Como fazer a declaração de importação?

Perguntado por: Ema Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

Será preciso preencher as seguintes informações:
  1. País de procedência;
  2. Data da chegada;
  3. Peso bruto e líquido;
  4. Transportador;
  5. Tipo de embalagem;
  6. Local de armazenamento;
  7. Valor das mercadorias;
  8. Valor do frete;

Como preencher declaração de importação?

A primeira coisa que deve fazer para realizar a Declaração de Importação é acessar o Siscomex com o seu certificado digital. Após, você deve criar uma solicitação através do menu: Operações / Declaração de Importação / Completa / “escolher o tipo que você quer, como os citados acima”.

O que deve constar na declaração de importação?

A declaração de importação deve conter, entre outras informações:
  1. A identidade do importador e do comprador da mercadoria;
  2. Informações da carga (volume, peso, unidades de transporte);
  3. Classificação fiscal da mercadoria;
  4. Valor aduaneiro;
  5. Identificação da origem;
  6. Procedência e aquisição.

Como fazer a declaração aduaneira?

Como preencher a Declaração Aduaneira?
  1. Antes de solicitar o envio das suas encomendas com a WeGet2U, você precisa preencher a declaração de cada uma das suas compras.
  2. Assim, preencha no seu documento a descrição do produto, a quantidade e valor total da encomenda.

Onde fazer a declaração de importação?

Para emitir uma declaração de importação – DI, acesse o site do Siscomex Importação Web, clicando aqui. Vale destacar, que para acessar o site, você precisará do seu certificado digital.

COMO FAZER A DECLARAÇÃO ADUANEIRA E NÃO SER TAXADO?

24 questões relacionadas encontradas

Quem emite a declaração de importação?

Vale lembrar que esse documento, na maioria dos casos, é formulado por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior, o Siscomex. Em casos em que as mercadorias necessitem de licença de importação, basta registrar o número desse documento no Siscomex, e os dados a serem incluídos na DI são preenchidos automaticamente.

Quais são as três principais etapas necessárias para iniciar uma importação de mercadorias?

As 3 fases da importação

Para que uma mercadoria seja considerada importada, é necessário passar por três fases, das quais são: administrativa, fiscal e cambial.

Quais são os tipos de declaração de importação?

A declaração de importação pode ser processada no Siscomex (DI e DSI eletrônica), regra geral, ou fora do Siscomex (DSI em formulário, Declaração de Remessa Expressa DRE-I, Nota de Tributação Simplificada - NTS, Declaração de Regime de Tributação Unificado - DRTU, etc).

Como registrar uma declaração de importação Passo a passo?

Há diversas maneiras de se iniciar o registro de uma Solicitação de DI, como apresentado a seguir:
  1. Registrar uma Solicitação de DI a partir da elaboração de uma solicitação. ...
  2. Registrar uma Solicitação de DI a partir do menu de operações. ...
  3. Registrar uma Solicitação de DI através de Estrutura Própria via TXT.

O que é dir na importação?

Declaração de Importação de Remessa (DIR)

Na Importação de Remessas internacionais, geralmente, é utilizada a Declaração de Importação de Remessa (DIR) registrada no sistema Siscomex Remessa por solicitação dos Correios (ECT) ou das empresas de courier.

O que é adição na declaração de importação?

✓ Importante: A adição representa o conjunto de informações específicas das mercadorias, normalmente separadas por classificação fiscal (NCM), ou seja, todos os produtos a serem importados que tenham a mesma classificação fiscal irão pertencer a mesma adição de uma Declaração de Importação (DI).

Onde é feito o registro da DI?

Inclusive no que se refere ao preço declarado da mercadoria de importação, inicia-se com o registro da declaração de importação (DI) no Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior.

Onde registrar DI?

Normalmente, a DI é registrada pelo despachante aduaneiro, representante legal do importador. Esse profissional possui experiência e conhecimento técnico para realizar tal preenchimento de informações, atendendo aos requisitos de cada declaração.

O que é di DSI e li?

As mercadorias importadas ao amparo do regime de tributação unificada (RTU) que estejam sujeitas a controle administrativo específico (licenciamento) deverão ser submetidas a despacho no Siscomex, por meio de licença simplificada de importação (LSI) e correspondente declaração simplificada de importação (DSI) ou por ...

Qual a diferença entre Di e li?

Declaração de Importação: o que é? Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação. ... Já quando a mercadoria não possuir uma LI, todos os campos deverão ser preenchidos pela DI.

Quais as etapas para importação ou exportação organize as sequências?

O Novo Processo de Importação. Registro de declaração do despacho aduaneiro na Importação na exportação.
...
A Conferência aduaneira
  1. identificar o importador.
  2. verificar fisicamente a mercadoria.
  3. Correção das informações.

Como imprimir uma declaração de importação?

Para imprimir o comprovante, acesse a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Impressão / Comprovante de Importação". Será solicitada a seleção da via do comprovante e o preenchimento do número da Declaração de Importação a ser adicionada à lista.

Como fazer DI?

Para criar uma nova Solicitação de DI, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Solicitação / DI / "Nacionalização / Saída / Internação" ou "Admissão em Regime", conforme mostrado abaixo.

Como consultar o di?

Como solicitar

Na página de consulta: escolha uma opção para identificar o importador (CPF ou CNPJ) e digite o número correspondente. informe o número da declaração de importação e clique em "Consultar" caso queira limpar os dados informados, basta clicar no botão "Limpar"

Quanto tempo demora Desembaraco aduaneiro?

O processo administrativo fiscal que compreende o desembaraço aduaneiro deve ser de até oito dias, caso contrário será caracterizado como excesso de prazo, segundo o Artigo 4º, do Decreto de Lei nº 70.235/72.

Qual a finalidade do Du e?

A Declaração Única de Exportação foi instituída em 2017 e consiste em um documento eletrônico que define o tipo de operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro. De uma forma geral, podemos dizer que a DU-E foi criado pelo governo no intuito de facilitar as vendas para o exterior.

Quantos dígitos tem uma DI?

A numeração da DI seguirá o formato 00/0000000-0, em que os dois primeiros dígitos representam o ano do registro, os sete seguintes representam uma numeração seqüencial e o último representa o dígito verificador.

O que é o valor VMCV na Di?

A sigla VMCV significa Valor da mercadoria na condição de venda. Esta informação é requerida na tela de item da DU-E. Também é um campo que não migra automaticamente da Nota Fiscal de Expo, portanto deve ser calculado na DU-E. Para este campo deve observar o Incoterm do processo.

O que quer dizer desembaraço aduaneiro está concluído?

O desembaraço aduaneiro registra a conclusão da conferência aduaneira e é através dele que se autoriza a entrega da mercadoria ao interessado, sendo o último ato do procedimento do despacho.

O que compõe o valor aduaneiro na importação?

Por outro lado, o valor aduaneiro é composto de todos os custos de frete, gastos e seguro até a entrada no território nacional. Em outras palavras, o valor aduaneiro da mercadoria é encontrado a partir do seu valor FOB (Free on Board), ACRESCIDO dos valores do frete e seguro internacionais.

Artigo anterior
Como fazer assinatura anual Amazon Prime?
Artigo seguinte
Quais cuidados devemos ter com o instrumento de medição goniômetro?