Quais são as funções das glândulas sebáceas?

Perguntado por: Luna Alícia Magalhães Soares Jesus  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

As glândulas sebáceas produzem uma secreção, denominada de sebo, que é rica em lipídios, tais como os triglicerídeos, ácidos graxos e colesterol. É essa substância que garante a lubrificação da pele, evita o ressecamento de pelos e impede a perda de água de maneira excessiva.

Quais as funções das glândulas sebáceas?

Ele é, em essência, uma espécie de óleo produzido pelas glândulas sebáceas que tem como função lubrificar, alisar e proteger a pele de bactérias e outros riscos, como a poluição, por exemplo. Além disso, o sebo ajuda a manter o nível de hidratação da pele, o que ajuda a diminuir os sinais do tempo no rosto.

Qual é a função das glândulas sebáceas?

As glândulas sebáceas são responsáveis por produzir sebo, uma substância lipídica que evita o ressecamento da pele e a perda excessiva de água. Ouça o texto abaixo! A pele humana é formada por duas camadas básicas: a epiderme, camada mais externa, e a derme, camada mais interna.

Qual é a função das glândulas sebáceas e sudoríparas?

As glândulas sudoríparas são estruturas desenvolvidas apenas na superfície do corpo de mamíferos. São responsáveis pela produção do suor. Assim como as glândulas sebáceas, as glândulas sudoríparas atuam protegendo o organismo contra invasões de microrganismos.

Qual é a função da glândula sudorípara?

As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, uma substância que atua na termorregulação do organismo e na eliminação de produtos que o corpo não necessita.

(#256) Glândulas Sebáceas: como elas interferem na hidratação da pele e na formação da acne

36 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da glândula?

As glândulas do corpo humano são estruturas que atuam na produção de substâncias importantes para a regulação do metabolismo e manutenção do bom funcionamento do organismo. Elas podem ser encontradas em diferentes regiões do corpo e cada glândula secreta um tipo de substância com função diferente.

Qual a diferença de glândulas sebáceas e sudoríparas?

O nosso corpo apresenta várias glândulas.

Algumas estão presentes na pele, como é o caso das glândulas sudoríparas, que produzem suor, e das glândulas sebáceas, famosas por secretar o sebo.

O que que é sebácea?

1. Relativo ou semelhante a sebo. 2. Que produz ou contém sebo ou matéria gordurosa (ex.: glândula sebácea; quisto sebáceo).

Qual é a glândula do suor?

As glândulas sudoríparas são glândulas exócrinas distribuídas por toda a superfície do corpo. Às vezes são chamadas de glândulas sudoríferas ou sudoríparas. Esses nomes são derivados da palavra latina “sudor”, que significa “suor”.

Qual a classificação das glândulas quanto a função?

As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.

O que causa glândula sebácea?

O cisto sebáceo pode ocorrer por um corte ou uma ferida onde ficam as glândulas sebáceas, ou mesmo por uma acne que obstrui o canal da glândula.

O que causa a acne?

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Como tratar glândulas sebáceas?

O tratamento do cisto sebáceo é feito no consultório médico do dermatologista, que consegue remover o cisto em uma intervenção cirúrgica mínima, com anestesia local. O cisto é removido cirurgicamente, com cápsula e tudo, evitando que ele volte a se encher de líquido.

O que é bom para sebo no rosto?

Os dermatologistas costumam recomendar águas micelares criadas especificamente para reduzir a produção de sebo, como a Água Micelar EFFACLAR. Géis de Limpeza com fórmula adequada para peles oleosas e acneicas também são recomendados para uma limpeza mais profunda, como o Gel de Limpeza Effaclar Concentrado.

O que causa sebo na pele?

Há que se considerar também as causas externas, como o uso de produtos inadequados à pele, falta de higiene, alimentação gordurosa, fatores que estimulem a produção de sebo como ambientes de trabalho quentes, mal ventilados ou a exposição aos vapores de óleos.

O que é excesso de sebo?

Hiperseborreia: corresponde ao excesso de produção de sebo, resultante da atividade hormonal desencadeada durante a puberdade. A pele fica gordurosa e brilhante. Além disso, existe o risco de uma alteração qualitativa do sebo, o que significa que a sua composição difere da composição do sebo saudável.

O que causa suor com cheiro forte?

Estes microrganismos sobrevivem e crescem em ambientes úmidos e ricos em nutrientes, assim como a região das axilas. Desta maneira, o odor corporal ocorre porque as bactérias se alimentam do suor e o metabolizam, produzindo subprodutos que têm um cheiro forte muito característico, como vinagre, queijo ou cebola.

Tem glândula nas axilas?

No geral, as regiões do corpo mais afetadas são as axilas, região das mamas, virilha e região glútea. Isso acontece porque a pele destas áreas é mais rica em glândulas sudoríparas apócrinas, ocorrendo uma inflamação dos folículos dessa região.

O que é eliminado pelo suor?

O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

Como é produzido o sebo na glândula sebácea?

O sebo é produzido pelas glândulas sebáceas. Essa secreção é lançada diretamente no folículo piloso ou diretamente na superfície epidérmica, nos locais que não têm pelos. Consiste numa secreção oleosa formada por substâncias, como ésteres de colesterol, ácidos graxos e porções da célula que o secretou.

O que diminui a produção de sebo?

O que comer para diminuir as espinhas? Presentes em alimentos como cenoura, laranja e mamão as vitaminas A, C e E são poderosos antioxidantes que ajudam a equilibrar a produção do sebo.

O que estimula a produção de sebo na pele?

Qual a causa da produção excessiva de sebo

Fatores ambientais e emocionais podem ter impacto sobre a produção excessiva de sebo. Calor, poluição e radicais livres também podem causar reações na pele. Pesquisadores notaram que indivíduos que sofrem de estresse ou ansiedade podem ter glândulas sebáceas hiperativas.

O que causa a obstrução das glândulas sebáceas?

O entupimento ocorre quando há acúmulo de sebo ou gorduras na região, que podem crescer conforme mais secreções são acumuladas. O cisto sebáceo só costuma apresentar sintomas como dor, sensibilidade ou vermelhidão quando inflamado, se não houver inflamação é uma condição completamente indolor.

Quais são as 5 camadas da pele?

A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.

Que parte do seu corpo elimina mais suor?

Já a transpiração considerada "normal" tende a se concentrar nas partes que acumulam maior calor. Regiões como axilas, sola dos pés, virilha e palma das mãos são mais propícias a suar ou por estarem em contato com algo, como os tecidos das roupas, ou por serem dobras de pele.

Artigo anterior
O que é coagulação na água?
Artigo seguinte
O que fazer para aumentar a sensibilidade da glande?