Como saber se o T4 está normal?

Perguntado por: Yara Juliana Araújo Pires Sá  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

Quando o T4 livre é considerado alto?

Valores de referência

Para adultos saudáveis o valor geralmente está entre 0.7 a 1.8 ng/dl. Os níveis variam durante o dia e portanto é raro que as dosagens subsequentes sejam semelhantes. O uso de medicamentos para hipotireoidismo e hipertireoidismo interferem na dosagem do T4 livre.

Como interpretar o exame de T4 livre?

Valores altos de T4 livre podem indicar hipertireoidismo, câncer de tireoide, tireoidite, bócio e infertilidade feminina; já baixos indicam quadros de hipotireoidismo: nutrição ou tireoidite de Hashimoto (doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide).

Qual é o resultado normal da tireoide?

Valores de 0,3 a 4,0 mUI/L = normal.

Quando o TSH é considerado alto?

Exame de TSH

<4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo. > 10 μUI/mL: nível alto de TSH, com grandes chances de hipotireoidismo.

Interpretando os exames - TSH e T4 livre

38 questões relacionadas encontradas

Como saber se a tireoide está normal?

Como saber se estou com problema de tireoide?
  1. Desconforto ou dor na garganta e no pescoço. ...
  2. Presença de caroços ou nódulos na garganta e pescoço. ...
  3. Dificuldade para se concentrar, memorizar e lembrar. ...
  4. Queda de cabelo. ...
  5. Pele seca e coceira. ...
  6. Aumento ou perda de peso sem razão aparente. ...
  7. Sonolência e cansaço constante.

Quais os valores normais de T4 livre e TSH?

Valores normais de TSH: 0,4 to 4,5 mU/L. Valores normais de T4 livre: 0.7–1.8 ng/dl.

Como saber se o exame de tireoide está alterado?

Qual exame identifica as alterações da tireoide? Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

Quando o TSH está alto e o T4 normal?

Embora a glândula já não funcione como deveria, ainda é capaz de produzir hormônios tireoidianos estimulada pelos níveis elevados de TSH. Assim o diagnóstico do hipotireoidismo subclínico é definido pela presença de níveis elevados do TSH e normais do T4 Livre na circulação sanguínea.

Qual o perigo do TSH alto?

O trabalho revelou que mulheres com um aumento do TSH, mas sem variações significativas no T4, apresentaram uma piora nos índices de colesterol e em um marcador ligado a disfunções cardíacas e ao diabete.

O que significa TSH alto e T3 e T4 normal?

TSH Alto. O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.

Qual o tratamento para TSH alto?

A Levotiroxina é administrada uma vez por dia e deve ser tomada sempre com estômago vazio (1 hora antes de comer ou 2 horas depois) . O objetivo do tratamento é manter o TSH dentro da faixa de normalidade, que varia entre 0,4 e 4,0 mU/L.

Quando a tireoide está alterada?

Quando o funcionamento da tireoide se encontra alterado, esta glândula pode estar funcionando de forma exagerada, também conhecido como hipertireoidismo, ou pode estar funcionando pouco, o que também é conhecido como hipotireoidismo.

Quando o hormônio da tireoide está alto?

O hipertireoidismo é caracterizado por uma disparada na produção dos hormônios da tireoide — a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esse aumento acelera o metabolismo e causa diferentes sintomas, afetando até as batidas do coração e o funcionamento do sistema nervoso.

Como faço para saber do resultado de exames de tireoide?

Antes de explicarmos como interpretar os resultados destes dois hormônios, é preciso saber quais são os seus valores de referência (estes valores podem mudar discretamente de um laboratório para outro). Valores normais de TSH: 0,4 to 4,5 mU/L. Valores normais de T4 livre: 0.7–1.8 ng/dl.

O que significa TSH normal e T4 baixo?

Nesse caso é normal o TSH estar baixo, e o T4 alto, mas se o T4 ainda estiver entre 01 e 04 μUI/mL, isso pode indicar hipertireoidismo subclínico. TSH baixo e T4 baixo, pode indicar anorexia nervosa, por exemplo, mas em todo caso o diagnóstico é dado pelo médico que solicitou o exame.

Quando o T4 está baixo?

Quando há baixa produção de T4L, o paciente apresenta indisposição, fadiga, diminuição da concentração, sonolência, constipação, também pode ocorrer ganho de peso e inchaço.

Quais sintomas de tireoide baixa?

A seguir, veja quais são os sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide.
  • Cansaço extremo. Imagem: iStock. ...
  • Mudanças de humor. ...
  • Concentração e memória. ...
  • Diminuição da libido. ...
  • Alterações no peso. ...
  • Palpitações. ...
  • Mudanças no funcionamento do intestino. ...
  • Dores musculares.

Como regular a tireoide de forma natural?

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide
  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

Como curar a tireoide de forma natural?

Outra excelente maneira de garantir a saúde da tireoide é comer uma castanha-do-pará por dia, pois tem a quantidade de selênio e zinco suficiente para a regular os hormônios da tireoide. Além disso, ingerir alimentos ricos em iodo, como frutos do mar e peixe, também é saudável para o bom funcionamento da tireoide.

O que pode alterar a tireoide?

Alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar, as farinhas refinadas, os alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da tireoide.

O que é tireoide pode matar?

O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.

O que uma pessoa com hipotireoidismo não pode comer?

Alimentos que devem ser evitados
  • Alimentos ricos em açúcar, como bolos, doces, refrigerantes, sorvete, biscoitos;
  • Cereais refinados, como pão branco, macarrão branco, arroz branco;
  • Alimentos fonte de glicosinolatos, como brócolis, couve repolho, nabo, rabanete, couve-flor e couve de Bruxelas;

Quais os males que o hipotireoidismo pode causar?

Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

Quais Exames detectam câncer na tireoide?

Exames para Diagnóstico do Câncer de Tireoide
  • Hormônio tireoestimulante (TSH). Os níveis sanguíneos do TSH são usados para verificar a atividade da glândula tireoide. ...
  • T3 e T4. Esses são os principais hormônios produzidos pela glândula tireoide. ...
  • Tireoglobulina. ...
  • Calcitonina. ...
  • Antígeno carcinoembrionário (CEA).

Artigo anterior
Quais são as doenças do pulmão?
Artigo seguinte
Qual o salmo para ser mãe?