Quais são as palavras atrativas?
Perguntado por: Rui Cardoso de Melo | Última atualização: 6. Februar 2025Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)
Com palavras atrativas antes dos verbos. São palavras atrativas: a) Aquelas de sentido negativo (não, nunca, ninguém, jamais etc.) –> Não me lembrei de fazer o trabalho da faculdade. b) Advérbios curtos que não se separam do verbo por vírgula (tais como hoje, ontem, já, agora etc.)
Quais são as palavras que atraem o pronome?
- Palavras negativas: nem, não, nunca, jamais etc. Não me incomodo com esse tipo de barulho.
- Advérbios: Acolá, aí, aqui, lá, já etc. Já me disseram que aqui não é um bom lugar.
- Pronomes relativos: que, o qual, os quais. A menina que me mostrou o jardim secreto é um amor.
Quais são os atrativos de próclise?
Usamos Próclise, obrigatoriamente, quando houver atrativos que podem ser: palavras ou expressões negativas, conjunções subordinativas, advérbios, pronomes relativos, demonstrativos ou indefinidos, frases interrogativas, exclamativas ou optativas, verbo no gerúndio antecedido da preposição em ou formas verbais ...
Qual é partícula atrativa?
O “que”, em suas variadas funções, sempre funciona como partícula atrativa – note-se que a sonoridade “que se” nos é muito familiar.
Como é uma palavra atrativa?
São palavras atrativas: a) Aquelas de sentido negativo (não, nunca, ninguém, jamais etc.) –> Não me lembrei de fazer o trabalho da faculdade. b) Advérbios curtos que não se separam do verbo por vírgula (tais como hoje, ontem, já, agora etc.)
PRÓCLISE - PALAVRAS ATRATIVAS DO PRONOME | Aula de Português para concursos, vestibulares, ENEM
O que atrai a partícula se?
A partícula SE como CONJUNÇÃO
Como conjunção, o SE não possui função sintática, mas tem extrema utilidade no período pois ligará a oração subordinada à oração principal, nas orações adverbiais e nas orações integrantes.
O que atrai o pronome oblíquo?
→ Preposições
As preposições também atraem o pronome oblíquo para perto de si. Exemplos: “Até nos comentaram a respeito desse caso!” “Depois mandarei mensagem para lhes dar notícias.”
Quais advérbios atraem próclise?
É obrigatório o emprego da próclise em orações que contenham advérbios ou locuções adverbiais antecedendo o verbo. Isso só se dá se não houver qualquer palavra entre o verbo e o advérbio. São exemplos de advérbios: aqui, lá, sempre, amanhã, assim, infelizmente, não, talvez, etc.
Quando a próclise é proibida?
Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. Com isso, a próclise é proibida, será feito uso da mesóclise ou da ênclise.
Como identificar uma próclise?
Bem intuitivo, seu nome já aponta que a colocação pronominal trata da posição que os pronomes oblíquos átonos ocupam em relação ao verbo. Na próclise o pronome é colocado antes do verbo. Há palavras que “atraem” o pronome , como: Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada.
O que é próclise obrigatória?
É o emprego dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo. O uso da próclise torna-se obrigatório: junto a palavras negativas. junto a palavras interrogativas.
Como identificar colocação pronominal?
A colocação pronominal é a posição do pronome oblíquo em relação ao verbo. Muitas vezes, na língua portuguesa, o verbo é acompanhado de um pronome oblíquo, que serve como objeto do verbo. Em muitos casos, esse pronome pode se ligar ao verbo, aparecendo antes, depois ou no meio dele.
Como saber se é pronome oblíquo?
São aqueles que não vêm acompanhados de preposição. Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.
Quais são os pronomes oblíquos?
São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.
O que é próclise mesóclise e ênclise?
O estudo da posição dos pronomes é feito sempre em relação ao verbo, dos quais são contadas as palavras me, te, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os e as. De forma que eles podem estar antes do verbo (próclise), no meio do verbo (mesóclise) e no fim dele (ênclise).
Pode usar próclise depois de vírgula?
Em regra, não é permitido próclise após a virgula (mas atenção com partícula atrativa que exista anteriormente) Em regra, não é permitido próclise após vírgula, todavia nesse caso ele é antecedido por pronome relativo: “que”. Linhas 28 e 29: “garantir o efetivo caráter público de que, em princípio, se revestem”.
Como saber se o se é Apassivador?
PRONOME APASSIVADOR ou PARTÍCULA APASSIVADORA:
Apresenta-se na formação da voz passiva sintética, com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos; com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora.
Não é atrativo?
2 desagradável, detestável, antipático, descortês, rude, indelicado, ofensivo, desacolhedor, insuportável, execrável, execrando, odioso, ominoso, quezilento, deplorável, lastimável, lastimoso.
O que são pronomes oblíquos átonos?
Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.
Qual foi a novela mais vendida da Globo?
Como limpar piercing esverdeado?