Quais são as espécies de suporte fático?

Perguntado por: Samuel Magalhães Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

Há duas conotações a se considerar dentro do suporte fático: abstratamente, o enunciado lógico que apresenta a hipótese fática sobre a qual irá incidir a norma; concretamente, o suporte fático já materializado, em que incidiu a norma[9].

O que é o suporte fático?

O suporte fático é o conjunto de condições previstas pela norma que, quando verificadas, geram determinada consequência jurídica. Essa noção é bastante usada em outros ramos do direito, como o direito penal e o direito tributário (tipo penal e fato gerador).

O que são os elementos nucleares de um suporte fático?

Assim, os suportes fáticos complexos se constituem de elementos nucleares – cerne e completante – e complementares. Os elementos nucleares são os fatos considerados, pela norma jurídica, essenciais para a sua incidência e para a criação do fato jurídico. Exemplo disso, é a morte, quanto à sucessão.

Quais são as espécies de fato jurídico?

Classificação dos Fatos Jurídicos

O fato jurídico difere-se em (i) Fato jurídico natural ( ou fato jurídico em sentido estrito); (ii) Ato Jurídico em sentido amplo (ou ato lícito) e (iii) Ato ilícito. As subespécies de fato jurídico apresentam elementos típicos que os diferenciam.

São exemplos de atos fatos?

São exemplos dessa espécie de fato jurídico o nascimento, a morte, o implemento de idade, a aluvião e a avulsão. Ato-fato jurídico: o fato para existir necessita de um ato humano, mas o elemento volitivo (vontade) não é relevante. Não importa se houve ou não vontade em praticar o ato.

Superfícies de Suporte

16 questões relacionadas encontradas

O que é um ato fato?

Em sentido estrito, fato jurídico vem a ser aquele que advém, em regra, de fenômeno natural, sem intervenção da vontade humana e que produz efeito jurídico. Classifica-se em ordinário e extraordinário. Já o ato jurídico é aquele que depende da vontade humana.

São exemplos de ato jurídico?

São exemplos de atos jurídicos: notificação para constituir mora do devedor; reconhecimento de filho; ocupação; uso de coisa; perdão; confissão; tradição; etc...

O que são fatos jurídicos lato e stricto sensu?

Considera-se Fato Jurídico (lato sensu) todo e qualquer acontecimento da vida que seja relevante para o mundo do Direito. Dentro desse gênero, encontramos duas espécies: o Fato Jurídico (stricto sensu) e o Ato Jurídico (lato sensu).

Como se caracteriza o ato fato jurídico?

Ato-fato jurídico é o evento que, embora oriundo de uma ação ou omissão humana, produz efeitos na órbita jurídica, independentemente da vontade de os produzir.

Como podem ser os fatos jurídicos humanos?

Portanto, o Fato Jurídico Humano, ou ato jurídico em sentido amplo pode ser definido como: ações humanas que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos. Dividem-se em: lícitos e ilícitos. Lícitos são os acontecimentos e atos aos quais a própria lei confere os efeitos desejados pelo agente praticante do ato.

Quais elementos contém cada um dos planos da escada Ponteana?

Os elementos que o constitui são adjetivos: capaz; livre; lícito, possível determinado ou determinável; e prescrita ou não defesa em lei.

Qual a relação entre eficácia legal é fato jurídico?

A incidência da norma (regra) jurídica é a sua eficácia; enquanto a eficácia do fato jurídico é a juridicização das suas conseqüências em virtude da incidência.

Quais efeitos são obtidos ao se optar por um suporte fático amplo ou por um suporte fático restrito?

A decisão entre uma teoria de suporte fático amplo ou restrito afeta na definição de como controlar as restrições aos direitos fundamentais, na fundamentação do con- teúdo essencial destes e na eficácia das normas constitucionais que os garantem.

O que é incidência no direito?

