Como os indígenas usavam a erva mate?

Perguntado por: Denis Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (54 avaliações)

A erva-mate era utilizada pelas populações indígenas desde o ano 1000 a.C. Índios Quíchua, Inca, Xetá, Kaingang e Guarani a consumiam sendo mastigada, ou através da infusão das folhas da planta com água, dentro de uma “cabaça”, um tipo de ancestral da cuia que conhecemos e utilizamos hoje.

Como os índios tomavam chimarrão?

Os indígenas ingeriam uma bebida feita com folhas fragmentadas e água quente, e que eram tomadas num pequeno porongo utilizando um canudo de taquara, em cuja base havia um trançado de fibras que impedia que as partículas das folhas passassem (LESSA, 1986).

Como os índios chamavam a erva-mate?

Do guarani surgiram expressões como congonha (de caá, depois congoin [em tupi], que significa erva-mate, mato); cuia (de caigua); carijo (de cari, local onde se colocam os galhos da erva para secar ao calor do fogo) e tererê (do guarani jacubi, que era mate de água fria).

Quais os primeiros povos que teriam consumido a erva-mate?

A extração e cultivo da erva-mate é uma tradição antiga. Os primeiros a utilizarem a planta, fazendo uma infusão com as folhas, foram os índios Guaranis e Quínchua, que habitavam a região das bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis.

Quem criou a erva-mate?

Além das fronteiras nacionais, a erva mate é encontrada no Paraguai e em algumas partes da Argentina. Seu nome científico, Ilex paraguariensis, foi dado pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, quando conheceu a planta em 1820, no Paraguai.

Processo Histórico da Erva Mate

43 questões relacionadas encontradas

Como a erva mate foi descoberta?

Extraída de uma árvore nativa da América do Sul, ela já era consumida pelos índios guaranis antes da chegada dos europeus, provavelmente para disfarçar o sabor desagradável da água salobra. Acredita-se que o primeiro contato dos brancos com a erva tenha sido às margens do rio Paraná, no século 16.

Qual é a origem da lenda da erva mate?

A lenda da erva-mate é uma história folclórica do sul do Brasil. Conta a história que um guerreiro guarani estava triste porque já estava velho demais para guerrear. ... A poção mágica que devolveu o ânimo ao velho índio era o chá de erva mate.

Como os colonizadores conheceram a erva-mate?

No começo do século XVII comerciantes de diversas regiões da América do Sul sob domínio espanhol já se deslocavam ao Guairá em busca da erva-mate. A rápida difusão do consumo da planta em amplos setores da população colonial exigiu a organização da produção para atender a um mercado em formação e crescimento.

Qual o nome do povo antigo cultivador da Erva-mate?

Os guaranis da região nordeste da Argentina parecem ter sido os descobridores do uso da erva-mate.

Onde a Erva-mate era extraída e para quem era vendida?

Inicialmente o Paraguai era o principal fornecedor para os países platinos, porém desde as primeiras décadas do século XIX já havia a comercialização das plantas encontradas em solo brasileiro, sobretudo na região de Curitiba.

Quais os nomes conhecidos da erva-mate?

Nomes populares: Erva-mate, mate, congonha, erva-congonha, erveira, chá-mate, etc. Origem ou Habitat: Sul da América do Sul (Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile e Brasil).

Como se diz erva em tupi-Guarani?

CAAXIXÁ é um tipo de planta, de erva. A palavra caaxixé vem do Tupi-Guarani: caá = planta; Xi-xá = liso, brilhante.

Por que a erva-mate era chamada de erva do diabo pelos jesuítas?

A erva chegou a ser chamada de "Erva do Diabo" pelos jesuítas, porque não se tinha conhecimento dos seus efeitos. - Era um costume de alguns grupos indígenas aproveitar a folha da erva-mate para fazer a infusão com várias finalidades, como para ajudar a revigorar e também esquentar.

Por que as pessoas tomam chimarrão?

Pedro Schwengber defende que a erva-mate tem praticamente todas as vitaminas necessárias para o organismo humano, além de sais minerais. Listamos alguns dos benefícios da erva-mate, conforme a Escola do Chimarrão, para você cevar o mate mais consciente dos benefícios dessa bebida.

Qual é a lenda do chimarrão?

Segundo conta a lenda, a erva-mate surgiu após o pedido de um velho pajé ao Deus Tupã. O chefe índio que antes era tão vivaz e feliz estava cada vez mais triste, pois percebeu que a velhice também haveria de chegar para ele. Com isso uma preocupação passou a lhe perturbar: quem seria seu sucessor.

Qual é a história do chimarrão?

De acordo com historiadores, a descoberta do chimarrão está atrelada aos Guaranis das terras do município paranaense de Guaíra, onde 3 mil indígenas ficaram famosos por adquirir vitalidade, alegria, hospitalidade e força através do consumo da infusão de uma espécie de chá com folhas fragmentadas de erva-mate.

Qual é o nome da pessoa que colhe Erva-mate?

Podador de Erva-mate.

Quem é o maior produtor de Erva-mate do mundo?

2 – Erva-mate no Mundo

O Brasil é o principal produtor, com 880 mil toneladas de erva-mate produzidas no ano de 2019, seguida pela Argentina com 837 mil toneladas e o Paraguai com uma produção de 171 mil toneladas.

Como era a exploração do trabalho indígena na comercialização da erva-mate pelos colonizadores?

Em suas vastas propriedades criavam grandes rebanhos; de uma só estância vendiam 1.500 muares por ano. Produziam ademais algodão, fumo e açúcar, sendo o mate o que mais levavam ao mercado [...]. (AVÉ-LALLEMANT, 1980, p. 279).

Quando surgiu o chimarrão?

Por volta do século XVI, os colonizadores espanhóis entraram em contato com os índios Guaranis no atual estado do Paraná, onde estes consumiam uma espécie de chá servido em porongo (planta a partir da qual são feitas cuias de chimarrão) e sugado através de um pequeno canudo feito de taquara.

Qual a importância da erva-mate para a população indígena?

A Erva-Mate foi uma das maiores fontes de lucro para as Missões Jesuíticas, com isto, o trabalho dos índios foi extremamente explorado e determinado pelos Jesuítas, como por exemplo as atividades de caça que foram substituídas pela criação de gado (SUSNIK, 1990 apud TEMPASS, 2011).

Quem é erva-mate no folclore brasileiro?

Os Guarani contam a lenda da Caá-Yaríi ou lenda da erva-mate. ... Conta a lenda que o visitante era um enviado do deus do bem, que quis recompensar tanta generosidade proporcionando-lhes algo que pudessem oferecer sempre aos seus visitantes e que poderia encurtar as horas de solidão às margens dos riachos onde descansavam.

Qual o objetivo da lenda Iara?

A lenda da Iara ou lenda da mãe d'água, como também é conhecida, faz parte de umas das narrativas mais populares do folclore brasileiro. Ela narra a história de uma sereia que sai do mar todas as noites em busca de homens distraídos, e os leva para as profundezas com a intenção de matá-los.

Qual é a lenda do Quero-quero?

Diz a lenda que quando a Sagrada Família fugia para o Egito, muitas vezes precisou se esconder no campo para se livrar dos perseguidores. Nossa Senhora pediu a todos os pássaros que fizessem silêncio, que não cantassem, porque os soldados do rei podiam ouvir, e todos fecharam o bico. Porém, o Quero-quero não aguentou.

Artigo anterior
Quais são as desvantagens das multinacionais?
Artigo seguinte
Qual é o primeiro país a entrar no Ano Novo?