O que pode ser umbigo saltado?

Perguntado por: Emanuel Lisandro Mota Pacheco Pinho  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

A hérnia umbilical é o abaulamento na região do umbigo e acontece geralmente devido a pressão dentro da barriga. Apesar de ser mais comum em bebes (geralmente desaparece antes dos 5 anos de idade), ela pode acontecer no adulto e precisa ser tratada com cirurgia para evitar problemas, como complicações no intestino.

O que pode ser umbigo estufado?

A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.

Como tratar umbigo saltado?

O tratamento das hérnias umbilicais é cirúrgico. A proposta é corrigir o defeito que se instalou na parede abdominal, por meio de suturas ou pela implantação de uma tela de polipropileno, que tem por finalidade reforçar a região do umbigo e impedir o retorno do conteúdo intra-abdominal.

O que fazer quando o umbigo fica para fora?

Olá, a onfaloplastia é a correção do formato, forma e localização do umbigo e pode sim ser realizada na sua idade! Uma avaliação médica é importante para descartar hernia umbilical ou granuloma, para isso fazemos um ultra-som de parede abdominal!

Quais são os sintomas de hérnia de umbigo?

Na maioria dos casos, essa protuberância só pode ser observada quando a pessoa faz algum tipo de esforço, como levantar peso ou tossir. As complicações consequentes da hérnia umbilical podem provocar sinais clínicos mais específicos, tais como dor local, endurecimento, enjoo e vômitos.

Fechar o umbigo para proteção/ cuidados/ quando.

22 questões relacionadas encontradas

Quando a hérnia umbilical é preocupante?

Se o conteúdo não puder ser reintroduzido no abdómen, diz-se que a hérnia umbilical está “encarcerada”. Esta situação é perigosa porque o conteúdo pode ficar sem irrigação sanguínea, falando-se então em “hérnia estrangulada”. Uma hérnia umbilical estrangulada é a mais temível complicação e requer tratamento urgente.

O que causa hérnia umbilical em adultos?

Nos adultos, sabe-se que as causas de hérnia umbilical podem envolver, por exemplo, excesso de peso ou mesmo obesidade mórbida. Pacientes que fazem muito esforço físico, como em atividades de alta intensidade, ou que carregam muito peso, também correm o risco de ter a hérnia umbilical.

Quais os riscos de hérnia umbilical?

A hérnia umbilical só é perigosa pelo risco de estrangulamento do intestino, mas essa é uma condição relativamente rara.

O que é bom para sumir hérnia?

Tratamento: A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia abdominal. As hérnias não complicadas são tratadas por meio de cirurgias programadas, porém, há casos em que são necessárias cirurgias de emergência (por exemplo, quando ocorre estrangulamento).

Que remédio é bom para hérnia no umbigo?

Não existe nenhum remédio, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal. A única forma adequada nestes casos é a cirurgia.

É normal o umbigo saltar?

Não é possível prever se o umbigo vai saltar ou não. Mas essa reação costuma ser comum entre as gestantes e não deve preocupar. Com o crescimento do bebê, o útero é estirado e faz grande pressão na parede abdominal. A barriga fica pressionada e o umbigo "sai".

Quando a hérnia umbilical começa a doer?

Em geral, os sintomas de hérnia umbilical manifestam-se visualmente e não por meio de uma dor ou desconforto. A condição pode ser identificada a partir do aparecimento de uma saliência indolor e maleável próxima ao umbigo.

Quem tem hérnia no umbigo pode trabalhar?

Posso trabalhar com hérnia umbilical? Tenho a hérnia, mas não me incomoda em nada e estava pensando em fazer depois de pelo menos um ano de empresa, de preferência nas férias. Se a hérnia for pequena e não incomoda, você pode trabalhar normalmente.

É normal o umbigo inchar?

A presença de sinais de inflamação ao redor do umbigo (inchaço, alteração na circulação do sangue quando o local é apertado, vermelhidão, calor) indica a suspeita de onfalite, uma infecção grave que necessita imediata avaliação médica.

Quando se deve operar a hérnia umbilical?

A cirurgia de hérnia umbilical é a única opção de tratamento e cura para a alteração, sendo recomendada para evitar que a condição evolua e apresente complicações como o encarceramento — situação em que a porção do órgão extravasado fica presa e sem receber uma quantidade adequada de sangue.

Como saber se a hérnia umbilical estourou?

Nesses casos o paciente apresenta dor intensa, inchaço pronunciado, náuseas, vômito e interrupção ou dificuldade para eliminar fezes e gases. ⚠ Se sentir-se assim, procure um pronto atendimento.

Como reverter hérnia umbilical sem cirurgia?

Não existe nenhum medicamento, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal.

O que acontece se a hérnia não for tratada?

Além disso, a hérnia inguinal não tratada também pode causar obstrução intestinal, que ocorre quando a hérnia comprime o intestino, bloqueando o fluxo normal dos alimentos. Isso pode levar a sintomas como dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e distensão abdominal.

É possível conviver com hérnia?

Hoje é aceitável que hérnias pequenas e assintomáticas, que não oferecem risco imediato para o indivíduo, possam ser acompanhadas. No longo prazo, a maioria dos portadores de hérnia pequena e assintomática desenvolvem dor e incomodo e precisarão buscar tratamento.

Quanto tempo posso ficar com uma hérnia umbilical?

Essa condição tem origem ainda durante as primeiras semanas de vida de uma pessoa, quando não ocorre a formação adequada de uma cicatriz após a queda do cordão umbilical. Normalmente, essas hérnias desaparecem de forma espontânea logo nos dois primeiros anos de uma criança.

O que uma pessoa com hérnia umbilical não pode fazer?

As hérnias que atingem a parede abdominal – como as hérnias umbilicais, incisionais, epigástricas e inguinais – não trazem nenhum tipo de restrição alimentar aos pacientes, que têm a liberdade de escolher a própria alimentação.

Quanto tempo pode durar uma hérnia umbilical?

O tempo médio de recuperação costuma ser de cerca de 15 dias e a alta hospitalar costuma ocorrer em, no máximo, 24 horas. Exceções ocorrem quando a cirurgia é realizada de maneira convencional. Neste caso, o tempo de internação pode ser de até dois dias e a recuperação completa pode demorar até 30 dias.

Como fica a barriga de quem tem hérnia umbilical?

A barriga não cresce quando se tem uma hérnia umbilical. O que pode acontecer é que, ao ficar de pé ou ao fazer força, se pode notar que alguma região da barriga fica mais estufada. Isso acontece porque, no caso de ter uma hérnia, existe uma abertura na parede muscular abdominal.

É normal ter hérnia umbilical?

Esse tipo de hérnia se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino e/ou fluido do abdômen se acumula através do músculo da parede abdominal. Comum em bebês, a hérnia surge exatamente no local da cicatriz umbilical, geralmente, quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular.

Em que lado fica a hérnia?

As hérnias deste tipo são mais frequentes nos homens e do lado esquerdo do corpo, mas podem ocorrer em mulheres dos dois lados da virilha. Além disso, há dois tipos de hérnias inguinais. A hérnia inguinal direta é mais comum nos adultos e idosos.

Artigo anterior
Como calcular 1m3 de argamassa?
Artigo seguinte
Quais exames endocrinologista faz?