Quando o terapeuta e o cliente se despedem?

Perguntado por: Ângelo Nogueira de Vaz  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (48 avaliações)

A despedida do cliente é algo difícil de processar e por vezes é complicada de gerir. O terapeuta pode sentir alguma angústia, ficar a pensar no que pode acontecer. Afinal, estabeleceu-se uma relação terapêutica que em alguns casos chega a durar anos.

Quando é hora de trocar de terapeuta?

Os motivos, no caso do psicólogo e paciente, são vários, mas o especialista cita alguns: se a relação não for construída com afeto e verdade do terapeuta; se o terapeuta erra em sua visão sobre o caso ou se perde o timing de certas intervenções; se o paciente sente que parou de evoluir com aquele profissional.

Como dispensar a terapeuta?

Se você deseja encerrar a terapia, é apropriado avisar seu Psicólogo. Trazer o assunto pessoalmente funciona melhor porque os Psicólogos gostam de processar por que você acha que é um bom momento para parar. Mas se você quiser enviar um e-mail para eles em vez de falar pessoalmente, isso também funcionará.

Como saber se a terapia não funciona?

Quando a terapia não está funcionando

Se o seu Psicólogo parece entediado, desinteressado ou não está desafiando você o suficiente, converse com ele sobre isso. Se nada mudar, encerre a terapia e procure outro; Terapia não serve par você: a terapia não serve para todos.

Quando a terapia não faz efeito?

Os motivos para um vínculo terapêutico fraco podem ser diversos, desde a falta de identificação com a técnica do terapeuta, até o desconforto com questões mais simples como, linguagem do profissional, forma de tratamento e até mesmo vestimenta.

Cliente se apaixona pelo terapeuta... e agora?

22 questões relacionadas encontradas

Quando a terapia faz mal?

Sim. Terapia é um processo de mudança que, se conduzido de maneira inadequada, pode causar sérios danos. Exemplos extremos de consequências desastrosas que a terapia mal conduzida pode produzir são a piora dos transtornos psiquiátricos existentes e o aparecimento ou exacerbação da ideação suicida.

Como terminar uma terapia psicológica?

Planeje o melhor final possível. Novamente, diferentes Psicólogos terão tradições diferentes sobre como finalizar a terapia. Alguns podem lhe oferecer a oportunidade de eliminar as sessões no final, por exemplo, reduzindo a intensidade das sessões de semanais para quinzenais.

Como encerrar um atendimento psicológico?

Idealmente, a psicoterapia deve ser encerrada por um acordo mútuo entre terapeuta e paciente. Em caso de não existir esse acordo, a opinião do paciente deve ser preponderante, por duas razões principais: Ele não deve ceder ao terapeuta (como a qualquer outra pessoa) o direito de tomar decisões sobre si mesmo.

É bom trocar de terapeuta?

Se você não está se sentindo “ligado” ao seu terapeuta depois de cinco ou seis sessões, considere procurar outra pessoa: é muito mais fácil iniciar o processo de tratamento no início do que depois de meses de terapia.

Como avaliar uma terapeuta?

Como saber se terapia está funcionando? Veja formas de avaliar seu processo
  1. A confiança no profissional escolhido e o tipo de linha a ser seguida são essenciais para a qualidade da terapia.
  2. A primeira sessão pode ser um termômetro importante para entender se houve sinergia.

Quanto tempo ficar com o mesmo psicólogo?

Mas o melhor é que os objetivos já tenham sido alcançados e que tanto psicólogo quanto paciente concordem que é chegada a hora. A terapia pode durar uma consulta, uma quinzena, um mês, um semestre, um ano ou até mais tempo, dependendo da patologia e do transtorno que estiver sendo tratado.

Porque as pessoas desistem da terapia?

Essa dificuldade, diz a psicóloga, decorre de dois fatores: um é o fato de que mexer em problemas requer desacomodar-se, e ninguém quer sair da sua zona de conforto. O outro é a preguiça: - Fazer terapia é algo doloroso. É preciso descortinar certas questões, e as pessoas querem muito encontrar receitas prontas.

