação do ombro?

Os movimentos da escápula dependem também do movimento e posição da clavícula. Os movimentos na articulação esternoclavicular são opostos aos movimentos na articulação acromioclavicular para elevação, depressão, protração e retração.

Quais os músculos que estabilizam a articulação glenoumeral?

Os músculos do manguito rotador, bíceps braquial, deltóide e escapulotorácicos são as estruturas ativas responsáveis pela estabilidade da articulação glenoumeral (BIGLIANI, 1996; CURL, 1996; WILK, 1997).

Qual a musculatura que atua como rotador da articulação glenoumeral?

O manguito rotador é uma estrutura que amplifica a capacidade rotacional da articulação glenoumeral, pela ação dos músculos que o integram. As funções mais importantes do manguito rotador são: Rotação externa do ombro realizada pelos músculos infraespinal e redondo menor.

Qual é o complexo articular do ombro?

O complexo articular do ombro compreende a articulação glenoumeral, articulação esternoclavicular, articulação acromioclavicular e articulação escapulotorácica, e liga o membro superior ao tronco.

Qual é o nome da articulação entre o úmero e o rádio que permite movimentos de flexão e extensão do antebraço?

A articulação umeroradial é o ponto de contato entre o úmero e o rádio. Ela também é uma articulação uniaxial sinovial em dobradiça, que articula o capítulo do úmero à cabeça do rádio.

Quantas bursas tem no ombro?

Existem várias bursas no ombro, a mais comumente inflamada é a Bursa subacromial. Uma bursa é um pequeno saco cheio de líquido que funciona como uma espécie de lubrificante para reduzir o atrito entre os tecidos do corpo. Existem 160 bursas no corpo.

Quais as 3 principais articulações do membro superior?

As articulações que fazem parte dos membros superiores estão: ombro, cotovelo, punho e mão (PORTELA, 2016).

Artigo anterior
O que posso dar ao meu gato para aliviar a dor?
Artigo seguinte
Como tirar água da entrada USB do celular?