Qual a velocidade de uma colheitadeira?

Perguntado por: Alícia Fabiana Ferreira Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (3 avaliações)

Velocidade da colhedora deve ser ajustada de 3 km/h a 4 km/h e a do extrator de 900 a 1200 rpm. Estes são números apresentados pela consultora Tereza Peixoto, ex-diretora agrícola da Biosev, e fazem parte de um estudo realizado pela empresa que visa otimizar a colheita da cana.

Qual a velocidade de uma colheitadeira de soja?

Velocidade: a velocidade de deslocamento da colhedora automotriz na colheita mecanizada é determinada em função do trabalho da barra de corte. A faixa ideal de velocidade de deslocamento varia de 5 a 6,5 km/h, verificando se as perdas de grãos estão abaixo dos níveis toleráveis (1 saco de 60 kg por hectare).

Qual a rotação do cilindro para colher soja?

A maior qualidade física de sementes de soja colhidas mecanicamente é obtida com regulagem da velocidade do cilindro em 300 rpm.

Qual a rotação do cilindro para colher trigo?

Nessa situação de trigo seco, recomenda-se regulagem da colhedora de 8 a 10mm na folga entre cilindro e côncavo e a rotação de 950 rpm do cilindro.

Quais os 4 tipos de regulagem realizados na colheitadeira?

São eles:
  • plataforma de corte.
  • alimentação.
  • trilha.
  • separação.
  • limpeza.
  • transporte e armazenamento.

Qual é a velocidade ideal para regular a colheitadeira?

30 questões relacionadas encontradas

Porque a velocidade deslocamento tem influência na colheita de grãos?

Velocidades corretas para a rotação do molinete proporcionam ao sistema trilhador uma melhor debulha da planta, indicando assim quais são as melhores regulagens desse sistema para que não haja perdas excessivas.

Quais são os principais fatores que influenciam na colheita da soja?

Durante a produção de sementes, na fase do campo, os principais fatores que interferem negativamente são:
  • deterioração por umidade;
  • época de colheita inadequada (atraso ou antecipação da colheita);
  • época de semeadura inadequada;
  • local de produção (devemos observar o zoneamento agrícola).

Quais fatores afetam as perdas na colheita?

O problema está associado a diversos fatores, tais como a má regulagem da colhedora, tempo de uso da máquina, altura da plataforma de corte, umidade dos grãos e velocidade de deslocamento.

Quais os 4 sistemas e sua função que compõem a colheitadeira?

A colhedora

A colhedora combinada possui sistemas com funções específicas. Os principais são o corte, a alimentação, a trilha, a separação e a limpeza do produto.

Quais as principais regulagens O operador deverá efetuar durante a colheita?

Basicamente são duas regulagens a serem feitas: abertura das peneiras, que deve ser a mínima possível e rotação do ventilador, que deve ser a maior possível.

Como regular uma colhedora?

Para uma boa regulagem da colhedora existem 3 variáveis que devem ser observadas pelo produtor, Velocidade, Vibração e a regulagem dos Freios dos osciladores:
  1. 1ª REGULAGEM – VELOCIDADE. ...
  2. 2ª REGULAGEM – VIBRAÇÃO. ...
  3. I = Vibração/ Velocidade. ...
  4. 3ª REGULAGEM – FREIOS DOS OSCILADORES.

Qual a umidade ideal para colher trigo?

Iniciar a colheita quando o teor de umidade dos grãos estiver no máximo em 18 %. A partir deste ponto, se existe previsão de chuvas e ventos, colher a canola, passar os grãos por pré-limpeza e secagem o mais rapidamente possível.

Como é feita a colheita do trigo?

A colheita pode ser automatizada, mas nas pequenas culturas é manual, lenta e trabalhosa. Corta-se o trigo maduro em feixes que, depois da secagem, vão para o terreiro, onde são batidos manualmente. Essa fase, chamada debulha ou trilha, em alguns países é feita pelo pisoteio de animais domésticos.