No âmbito do Direito, incidência significa a relação que existe entre um fato que aconteceu e o que a lei diz a respeito dele. Ou seja, a incidência jurídica é a aplicação de uma determinação da lei a uma situação concreta. Por exemplo, no Direito Penal, no crime de homicídio incide o artigo 121 do Código Penal.

O que são normas de incidência?

No Direito, a incidência refere-se ao fenômeno da adequação da situação fática à norma genérica prévia. Para alguns doutrinadores, dentre os quais Pontes de Miranda, seria o efeito infalível da norma jurídica de transformar os fatos previstos por ela em fatos jurídicos.

O que é um ato jurídico?

Conceito de Ato Jurídico

Ato jurídico se trata de toda conduta lícita que tem por objetivo a aquisição, o resguardo, a transmissão, modificação ou extinção do direito (Art. 81 do CC/1916). Ou seja, toda a modificação efetuada no direito, te relevância jurídica, caracterizando o Ato Jurídico.

Quais são os elementos do ato jurídico?

Para que um ato exista, do ponto de vista jurídico, ele precisa da presença de alguns elementos, tais como (1) manifestação de vontade, (2) objeto e (3) algum tipo de materialização material em meio a uma forma definida em lei, chamados de elementos intrínsecos do ato jurídico.

O que caracteriza o ato fato jurídico é Tratar-se de ato humano Avolitivo que entra no mundo jurídico como fato?

Resposta: Ato-Fato Jurídico, que demanda apenas o ato material de achar, independente da vontade ou consciência . Ele não tinha intenção de achar o tesouro, na forma do Art 1.274 do Código Civil. ... a) O que caracteriza o ato-fato jurídico é tratar-se de ato humano avolitivo que entra no mundo jurídico como fato.

O que é fato jurídico lato sensu?

Os fatos jurídicos lato sensu, que são aqueles que de algum modo refletem no mundo jurídico, decorrem ou de fenômenos naturais ou da vontade humana. O fato jurígeno é justamente o que decorre da ação humana, interferindo de algum modo na esfera do Direito.

O que é lato sensu e stricto sensu?

A primeira diferença mais marcante é a finalidade de cada uma. Isso porque o lato sensu é voltado mais para os profissionais do mercado de trabalho. Enquanto o stricto sensu é focado naqueles que desejam seguir na vida acadêmica, seja como professor ou pesquisador.

Qual a diferença entre ato jurídico stricto sensu e ato fato jurídico?

Nas principais teorias do direito brasileiro, encontram-se três ramificações para ele: fato jurídico stricto sensu (sentido estrito; pertinente às causas naturais); ato jurídico (à ação humana); e ato-fato jurídico (conta com uma ação humana involuntária).

São exemplos de ato jurídico em sentido estrito?

No ato jurídico em sentido estrito, o efeito da manifestação da vontade já está previamente fixado pela lei. Como exemplo, podemos citar o reconhecimento de um filho, ato cujos efeitos já estão predeterminados legalmente, como o dever de prestar alimentos, a famosa pensão alimentícia.

Quais são os atos jurídicos lato sensu?

Os atos jurídicos lato sensu são aqueles em que a vontade é elemento nuclear do suporte fático. É dizer, a conduta humana tem relevo para o direito a partir da vontade manifestada. Há duas espécies de atos jurídicos lato sensu: os atos jurídicos stricto sensu e os negócios jurídicos.

Quais são os atos administrativos?

As espécies de atos administrativos são dividas em atos normativos, ordinatórios, negociais, enunciativos e punitivos. Os atos normativos serão aqueles que contém um comando geral do Executivo, visando a correta aplicação da lei.

Qual a diferença entre fato e ato jurídico?

O evento é o acontecimento que altera o mundo fenomênico, enquanto o fato é a descrição desse evento"(11).

Artigo anterior
Onde mora o Nilson Neto?
Artigo seguinte
Qual tipo de queijo combina com vinho?