Tem espaço depois do travessão?

Perguntado por: Luísa Margarida de Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo). No caso de este se encontrar no interior de um enunciado, dever-se-á deixar sempre um espaço antes e outro depois.

Tem que dar espaço antes do travessão?

O travessão (ou risca) não é o mesmo que um hífen nem que uma meia-risca (ou traço “de ligação”, ou risca de meio-quadratim). Diferentemente desses dois últimos, onde não há um espaço antes e após seu uso, no travessão este é obrigatório.

O que usar depois do travessão?

Por outras palavras, se a frase tivesse a forma «em se tratando de crime, não devemos ser lenientes», sem a oração entre travessões, seria obrigatória a vírgula; sendo assim, mantém-se a obrigatoriedade deste sinal, mesmo depois do segundo travessão que fecha uma sequência.

Como utilizar o travessão?

Usos do travessão
  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Pode ter vírgula depois do travessão?

É comum as pessoas perguntarem se pode existir uma vírgula depois de um travessão. A resposta é afirmativa, a possibilidade existe.

Pontuação: aspas, parênteses e travessão - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

Como usar travessão como vírgula?

Nas orações e expressões intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula, os parênteses, os colchetes ou os dois-pontos, separando-as da oração principal: Um grupo de turistas estrangeiros — muito ruidosos — invadiu o saguão do hotel no qual estávamos hospedados. Minha tia — a dona da casa — irá atender você.

Quando usar letra maiúscula depois do travessão?

Quando o trecho que aparece depois do segundo travessão não tiver um verbo dicendi que una o diálogo à narração, a frase seguinte deve começar com letra maiúscula.

Como usar o travessão no diálogo?

O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.

Como fazer uma frase com travessão?

Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral? Observe que a passagem intercalada pelos travessões “João, você fez o relatório trimestral?” está em discurso direto e, por isso, introduzida por travessões.

Quando usar o travessão e dois pontos?

Uso do Travessão (—)
  1. 1) Para introduzir a fala de cada interlocutor. Exemplos: — Que tal irmos por este caminho? — É isso que o mapa está mostrando? ...
  2. 2) Para intercalar o discurso direto do discurso indireto. Exemplos: — Que tal irmos por este caminho? — sugeriu a mulher. ...
  3. 3) No lugar dos dois pontos. Exemplos:

Quais sejam quando usar?

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Como colocar a fala de uma pessoa em um texto?

A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.

O que é um travessão no português?

Travessão no discurso direto. Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso.

Quais são os sinais de pontuação que exigem o uso da letra maiúscula posteriormente ao sinal?

Inara Cristina. Prezada Inara: em princípio, os sinais que devem ser seguidos por maiúsculas são os sinais de PONTUAÇÃO FINAL (ponto, ponto de interrogação e ponto de exclamação), o que não é o caso do dois-pontos, que, assim como o ponto-e-vírgula, é um sinal de PONTUAÇÃO INTERNA.

Como pontuar de forma correta?

Usar cada sinal gráfico (ponto, vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, reticências etc) da forma correta é o primeiro passo para garantir um bom texto, portanto, é necessário estudar o que cada sinal significa no texto.

Como citar um pensamento?

Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.

O que significa a aspas?

As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.

Como fazer um diálogo exemplos?

Como Escrever Diálogos Realistas em Livros e Textos
  1. Diálogo é aquele momento em que você se despe da função de narrador, e entrega a responsabilidade para a personagem. ...
  2. Ouça as Pessoas. ...
  3. Corte o Irrelevante. ...
  4. Use Somente Diálogos Indispensáveis. ...
  5. Use Diálogos Com Falas Curtas. ...
  6. Insira Descrições Entre as Falas.

Quais sejam sinónimo?

Sinônimo de sejam
  • existam, vivam, estejam, achem-se, encontrem-se. ...
  • tornem-se, fiquem, virem, façam-se. ...
  • refiram-se, relacionem-se, signifiquem, concirnam, tratem-se, respeitem, interessem, toquem, compitam, incumbam, tanjam.

Qual seja entre vírgulas?

AS EXPRESSÕES “A SABER”, “ISTO É”, “QUAL SEJA”, “OU SEJA” e “OU MELHOR” Segundo recomenda a norma culta, as expressões RETIFICADORAS, EXPLICATIVAS, ENUMERATIVAS DEVEM aparecer entre vírgulas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Artigo anterior
Quais são as principais características do yoga?
Artigo seguinte
Quem é o décimo espada?