Qual a teoria mais aceita sobre a origem das mitocôndrias?

Perguntado por: Salvador Rodrigues de Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

A teoria endossimbiótica sugere que algumas organelas são descendentes de organismos procariontes que foram fagocitados por outras células e passaram a viver em simbiose. De acordo com essa teoria, além das mitocôndrias, que outra organela surgiu desse modo na célula eucariótica? a) ribossomo.

Qual a teoria da origem das mitocôndrias?

A teoria endossimbiótica afirma que as mitocôndrias surgiram a partir de bactérias aeróbias fagocitadas, não digeridas e preservadas em endossimbiose com a célula hospedeira.

Qual a teoria mais aceita para a origem da mitocôndria é cloroplasto?

A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.

O que é a teoria da Endossimbiótica?

→ A teoria endossimbiótica

Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram englobadas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.

O que é a teoria endossimbiótica da origem das mitocôndrias e dos cloroplastos e quais são as evidências que apoiam essa teoria?

A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.

Teoria Endossimbiótica (Origem das Mitocôndrias)

43 questões relacionadas encontradas

Qual é a origem dos cloroplastos?

A teoria endossimbiótica admite que cloroplastos e mitocôndrias tiveram sua origem a partir de um procarionte que viveu em simbiose com uma célula eucarionte.

O que é mitocôndria é cloroplasto?

Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.

Quais os principais argumentos a favor da teoria endossimbiótica?

Evidências a favor da teoria

Uma série de evidências apóia a teoria da origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos cloroplastos. Em primeiro lugar, as mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar. O genoma destas organelas é formado por uma molécula de DNA circular.

Qual é a função do cloroplasto?

Os cloroplastos são organelas celulares responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese.

Quais são os tipos de plastídios?

Os plastídios são de três tipos: cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.

Quais as evidências que confirmam a teoria endossimbiótica para as mitocôndrias e cloroplastos?

Evidência da Teoria da Endossimbiose

Mitocôndrias e cloroplastos possuem em próprio DNA, diferente do existente no núcleo celular das células eucarióticas. O DNA das duas organelas é circular, com capacidade de se autoduplicar e não associado com histonas, semelhante ao padrão encontrado em bactérias.

O que é a teoria da evolução química?

Já a teoria da evolução química admite que a vida é resultado da combinação de compostos inorgânicos que se combinaram e formaram algumas moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, bases nitrogenadas e ácidos graxos.

Qual é a função das mitocôndrias?

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.

Qual a função dos cloroplastos e Leucoplastos?

Existem 2 tipos de plastos: os leucoplastos que são incolores e armazenam amido e os cromoplastos cuja cor é determinada pelo pigmento que possuem, são eles que colorem folhas, frutas e flores. Dentre os cromoplastos há os xantoplastos (amarelos), os eritroplastos (vermelhos) e os cloroplastos (verdes).

Qual é a função do citoplasma?

O citoplasma possui como sua principal função a sustentação esquelética da célula por meio da estrutura de filamentos e túbulos proteicos.

Qual a função do cloroplasto em qual tipo de célula Ele está presente?

Os cloroplastos são um tipo de plastídio ou plasto que junto com a presença de vacúolos e parede celular celulósica caracterizam uma célula vegetal. O cloroplasto é rico em clorofila, um pigmento verde que atua no processo de fotossíntese e é responsável por garantir a cor verde das plantas e algas verdes.

Qual a importância da contribuição da teoria endossimbiótica para a manutenção da vida?

Teoria Endossimbiótica: essa teoria sugere que uma célula “pré-eucariótica” desenvolveu uma invaginação na membrana citoplasmática. ... Quando um simbionte bacteriano era um aeróbio não fotossintético, funcionava como mitocôndria (fornecendo energia) e um tipo de célula animal ou protista evoluiu.

Qual a vantagem da compartimentalização das estruturas celulares?

A compartimentalização interna trouxe vantagens evolutivas muito grandes, pois apenas as células eucarióticas conseguiram alcançar níveis de complexidade morfológica e, principalmente, funcional, incomparáveis quando comparadas com os procariotos.

Quais são as organelas e qual a função de cada uma delas?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Tem mitocôndrias no citoplasma?

Além disso, as mitocôndrias acumulam-se nos locais do citoplasma que possuem maior gasto de energia. Essas organelas apresentam um comprimento que varia de 1,0 µm a 10 µm e largura entre 0,5 µm e 1,0 µm.

Qual célula possui cloroplastos?

O cloroplasto é uma organela celular encontrada em células de plantas e algas. Os cloroplastos ocorrem nas células de algas e nas células de plantas. Nas plantas, os cloroplastos podem ocorrer em diferentes partes do vegetal, porém ocorrem com maior frequência nas folhas.

Quais reinos possuem cloroplasto?

Os protistas podem ter evoluído com base em organismos procariontes, sendo que, mediante um processo de endossimbiose, surgiram organelas, como mitocôndrias e cloroplastos. Os representantes desse grupo são os protozoários e as algas.

Quem descobriu os cloroplastos?

Margulis e outros criaram hipóteses onde cloroplastos (embaixo) evoluíram de cianobactérias (em cima).

Qual a origem das células eucariontes?

Uma hipótese bastante aceita propõe que as primeiras células eucarióticas teriam surgido de células procarióticas (sem carioteca) sem parede celular ou que teriam perdido a parede celular. Essas células teriam passado a desenvolver dobramentos da membrana plasmática, tornando-se maiores e mais complexas.

Como a mitocôndria produz energia?

Mitocôndrias x produção de energia

A molécula de ATP representa a energia da célula e é produzida nas mitocôndrias através da chamada respiração celular, que utiliza a energia química encontrada em nutrientes. É como se fosse um depósito de energia usado nas reações químicas das células.

Artigo anterior
Pode colocar prato de vidro no forno elétrico?
Artigo seguinte
Quais são as constituições brasileiras?