Quando usar o pronome relativo que ou quem?
Perguntado por: Catarina Faria | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)
O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.
Quando usar o pronome que é quem?
1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.
Qual pronome relativo de que?
O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural.
Quê ou quem fez?
– Foi ele que fez. – Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes.
Quando Substituir que pôr o qual?
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.
Pronomes relativos [Prof. Noslen]
Quando se usa pela qual?
“Pelo qual” é o resultado da junção da preposição “por” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Exemplo: Aquela é a fileira pela qual comecei. O verbo “começar” pede a preposição “por. Lembrando que “o qual”, “pelo qual”, “do qual” podem variar em gênero e número.
Foi fulano quem fez ou que fez?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.
Foi ele quem fez ou foi ele que fez?
Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.
Por que é por quê?
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Que ou a qual?
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Qual a função do que?
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Como saber qual é o pronome relativo?
- substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
- estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
- aparece após o substantivo que substitui;
- pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.
Para quem ou pra quem?
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
De quem são ou de quem é?
Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.
Quais os tipos de porquê?
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
O quê ou o quê?
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.
O que pode ser substituído por por quê?
PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.
Qual a diferença entre Foi e fui?
Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.
Faz ou fez?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Como é correto dizer?
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Foi eu que ou quem?
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.
Qual a forma correta de escrever eu é fulano ou fulano é eu?
Quando no sujeito composto há um da 1. ª pessoa do singular (eu), é boa norma de civilidade colocá-lo em último lugar: Carlos, Augusto e eu fomos promovidos.
Foram eles quem fez aquilo?
A construção correta é quem fez. Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: Foram eles quem fez os trabalhos.
É correto usar o termo Pela?
A forma correta de escrita da palavra é pela, sem acento agudo. A palavra péla passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.
Como substituir a palavra pela?
Contração de preposição: 1 pola, por a. Bola: 2 bola, esfera, orbe, pelota, poma.
Como fazer conclusão exemplo?
Quando Tsunade volta a ser Hokage?