Qual a regulagem da PRE peneira para colheita de soja?

Para regulagem da peneira inferior feche totalmente as aberturas da mesma e coloque um pouco dos grãos que estão sendo colhidos. Dessa maneira, aumente as aberturas da peneira até que os grãos da cultura da soja passem por elas. Quando isso ocorrer, aumente as aberturas em mais uma ou duas posições.

Qual é o ponto de colheita da soja?

A colheita da soja pode ser iniciada quando 90% dos grãos atingirem uma coloração marrom ou cinza. Isso indica que o grão deve ter atingido um nível de umidade entre 13% e 15%, e as vagens estão em processo de secagem, o que ajuda a minimizar perdas na colheita e evitar prejuízos, por exemplo, com o uso de maquinário.

Como fazer uma boa colheita de soja?

Para uma boa colheita de soja é necessário fazer uma revisão nas colheitadeiras e trocar as peças que estejam em más condições. Esse processo deve ser feito sem pressa, pois as máquinas necessitam de um tempo para se adequarem ao corte e às trilhas da plantação.

Qual é o nível aceitável de perdas de grãos na colheita da soja?

Das propriedades avaliadas, 61% apresentaram perdas superiores ao montante considerado tolerável (1,0 saco/ha). Levantamentos realizados por várias instituições, a perda média de grãos de soja no processo de colheita no Brasil é estimada em 2,0 sacos/ha, mas já foi maior.

Como calcular as perdas na colheita de soja?

Leva-se em consideração o comprimento da plataforma da colhedora, cuja medida é em metros e para obtermos uma área de 2m² basta dividir dois metros pelo comprimento da plataforma e será encontrado o valor da largura da armação.

Qual a função da colheitadeira?

Colheitadeiras são máquinas agrícolas capazes de realizar a colheita (como o próprio nome diz), a debulha e limpeza dos grãos. Podem ser empregadas em colheitas de diversos tipos de cultura, incluindo: linhaça, milho, trigo, algodão, cana de açúcar e diferentes tipos de grãos.

Quais são os cinco sistemas que compõem uma colhedora de grãos?

SISTEMAS QUE COMPÕEM AS COLHEDORAS DE GRÃOS

A colhedora de grãos deve ser analisada e entendida pelos sistemas que a compõem, que são sistema de corte (ou despiga), alimentação, trilha, separação, limpeza, transporte e armazenamento (Molin, 2010).

Quais são os tipos de colheitadeira?

Colheitadeiras automotrizes — que realizam toda a operação da colheita; Colheitadeiras de arrasto — possuem motor auxiliar ou são tracionadas com o auxílio de um trator agrícola; Colheitadeiras montadas — precisam sempre de um trator agrícola para funcionar.

Quais os principais fatores de perda na colheita mecanizada de grãos?

Além das condições das lavouras (acamamento das plantas e presença de plantas daninhas), a umidade inadequada dos grãos na época da colheita, o estado de conservação, de manutenção e de regulagem das máquinas e o despreparo do operador foram os principais fatores responsáveis pelas perdas na colheita mecanizada.

O que são perdas na colheita?

Tipos de perda de colheita

As perdas pré-colheita podem ser ocasionadas por acamamento de plantas, alta infestação de patógenos e pragas, seca, chuva de granizo etc. O método para a estimativa das perdas pré-colheita varia conforme o tipo de dano.

Quais são os principais fatores que afetam a produtividade de plantas?

Principais fatores que prejudicam a produção agrícola
  • Falta de água no solo. A planta precisa de água no solo para poder absorver os nutrientes necessários, e ter uma raiz bem desenvolvida. ...
  • Excesso de água. Esse é justamente o oposto do anterior. ...
  • Compactação do solo. ...
  • Temperatura. ...
  • Luminosidade.

Artigo anterior
O que significa perigo no Waze?
Artigo seguinte
Como tirar o preenchimento automático do LibreOffice?