Quais são as diretrizes da Rede Cegonha?

Perguntado por: Erica Patrícia Lourenço de Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (49 avaliações)

Princípios da Rede Cegonha:
  • I - o respeito, a proteção e a realização dos direitos humanos;
  • II - o respeito à diversidade cultural, étnica e racial;
  • III - a promoção da equidade;
  • IV - o enfoque de gênero;
  • V - a garantia dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes;

Quais são os objetivos e diretrizes da Rede Cegonha?

Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivos e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha.

Quais as principais características da Rede Cegonha?

A Portaria Nº 4.459 de junho de 2011 institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde a Rede Cegonha. Algumas de suas características são: o respeito à diversidade cultural, étnica e racial, a participação e mobilização social e a promoção da saúde e da equidade.

São objetivos da Rede Cegonha exceto?

São princípios da Rede Cegonha, EXCETO: (A)Humanização do parto e do nascimento. (B)Realização de exames de USG com Doppler para pré-natal de baixo risco. (C)Acolhimento da gestante e do bebê, com classificação de risco. (D)Vinculação da gestante à maternidade.

Qual a portaria instituiu a Rede Cegonha no SUS?

Portaria Nº 1.459/2011 Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Rede Cegonha | O que é? Como funciona? Princípios e Objetivos.

31 questões relacionadas encontradas

Como foi criada a Rede Cegonha?

Para dar a assistência necessária às gestantes e seus filhos, o Ministério da Saúde lançou, em março de 2011, a estratégia Rede Cegonha, composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, ...

Como funciona o Programa Rede Cegonha?

O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

São objetivos do uso da epidemiologia exceto?

03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.

O que são as Redes de atenção à saúde?

São exemplos de pontos de atenção à saúde: os domicílios, as unidades básicas de saúde, unidades ambulatoriais especializadas, serviços de hemoterapia e hematologia, centros de apoio psicossocial, residências terapêuticas, etc…

Quais são os objetivos de um parto seguro?

Sobre. O Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana tem como principal objetivo desenvolver estratégias de gestão e atendimento para promover à mãe, ao filho e à família uma assistência segura e humanizada no processo de parto e nascimento.

Quais as principais ações descritas para serem desenvolvidas pelos Programa de Assistência Integral à saúde da mulher?

DIREITOS
  • Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.
  • Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.
  • Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto – “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”.

Quais são os componentes da rede de atenção psicossocial?

A Rede é composta por serviços e equipamen- tos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Tera- pêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultu- ra, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

Qual o Público-alvo da Rede Cegonha?

Público-alvo: mulheres que tiveram parto pelo SUS cujos filhos possuem até dois anos de idade. Demandantes: Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/SAS/MS” (Brasil, 2013).

Qual o objetivo das redes de atenção à saúde?

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são uma proposta de revisão do modelo de atenção à saúde, que têm como objetivo proporcionar aos cidadãos uma rede de serviços de saúde melhor caracterizada, racionalizada e resolutiva por meio do acesso qualificado e a organização dos serviços de saúde da rede municipal de São Paulo.

Quais são as Redes de Atenção à Saúde SUS?

Saúde Mais Perto de Você
  • » Redes Prioritárias.
  • » Rede Cegonha.
  • » Rede de Urgências e Emergências.
  • » Rede de Pessoas com Deficiências.
  • » Rede Psicossocial.

Qual a importância das redes de atenção à saúde?

As Redes de Atenção à Saúde, na condição de produtos das ações de políticas que fortalecem e cumprem as diretrizes do SUS, configuram um arranjo que busca garantir a universalidade do atendimento em saúde, ou seja, ampliar acesso e em tempo oportuno e de forma integral.

Quais são os objetivos da epidemiologia?

Dentre os principais usos da epidemiologia elencam-se: o diagnóstico da situação de saúde, investigação etiológica, determinação de risco, aprimoramento na descrição do quadro clínico, determinação de prognósticos, identificação de síndromes e classificação de doenças, planejamento e organização de serviços, ...

Quais são os objetivos específicos da epidemiologia?

O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica .

São objetivos específicos da epidemiologia?

Objetivos específicos

Realizar a descrição epidemiológica necessária à investigação do evento. Utilizar os dados e interpretar as informações para avaliação de um surto. Levantar e justificar hipóteses. Identificar, aplicar e avaliar as medidas de controle.

Quais as funções da Política Nacional de Atenção Básica?

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte ...

Como eu faço para me inscrever na Rede Cegonha?

Para cadastrar usuário(s) responsável(is) pela alimentação de informações no SISPART – Módulo Rede Cegonha, é necessário que o município tenha Fundo Municipal de Saúde constituído, com CNPJ e senha válidos e cadastrados nos Sistemas de Informação do Fundo Nacional de Saúde.

Quem são doulas na experiência da gestante?

A palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê.

Qual o papel do enfermeiro na Rede Cegonha?

A assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera, o acompanhamento da evolução e do trabalho de parto e a execução do parto sem distócia estão entre as atribuições dos enfermeiros generalistas enquanto integrantes das equipes de Saúde, conforme o artigo 11 da Lei 7498/86.

Quais são os tipos de CAPS?

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.

Como é composta as rãs?

Os componentes que estruturam as RAS incluem: Atenção Básica à Saúde – centro de comunicação; os pontos de atenção secundária e terciária; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos e o sistema de governança.

Artigo anterior
Qual é a função dos sinais luminosos?
Artigo seguinte
Quais são os riscos da anestesia raqui?