Quais são as desvantagens das multinacionais?

Perguntado por: Santiago William Costa Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

Entre as desvantagens, há quem aponte que as corporações multinacionais apresentam potencial para formação de monopólio de mercado, controlando os preços e criando obstáculos para inovação no seu segmento. Além disso, também existe o argumento de que multinacionais têm maior impacto ambiental negativo.

Quais são as vantagens e desvantagens das empresas multinacionais?

Os principais benefícios das multinacionais
  1. 1 – Especialização da produção. Normalmente, as empresas globais dividem a produção em diferentes países. ...
  2. 2 – Terceirização. Relacionado à especialização está o conceito de terceirização. ...
  3. 3 – Economia. ...
  4. 4 – Mão de obra qualificada. ...
  5. 5 – Base de consumidores mais ampla.

São pontos negativos de uma multinacional instalada em um determinado país?

-Dependência econômica e tecnológica; – Falta de investimentos de alta tecnologia, afinal as empresas instaladas nesses países atuam nos setores tradicionais como, têxtil, siderúrgico, alimentício. E as que utilizam mão-de-obra altamente qualificada continuam nos países ricos e desenvolvidos.

Quais são as consequências da expansão das multinacionais?

A consequência é existir, ainda, a dependência de tecnologias de processo e máquinas estrangeiras. Não é que não tenha a criação de tecnologias nos países subdesenvolvidos, mas ela ainda é muito carente, se comparada à dos países desenvolvidos.

Quais os pontos positivos e negativos das empresas transnacionais?

As transnacionais atuam em várias partes do globo. Por essa razão, são corporações empresariais que têm pontos positivos e negativos em suas ações. De forma positiva, tais empresas geram muitos empregos nos locais de atuação, além de oferecerem grandes oportunidades de crescimento para os colaboradores.

A diferença entre multinacionais e transnacionais.

35 questões relacionadas encontradas

Quais os pontos positivos das multinacionais?

geram empregos, pagam salários melhores (embora menor do que nos países desenvolvidos), recolhem impostos, com isso gera riqueza e desenvolvimento; . têm possibilitado que os produtos dos países em desenvolvimento cheguem aos mercados de países ricos, aumentando o comércio internacional; .

Quais os principais objetivos das empresas transnacionais?

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.

Quais foram as consequências da expansão das multinacionais Brainly?

A expansão das multinacionais vem provocando a descentralização das atividades produtivas, das aplicações de capitais e a interligação dos mercados em escala mundial. II. O desenvolvimento científico-tecnológico constitui-se um dos principais fatores para a retração do capitalismo globalizado.

Quais foram as consequências das expansões humanas?

Um dos maiores problemas ambientais causados pelas ações humanas é a acelerada redução do número de espécies existentes, todas elas resultantes de um antiquíssimo processo evolutivo.

O que estimulou a expansão das multinacionais?

O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

Quais são as empresas multinacionais instaladas no Brasil?

Empresas Multinacionais e Sedes

Há também empresas multinacionais brasileiras que atuam em diversos países. São exemplos: Alpargatas, Banco do Brasil, Bradesco, Embraer, Gerdau, Itaú – Unibanco, JBS, Marcopolo, Natura, Odebrecht, Oi, Perdigão, Petrobras, Sadia, Vale, Votorantim e Weg.

Quais são as maiores multinacionais instaladas no Brasil?

Conheça as 10 maiores empresas multinacionais
  • 1 - Apple. Sabemos que a história da marca é referência no mundo atual. ...
  • 2 - Toyota Motor. A marca japonesa surgiu no Brasil em 1958 com um escritório em São Paulo. ...
  • 3 - Samsung. ...
  • 4 - Volkswagen Group. ...
  • 5 - Johnson & Johnson. ...
  • 6 - Microsoft. ...
  • 7 - Walmart. ...
  • 8 - Nestlé

Quais as vantagens para os países subdesenvolvidos que recebem as multinacionais?

b) Entre os principais benefícios oferecidos pelos países emergentes às empresas multinacionais estão a doação de terrenos e isenção e/ou redução de impostos.

O que você entende por empresas multinacionais?

O que é uma empresa multinacional? Empresa multinacional é aquela que, apesar de possuir normalmente sede oficial em determinado país de origem, estende suas atividades para além das fronteiras.

Qual a diferença entre empresas multinacionais e transnacionais?

O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

Quais são as principais consequências sociais do processo de globalização?

Tudo isso resulta em um aumento de atividades criminosas, como roubo, furto, homicídio e abuso de drogas. A taxa de desemprego e pobreza continua crescendo à medida que aumenta a desigualdade social. Veja mais sobre o significado de desigualdade social.

Qual é uma das principais consequências da instalação de empresas transnacionais em países subdesenvolvidos?

Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.

O que é globalização Cite uma consequência desse processo?

Existem vários elementos que podem ser considerados como consequências da globalização no mundo. Uma das evidências mais emblemáticas é a configuração do espaço geográfico internacional em redes, sejam elas de transporte, de comunicação, de cidades, de trocas comerciais ou de capitais especulativos.

Quais são as principais consequências das empresas transnacionais em países pobres?

As transnacionais incorporam áreas de países pobres enquanto não existirem oportunidades de exploração em outros países, transferem esses investimentos de país a país, territorializando e desterritorializando países e regiões, alterando a conformação espacial do mundo, criando e expandindo a desigualdade entre, ...

Qual é a relação entre a Terceira Revolução Industrial e as multinacionais?

A Terceira Revolução Industrial também foi responsável pelo aumento de multinacionais, o crescimento acelerado das economias e consolidou o capitalismo financeiro enquanto passou a determinar as estratégias que permeiam o mercado de finanças.

Quando e onde ocorreu a descentralização da produção das multinacionais?

A partir da década de 80, empresas multinacionais, com o objetivo de cortar custos e ganhar mais eficiência, passaram a decentralizar fortemente sua produção.

Qual a importância das empresas transnacionais para a economia mundial?

RESPOSTA: O processo de globalização é de fundamental importância para o funcionamento eficaz das multinacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para realização das atividades comerciais a longas distâncias geográficas, como, por exemplo, telecomunicação (internet, telefonia, etc.), transporte, ...

Qual a importância das empresas transnacionais no cenário econômico mundial?

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...

Qual é o poder das transnacionais?

As empresas transnacionais concentram um poder capaz de influenciar governos nacionais e condicionar relações entre países. Em razão do poderio econômico das transnacionais na economia global, é cada vez mais difícil para governos para governos estabelecer regras para a atuação dessas empresas.

Artigo anterior
O que é ponto de fusão Brainly?
Artigo seguinte
Como os indígenas usavam a erva mate?