Como se dirigir a uma autoridade militar?

Perguntado por: Beatriz Assunção de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

Para se dirigir a uma pessoa, fazendo-se referência a um oficial-general (ou maior autoridade), usa-se o tratamento na 3ª pessoa: Vossa Excelência (alterado pelo Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019). Ex: “Tenente, acompanhe o general até o gabinete”. Para se chamar um oficial-general usa-se o vocativo.

Como se referir a autoridades militares?

Autoridades Militares

Vossa Excelência (V.

Como se deve cumprimentar um soldado?

Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo. Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita até a cabeça, com a palma da mão para baixo, e pode ser individual ou da tropa.

Como se apresentar a um superior militar?

O militar, para se apresentar a um superior, aproxima-se deste até a distância do aperto de mão; toma a posição de "Sentido", faz a continência individual como prescrita neste Regulamento e diz, em voz claramente audível, seu grau hierárquico, nome de guerra e Organização Militar a que pertence, ou função que exerce, ...

Como um militar deve se apresentar?

§ 3º Todo militar deve, obrigatoriamente, retribuir a continência que lhe é prestada; se uniformizado, Page 4 presta a continência individual; se em trajes civis, responde-a com um movimento de cabeça, com um cumprimento verbal ou descobrindo-se, caso esteja de chapéu. Art. Art.

Lei de abuso de autoridade - crimes de policiais militares

41 questões relacionadas encontradas

Como o militar deve se apresentar?

§ 1º Seja qual for o carater - oficial ou particular - da solenidade ou reunião, deve, o militar, obrigatoriamente, apresentar-se ao superior de maior hierarquia presente e ao mais graduado dos oficiais presentes, do seu corpo, navio ou repartição.

Como fazer sentido no Exército?

As pernas deverão permanecer esticadas e entre os pés deverá haver uma abertura de 30°. Os olhos deverão mirar a frente, paralelamente ao chão. A posição de sentido pode também ocorrer quando um militar se dirige a outro mais antigo, em posição de respeito e subordinação.

Como apresentar a tropa?

Para prestar continência a uma tropa comandada por oficial, a sentinela toma a posição de “Sentido”, executando o “Apresentar Arma” quando a testa da tropa estiver a 10 (dez) passos, assim permanecendo até a passagem do Comandante e da Bandeira; a seguir faz “ombro Arma” até o escoamento completo da tropa, quando volta ...

Como se aprende a marchar?

Mantenha uma postura ereta e o olhar voltado para frente. As mãos descansam nas laterais do corpo, com as palmas levemente flexionadas (em vez de fechar os punhos, deixe-os como se você estivesse segurando uma sacola ou uma bolsinha de moedas). Aguarde as vozes de advertência e de comando antes de começar a marchar.

Quem é Excelentíssimo?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Como se dirigir a um capitão da PM?

O Comandante é tratado por Excelentíssimo, Vossa Excelência. Isso porque os comandantes gerais se equiparam a secretários de Estado.

Qual o pronome de tratamento para coronel da Polícia Militar?

2) É importante saber alguns cargos e respectivos pronomes de tratamento: arcebispo (Vossa Excelência); bispo (Vossa Excelência); cardeal (Vossa Eminência); comandante geral da Polícia Militar (Vossa Excelência); cônsul (Vossa Senhoria); coronel (Vossa Senhoria); deputado (Vossa Excelência); desembargador (Vossa ...

Como chamar autoridades?

  1. Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.
  2. General. Sua/Vossa Excelência.
  3. Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.
  4. Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.
  5. Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.
  6. Major. Sua/Vossa Senhoria.
  7. Marechal. Sua/Vossa Excelência.
  8. Ministro. Sua/Vossa Excelência.

Quando se usa Vossa Eminência?

Neste caso, o pronome de tratamento Vossa Eminência ou V. Em. ª deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a cardeais, que são eclesiásticos do Sacro Colégio pontifício e participam no conclave para a eleição de um novo Papa.

Quando usar Vossa Excelência ou vossa senhoria?

Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.

Como apresentar a tropa Exército?

Os oficiais tomarão, individualmente, a posição de "sentido" em seu próprio local, darão um passo à frente, com o pé esquerdo, e, encarando energicamente a autoridade, apresentar-se-ão, sem fazer a continência individual, declarando em voz alta seu posto, nome de guerra e função principal.

Como se apresentar a um general?

Quando tratar-se de oficial-general, comanda: "APRESENTAR-ARMA!" e em seguida, autorizado, comanda: "DESCANSAR-ARMA!", "DESCANSAR!". Neste momento, antes dos cumprimentos individuais, a autoridade poderá apresentar as suas palavras de despedida. A autoridade e sua comitiva despedem-se dos oficiais da OM, um a um.

Quais são as três etapas da voz de comando?

Voz de comando
  • Voz de Advertência: é o comando que prepara o grupo para determinado comando.
  • Voz de Comando: é o comando propriamente dito.
  • Voz de Execução: é a ordem para executar o comando.

Pode prestar continência à paisana?

O militar a paisana é obrigado a saudar seus superiores que deve conhecer, e por sua vez tem direito a continencia na forma deste numero.

Pode se prestar continência sem cobertura?

O militar sem cobertura, ou quando tiver as duas mãos ocupadas, faz a continência individual tomando a posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular a do deslocamento do superior. § 1º Quando apenas uma das mãos estiver ocupada, a mão direita deve estar livre para executar a continência.

Como cumprimentar a polícia?

"Não se esqueça que o sorriso tem efeito bumerangue, pois vai e volta, fazendo com que as pessoas cumprimentadas tratem o policial militar com afeto e respeito", afirma a lição número 8. Na versão original, a lição dizia que o policial deveria cumprimentar a população fazendo continência.

Qual é a importância da parada militar?

Os desfiles costumam ensinar a capacidade dos diferentes exércitos de que se compõe a milícia: marinha, força aérea e exército, e em alguns casos, também das forças policiais.

Como abreviar a palavra coronel?

Para citar um tenente coronel, o que devo usar?
  1. Ten. -c.el;
  2. Ten. -cel.;
  3. T. te – c.el;
  4. Tte. – cel.

Artigo anterior
É normal sentir a glândula submandibular?
Artigo seguinte
Quantas empresas abertas existem no Brasil?