O que fazer quando a pessoa não quer ir no psicólogo?

Acompanhe: Se mostre firme no seu apoio a pessoa. Quando convencer a buscar um psicólogo a acompanhe até o atendimento e aguarde na sala de espera, é muito comum que ocorra muito nervosismo nessa ida até o profissional ou alguma resistência após o atendimento.

Como sair da psicóloga?

Se você deseja sair por desencorajamento, frustração ou raiva, seu psicólogo pode ser capaz de redirecioná-lo a um profissional mais adequado ou sugerir outras opções. Quando a terapia obtém sucesso, é melhor agendar uma última sessão para conclusões e despedidas.

É normal ficar mal depois da terapia?

"Algumas sessões de terapia são particularmente desafiadoras e podem até provocar reações físicas como dores musculares, de cabeça e de estômago, fadiga, sonolência e até dificuldade para pensar e agir", confirma a psicóloga Márcia Maria de Oliveira Zuzarte, membro da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São ...

É normal sentir raiva do terapeuta?

A raiva na terapia é sempre um bom sinal porque nos ajuda a perceber onde temos que trabalhar. Assim, explorar a raiva deverá sempre ser um motivo de aprendizado para a pessoa assim como para o terapeuta.

Quando é hora de parar a terapia?

O ideal é o desligamento ser gradual, já que parar a terapia antes da alta pode ser um erro perigoso. O vínculo formado entre paciente e terapeuta não deve ser cortado abruptamente, pois, nesse caso, é possível que o paciente tenha alguma recaída e acabe pior do que estava anteriormente.

Quantas sessões de terapia são necessárias por semana?

Na maioria das vezes, uma sessão por semana é o suficiente, mas pode acontecer de o psicólogo recomendar mais que isso por semana, ou até mesmo, que as sessões sejam quinzenais.

Pode fazer terapia com 2 psicólogos?

Não é recomendado o acompanhamento com dois profissionais diferentes, pois na psicologia existe diversas abordagens de tratamento, e dependendo de como os profissionais dirigem as sessões e de qual abordagem utilizem pode haver confusão por parte do paciente nas intervenções feitas pelos profissionais.

Quando o psicólogo desiste do paciente?

Cada caso e cada paciente são diferentes, mas normalmente a desistência tem a ver com comportamentos e problemas comuns que levam a um rompimento. Veja alguns motivos: O paciente não acredita na ideia de terapia. Psicólogos rompem com pacientes que não acreditam que a terapia pode ajudar.

Quando o paciente não fala na terapia?

De forma resumida, esse silêncio significa que o paciente não está disposto a relatar seus pensamentos ao analista, consciente ou inconscientemente. Ele pode estar ciente de sua má vontade em falar sobre algo, inclusive expressando verbalmente isso, ou simplesmente pode não lhe vir nada à cabeça.

O que se deve dizer numa terapia?

Pode parecer desconfortável, mas o ideal é que você comece falando ao terapeuta o que está sentindo e vocês conversem sobre as razões que podem ter levado a esse sentimento de "nada para falar".

Quais os resultados da terapia?

Com a terapia, podemos nos conectar com o melhor de nós mesmos. Traumas, neuroses, pensamentos negativos e vários outros aspectos relacionados à mente podem ser processados e ressignificados a partir dos métodos terapêuticos.
...
Bem-estar psicológico
  • Humor;
  • Disposição;
  • Autoestima;
  • Paciência;
  • Segurança;
  • Atenção.

O que perguntar a um terapeuta?

Perguntas poderosas criam respostas poderosas.
  • Quem ou o que em minha vida faz com que eu me sinta mais feliz?
  • Como posso conseguir mais prazer em minha vida?
  • Quem ou o que em minha vida faz com que eu me sinta mais amado?
  • O que em minha vida me dar maior sensação de satisfação?
  • O que traz significado na minha vida?

Artigo anterior
Quanto custa um jabuti grande?
Artigo seguinte
Como enviar grande quantidade de dinheiro para o exterior?