Quais são as origem de recursos no Balanço Patrimonial?

Perguntado por: Íris Rebeca Gonçalves Jesus Moura  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 5/5 (21 avaliações)

Quando analisamos o Balanço Patrimonial temos que as contas de Passivo Exigível e Patrimônio Líquido representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos.

O que é uma origem de recursos?

Os financiamentos estão representados pelas origens de recursos, e os investimentos pelas aplicações de recursos, sendo que o significado de recursos aqui não é simplesmente o de dinheiro, ou de disponibilidades, pois abrange um conceito mais amplo; representa capital de giro líquido que, na denominação dada pela lei, ...

O que são origens e aplicações de recursos na contabilidade?

As contas que integram o Ativo (bens e direitos) denotam por base aplicações de recursos, enquanto que as contas que aparecem no Passivo e no Patrimônio Líquido indicam por base origens de recursos. Para a contabilidade, não pode haver uma aplicação sem que haja uma origem respectiva.

Quais recursos estão envolvidos em um balanço patrimonial?

É uma representação gráfica estruturada, em determinada data, representando, portanto, uma posição estática, composta por três elementos básicos: ativo, passivo e patrimônio líquido.

Como calcular o valor total das origens de recursos?

Há duas análises possíveis quando falamos de origens e aplicações de recursos. Uma é através da análise do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício e outra é através da análise de lançamentos de Fatos Contábeis.

Origens e Aplicações de Recursos

37 questões relacionadas encontradas

O que é recursos totais no Balanço Patrimonial?

recursos totais

Mostra quanto do ativo total é financiado com recursos de terceiro. A despesa financeira também aumentará, diminuindo o lucro.

O que são recursos de terceiros no Balanço Patrimonial?

· Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.

Quais elementos constituem um patrimônio?

Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível.

O que são recursos próprios na contabilidade?

· Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido.

O que é demonstração das origens e aplicações de recursos?

A DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos), era uma obrigação acessória que informava qual havia sido a variação do patrimônio de uma empresa ao longo do ano. Entretanto, a DOAR foi extinta em 2007, com a chegada da Lei 11.638.

São exemplos de aplicação de recursos?

Aplicações de recursos

Uma empresa pode aplicar os seus recursos na sua atividade operacional, o que inclui, por exemplo, os gastos com a compra de estoques, compra de máquinas, pagamento de fornecedores, aumento das vendas a prazo etc.

Qual o objetivo da confecção da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos?

A demonstração das origens e aplicações de recursos, conhecida como DOAR, é um relatório contábil que indica modificações na posição financeira da companhia e é necessária para um maior sucesso no planejamento e na tomada de decisões na área financeira de uma organização.

O que é origens em contabilidade?

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

O que significa a palavra origens?

Origem é o ponto de partida, o princípio de qualquer fato ocorrido. Tudo na natureza tem sua origem, seu começo. Como exemplo destacamos a origem de uma nova vida, que tem seu princípio no zigoto – célula formada pela reunião dos dois gametas (masculino e feminino).

Quais as principais fontes de recursos para uma empresa?

Quais são as fontes de capital mais adequadas para o meu negócio? Existem basicamente 5 opções para captação de recursos: Capital próprio; Capital de amigos e familiares; Linhas de crédito bancário; Linhas de fomento e subvenção governamental; e capital de risco.

Quais são os três tipos de patrimônio?

Unesco divide patrimônio em três tipos: culturais, naturais e mistos. Brasil tem 18 patrimônios reconhecidos pela Unesco.

Quais são os tipos de patrimônio?

São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

Como identificar o patrimônio?

Como saber qual o seu patrimônio
  1. Bens: dinheiro em espécie, saldo em conta bancária, imóveis, automóveis, barcos, aeronaves, joias e obras de arte;
  2. Direitos: ações, participações societárias em empresas, aplicações financeiras, fundos de previdência privadas.

O que são fontes de recursos de terceiros?

Recursos de terceiros são os recursos externos, originários de terceiros e utilizados para aquisição de ativos em uma entidade.

O que são recursos próprios e recursos de terceiros?

Os recursos do Capital Próprio proveem dos proprietários, e/ou sócios e/ou acionistas. Os recursos do Capital de Terceiros proveem de entidades externas (empréstimos, por exemplo). Com Capital Próprio uma fatia dos lucros deverá ser dividida entre acionistas e investidores.

Como contabilizar recursos de terceiros?

  1. Os recursos financeiros de terceiros em poder da entidade em virtude de parcerias devem ser depositados em contas bancárias específicas, para que não se misture com os recursos próprios da entidade.
  2. Á medida de sua liquidação, ou seja, da realização de pagamentos vinculados ao projeto, baixa-se na correspondente conta.

O que é o total do Passivo?

Passivo total é o resultado de todas as obrigações (dívidas ou gastos) de uma empresa somadas ao patrimônio líquido da mesma. Ou seja, ele representa todos os recursos utilizados para que essa firma se financie.

O que indica o índice de liquidez geral?

O que é liquidez geral? O índice de liquidez geral tem a função de medir a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações no curto prazo, desse modo, representando a saúde do caixa.

O que é o passivo Exigivel total?

Passivo Exigível é o resultado contábil que contém todas as obrigações da empresa com terceiros, como dívidas e gastos. Alguns exemplos de obrigações são o pagamento de funcionários, fornecedores e empréstimos tomados de instituições financeiras.

Artigo anterior
Por que ficamos com frio na barriga quando estamos apaixonados?
Artigo seguinte
Quando a ação penal será pública incondicionada?