Quais são as diferenças entre tecido epitelial e tecido conjuntivo?

Perguntado por: Carolina Luana Fernandes Garcia  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

O tecido epitelial é constituído pela célula e uma pequena quantidade de matriz intercelular, enquanto os tecidos conjuntivos são constituídos pela célula e uma enorme quantidade de matriz intercelular.

Quais as diferenças entre os tecidos conjuntivos?

A classificação dos diferentes tecidos conjuntivos pode ser feita de acordo com o material e o tipo de células que o compõem. ... Ela pode ser: gelatinosa (tecido conjuntivo frouxo e denso), líquida (sanguíneo), flexível (cartilaginoso) ou rígida (ósseo).

Qual é a diferença existente entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo quanto à disposição de suas células e a quantidade de matriz extracelular?

A variação na qualidade e quantidade destes componentes define os diferentes tipos de tecido conjuntivo. Enquanto os demais tecidos (epitelial, muscular e nervoso) têm como constituintes principais as células, no tecido conjuntivo predomina a matriz extracelular, formada pela substância fundamental e pelas fibras.

Qual a principal característica de um tecido conjuntivo e de um tecido epitelial?

Principais características: O tecido conjuntivo apresenta uma grande variedade de tipos celulares, além de possuir abundância de substância intercelular. Diferentemente do tecido epitelial, suas células não se apresentam muito próximas umas das outras.

Quais são as principais características do tecido epitelial?

O tecido epitelial caracteriza-se pela pouca quantidade de material intercelular e por apresentar células extremamente unidas (justapostas). Esse tecido não apresenta vasos sanguíneos, sendo que sua nutrição e oxigenação, assim como a remoção de detritos, são feitas através de capilares do tecido conjuntivo adjacente.

TECIDO EPITELIAL - HISTOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células bastante diversificadas, tanto em origem como em função. Essas células encontram-se dispersas em uma abundante matriz celular, cuja composição também é variável, sendo dependente do tipo de célula presente no tecido conjuntivo.

Qual a relação entre o tecido conjuntivo é o tecido epitelial?

Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo subjacente. Entre o tecido epitelial e o conjuntivo existe uma estrutura denominada lâmina basal, ou membrana basal visível. A lâmina basal separa e prende o epitélio ao tecido conjuntivo subjacente.

O que é o tecido epitelial?

O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias. Essas células possuem formato variado, o qual é, geralmente, acompanhado pelo núcleo.

Qual é a função do tecido epitelial?

Revestimento e proteção da superfície do corpo, dos órgãos e cavidades corporais; Absorção de substâncias, como ocorre nos intestinos e rins; Secreção de substâncias – nas glândulas, por exemplo; Função sensorial, como por meio do neuroepitélio olfativo.

Qual a diferença entre tecido conjuntivo propriamente dito e tecido conjuntivo especial?

A seguir está descrito cada um:O. Tecido conjuntivo propriamente dito é dividido em: tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso. Já o Tecido conjuntivo de propriedades especiais é divido em: tecido elástico, tecido reticular, tecido mucoso e tecido adiposo. Então as diferenças são os constituintes de cada um.

Quais os principais tipos de tecidos?

O organismo humano é formado por vários tipos de tecido, os quais podem ser reunidos em quatro grandes grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Qual é a diferença entre tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular?

As células do tecido epitelial glandular possuem as mesmas características do epitélio de revestimento, no entanto, ao contrário delas raramente são encontradas em camadas. Portanto, suas células são muito unidas e geralmente dispostas em um única camada.

Qual é a função do tecido nervoso?

O tecido nervoso é sensível a vários estímulos que se origina de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.

São funções do tecido nervoso?

O tecido nervoso é responsável por coordenar as atividades dos mais diversos órgãos. De origem ectodérmica, o tecido nervoso possui a principal função de receber informações do meio externo e interno, processá-las e enviar respostas a órgãos e glândulas.

Como pode ser classificado o tecido epitelial?

Os epitélios são classificados quanto à sua função em: epitélio de revestimento e epitélio glandular; já os epitélios sensorial e germinativo são considerados epitélios de revestimento ou então como epitélios especiais.

Quais os órgãos que possuem tecido epitelial?

O tecido epitelial funciona como uma capa que reveste os órgãos externos (epiderme e córnea) e a parte interna dos órgãos ocos como é o caso do ouvido, nariz, estômago, pulmão, boca, útero, bexiga etc. Além disso, esse tecido tem também função secretora.

Onde fica o epitélio?

Está presente nos órgãos e é ele que recobre toda e qualquer cavidade (exemplo a cavidade gastrointestinal e respiratória). O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com o número de camadas: epitélio simples e epitélio estratificado e uma subclassificação o epitélio pseudo-estratificado.

O que é epitélios na urina?

A presença de células epiteliais na urina é considerada normal e geralmente não possui relevância clínica, pois indica que houve descamação natural do trato urinário, fazendo que essas células sejam eliminadas na urina.

Por que o tecido conjuntivo é importante para a sobrevivência do tecido epitelial?

Porque no tecido conjuntivo há vasos sanguíneos, responsáveis pela passagem de O2 e de nutrientes ao tecido epitelial.

Qual então é a relação entre tecido epitelial e atividade física?

O tecido epitelial relaciona-se com a atividade física graças à sua capacidade de transmitir informações neurais por meio de suas células constitutivas, os neurônios. E, A prática de atividade física relaciona-se com o tecido epitelial por este estar presente na composição do tecido ósseo.

Quais as principais características do tecido conjuntivo denso?

O tecido conjuntivo denso é formado pelos mesmos elementos encontrados no tecido conjuntivo frouxo, porém tem fibras mais espessas e mais numerosas, além de menor quantidade de células. Este tecido conjuntivo é menos flexível e mais resistente à tensão do que o tecido conjuntivo frouxo.

São características morfológicas do tecido conjuntivo propriamente dito?

Os dois principais tipos de tecido conjuntivo propriamente dito são o frouxo (ou areolar) e o denso. O tecido conjuntivo frouxo possui a maior variedade de células e fibras. É um tecido altamente celularizado, com fibras mais delicadas e alta flexibilidade.

São apenas tipos de tecido conjuntivo?

Tecido Conjuntivo
  • Substância Amorfa: formada principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. ...
  • Fibras: de natureza proteica, distribuem-se conforme o tecido, destacando-se:
  • Tecido Conjuntivo Frouxo.
  • Tecido Conjuntivo Denso.
  • Tecido Conjuntivo Sanguíneo (Reticular)
  • Tecido Conjuntivo Adiposo.

Quais são as células nervosas e suas funções?

As células nervosas, também chamadas de neurônios, são responsáveis por receber e transmitir estímulos. O sistema nervoso é responsável por coordenar diversas funções do organismo, tais como receber e processar mensagens enviadas pelos órgãos dos sentidos e a memória.

Quais são as células do sistema nervoso e suas funções?

As células nervosas, que também são chamadas de neurônios, são um dos principais componentes desse sistema. Os neurônios são um tipo de célula que tem como especialidade receber e conduzir impulsos para as outras células. Além dos neurônios, as células gliais também compõem o tecido nervoso.

Artigo anterior
O que é um verbo-nominal?
Artigo seguinte
O que entra na base de cálculo do PIS e COFINS?