Quais são as normas penais?

Perguntado por: Artur Rafael Valente Almeida  |  Última atualização: 9. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

As normas penais cumprem a finalidade de punir determinadas condutas descritas no Código Penal e está em direção ao princípio da legalidade, além da conduta do agente que a norma proíbe ou manda determinada conduta. É por isso que as normas penais incriminam ou não, conforme o previsto em lei.

Quais são as normas penais incriminadoras?

As normas penais incriminadoras definem as infrações penais proibindo a prática de condutas (crimes comissivos) ou impondo a prática de condutas (crimes omissivos), sob a ameaça expressa e específica de uma pena. ... Já o preceito secundário representa a cominação abstrata e individualizada da respectiva sanção penal.

Quais são as características das normas penais?

1.1 Características da Lei Penal: Imperatividade: Imposta a todos independentemente da vontade do indivíduo. Generalidade: A Norma Penal se dirige a todos em igual situação. Exclusividade: Somente a ela cabe a tarefa de definir infrações penais. ... Norma Penal é a norma de conduta imposta a todos (Ex.

Quais são os tipos de lei penal?

A lei penal pode ser classificada em Lei Penal Completa e Lei Penal Incompleta. 1) Lei Penal Completa: Considera-se Lei Penal Completa aquela que não depende de nenhum complemento normativo ou valorativo, ou seja, a conduta praticada pelo agente está perfeitamente descrita na norma penal.

O que é uma norma penal permissiva?

A norma permissiva expressa uma liberdade de ação, logo, a conduta do agente, nesse caso, não cria um risco proibido. Já a norma justificante autoriza uma ação ou reação contra um perigo ou ataque humano para salvaguardar um dos bens jurídicos em conflito.

43. Teoria da norma. Parte 1. Norma penal incriminadora.

33 questões relacionadas encontradas

O que é uma lei penal secundariamente remetida?

Diz-se incompleta, ou secundariamente remetidas, a norma penal que descreve perfeitamente a conduta que se pretende proibir ou impor (preceito primário), porém não prever sanção, nos remetendo a outro diploma legal.

O que é cominar pena?

1. Ameaçar com pena ou castigo. 2. Impor pena.

Como se classifica a lei penal explique cada uma das espécies?

Podem ser primárias ou secundárias: Primárias ou “preceptum iuris”: são aquelas que descrevem perfeita e detalhadamente a conduta proibindo ou impondo; Secundárias ou “sanctio iuris”: tem por objetivo a individualização da pena em abstrato.

Como se classificam as circunstâncias direito penal?

No primeiro grupo, estão as circunstâncias subjetivas ou pessoais, compostas pela culpabilidade, antecedentes, conduta, personalidade e motivos. No segundo grupo, estão as circunstâncias objetivas ou reais, compostas pelas circunstâncias e consequências do fato e comportamento da vítima.

É exemplo de norma penal não incriminadora explicativa?

A lei penal não incriminadora pode ser: a) permissiva justificante: torna lícitas determinadas condutas que, normalmente, estariam sujeitas à reprimenda estatal, como ocorre, por exemplo, com a legítima defesa (art. ... c) explicativa ou interpretativa: esclarece o conteúdo da norma, como o artigo 327 do Código Penal.

São características da lei penal exceto?

São características da Lei Penal: Generalidade, a Lei Penal dirige-se indistintamente a todas as pessoas, exceto aos inimputáveis. Exclusividade, só a lei pode criar delitos e penas. Imperatividade, o seu descumprimento acarreta a imposição de pena ou de medida de segurança, tornando obrigatório o seu respeito.

O que se estuda no direito penal 1?

1 – Noções Gerais: a) Conceito de crime. Crime e contravenção; b) Sujeito ativo; c) Sujeito passivo; d) Capacidade e incapacidade Penal; e) Capacidade penal da pessoa jurídica; f) Objeto do delito; g) Título do delito; h) Classificação das infrações penais; i) Qualificação legal e doutrinária.

Como se classificam as normas penais em branco?

A doutrina costuma classificar as normas penais em branco em: a) normas penais em branco em sentido lato (ou homogêneas); b) normas penais em branco em sentido estrito (ou heterogêneas)4. Normas penais em branco em sentido lato são aquelas em que o complemento é determinado pela mesma fonte formal da lei punitiva.

Como se denomina e classificam as normas penais que necessitam de complemento?

É um preceito incompleto, genérico ou indeterminado, que precisa da complementação de outras normas. As normas penais em branco em sentido lato são aquelas cujo complemento é originário da mesma fonte formal da norma incriminadora. ...

O que são as normas penais incompletas e suas espécies?

A Lei Penal Incompleta é um gênero, da qual derivam espécies, quais sejam: 2.1) Norma Penal em Branco: São aquelas que embora exista descrição da conduta proibida, é necessário complemento por outra disposição, seja lei, decreto, regulamentos, etc. ... 312) se encontra descrita no artigo 327 do mesmo diploma legal.

Quais são as circunstâncias judiciais?

Como o próprio nome já diz, circunstâncias judiciais são os fatores que envolvem o crime, tanto no aspecto objetivo quanto subjetivo, cujo exame fica à margem do juiz, o qual, ao manusear o art. 59, irá ponderar as circunstâncias, antecedentes, culpabilidade do agente, dentre outros.

O que é circunstância elementar do tipo?

Elementares são os elementos típicos do crime, dados que integram a definição da infração penal. ... Tendo vislumbrado que as circunstancias objetivas são aquelas que ligam os meios e modos de realização do crime, tempo, ocasião, lufar, objeto material e qualidades da vítima.

O que são as circunstâncias do crime?

São elementos que não compõem o crime, mas que influenciam em sua gravidade, tais como o estado de ânimo do agente, o local da ação delituosa, o tempo de sua duração, as condições e o modo de agir, o objeto utilizado, a atitude assumida pelo autor no decorrer da realização do fato, o relacionamento existente entre ...

Qual a diferença entre norma penal não incriminadora permissiva justificante é permissiva Exculpante?

A lei penal não incriminadora pode ser: a) permissiva justificante: torna lícitas determinadas condutas que, normalmente, estariam sujeitas à reprimenda estatal, como ocorre, por exemplo, com a legítima defesa (art. 25, CP). b) permissiva exculpante: elimina a culpabilidade, como é o caso da ...

O que é uma pena de multa?

A pena de multa é uma espécie de sanção penal, que possui natureza patrimonial e que, na grande maioria das vezes, é cominada no preceito secundário da norma penal (pena cominada) de forma isolada ou cumulada com a pena de prisão (pena corporal). A Constituição Federal prevê no art.

Como deve ser aplicada às penas?

Conforme prescreve o artigo 33 da lei penal, a pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto; a de detenção, por sua vez, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferência para o regime fechado.

Quais são os efeitos da condenação penal?

São efeitos da condenação: I – tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime; II – a perda em favor da União, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé: ... b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso.

O que diz o artigo 23 do Código penal?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."

O que é norma penal em branco exemplos?

Em momento algum, por exemplo, a lei prevê que cocaína ou LSD são tipos de drogas. Essa é, então, uma norma penal que exige complementação. Em outras palavras, é uma norma penal em branco.

É possível analogia no direito penal?

Em síntese, o emprego da analogia no Direito Penal somente é permitido a favor do réu, jamais em seu prejuízo, seja criando tipos incriminadores, seja agravando as penas dos que já existem. A analogia é objeto recorrente de decisões tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça.

Artigo anterior
Quanto tempo leva para o fígado se recuperar?
Artigo seguinte
Quais são as doenças consideradas graves?