Quem é que concordância?

Perguntado por: Frederico Correia  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (3 avaliações)

1.1) Quando o “que” é um pronome relativo, o verbo deve concordar com o referente do pronome relativo, que normalmente (mas não necessariamente) é a palavra que o antecede. Encontrei o homem que comprou a casa. Encontrei os homens que compraram a casa. Fui eu que comprei a casa.

Quê ou quem concordância?

d) O sujeito é o pronome relativo "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café. e) O sujeito é o pronome relativo "quem" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome.

Que quem concordância verbal?

Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor. Foi ela quem pediu autorização ao diretor.

Que ou com quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

QUE É QUEM como sujeito?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto.

Concordância: que e quem.

37 questões relacionadas encontradas

Quem pode ser o sujeito?

O sujeito é uma função sintática que indica a pessoa ou objeto sobre quem se declara algo. Além disso, pode ser determinado ou indeterminado. ... O sujeito pode ser formado por um ou dois núcleos. No primeiro caso, é classificado como sujeito simples; no segundo, como composto.

Como usar o QUEM?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. ... Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Para quem ou a quem?

A forma à quem não está correto na Língua Portuguesa. Notar que à (chamada crase) é uma contração de a (preposição) + a (artigo definido ou pronome demonstrativo). Não se aplica com o pronome quem.

Sou eu que ou sou eu quem?

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

Como identificar concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

O que é concordância exemplos?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Quais são os tipos de concordância verbal?

Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas. (concordância com o sujeito)

Que ou com que?

Fazer com que – provocar uma situação: «As emoções fazem com que o coração bata mais depressa.» Este mesmo sentido é conseguido sem a preposição com: «As emoções fazem que o coração bata mais depressa.» Ou ainda se o verbo vier seguido de uma oração infinitiva: «As emoções fazem o coração bater mais depressa.»

Foram eles quem ou foram eles que?

Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: Foram eles quem fez os trabalhos. Mas, se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concorda em género e número com a palavra que antecede o pronome: Foram eles que fizeram os trabalhos.

Por que é por quê?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Quem ou quem?

A forma correta de escrita é quem de acordo com a Gramática Portuguesa. Quem é um pronome relativo ( ou interrogativo ) que é usado para fazer referência a uma ou mais pessoas. ... Quêm não existe na Língua Portuguesa.

Como saber a quem o pronome se refere?

Os pronomes pessoais vão designar diretamente as pessoas na conversa:
  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual é o certo pra ou para?

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal. Pode ser utilizada com vários significados indicando, entre outros, direção, oposição, finalidade, propriedade, utilidade, etc.

O que é um Pra?

preposição Forma reduzida da preposição "para" ou de sua junção com os artigos definidos (o, a, os, as) e/ou com seus pronomes homônimos (pra, pro, pras, pros). Muito usada no português brasileiro tanto em sua variedade oral quanto escrita.

Qual a classificação de quem?

pronome Qual pessoa: quem poderia dizer? A pessoa que; o sujeito referido: o bolo foi o pai quem fez. Pessoa não especificada; alguém que: não encontrei quem fizesse o trabalho.

Que sabe ou quem sabe?

Para evitar a repetição do termo que (chamado queísmo) e por uma questão de fluidez do texto e estética da linguagem, muitos professores aconselham dar preferência para o uso do pronome quem, mas falar “você que sabe” não está errado.

Que tipo de pronome e quem?

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem...

Quais são os 5 tipos de sujeito?

  • Sujeito determinado.
  • Sujeito simples.
  • Sujeito composto.
  • Sujeito implícito.
  • Sujeito indeterminado.
  • Verbo na 3ª pessoa do plural.
  • Verbo na 3ª pessoa do singular + pronome “se”
  • Verbo no infinitivo impessoal.

Artigo anterior
Quais são os tipos de contralto?
Artigo seguinte
Quanto ganha Cerol Free Fire?