Quais são as declarações do Lucro Presumido?
Perguntado por: Ricardo Cláudio Antunes Ferreira Alves | Última atualização: 23. Juni 2025Pontuação: 5/5 (64 avaliações)
Obrigações anuais do Lucro Presumido Entre as declarações anuais estão: Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Quais declarações uma empresa do Lucro Presumido deve entregar?
As empresas optantes pelo Lucro Presumido estão obrigadas ao cumprimento das mesmas declarações acessórias mensais e anuais daquelas optantes pelo Lucro Real, exceto o Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur).
Quais são as obrigações de uma empresa Lucro Presumido?
Quais as obrigações das empresas do regime Lucro Presumido? As empresas que se enquadram na tributação do modelo Lucro Presumido, fazem a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
O que é declaração de Lucro Presumido?
Em termos gerais, trata-se de um lucro fixado a partir de percentuais padrões aplicados sobre a Receita Operacional Bruta - ROB. Sobre o referido resultado somam-se as outras receitas eventuais auferidas, como receitas financeiras e alugueis.
Quais são as declarações fiscais?
As principais declarações fiscais que uma empresa devem preencher e enviar são: Declaração dos Impostos de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ); Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
LUCRO PRESUMIDO: OBRIGAÇÕES E PRAZOS | 09/07, 19h30
Quais obrigações do Lucro Presumido sem movimento?
No caso das empresas sem movimento, todas as obrigações acessórias comuns a qualquer companhia devem ser entregues, como a DCTF, SPED, escrituração mensais, imposto de renda de pessoa jurídica, entre outros.
O que é Defis e DIRF?
As declarações feitas pelo Simples Nacional são a DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) e a DIRF (Declaração de Imposto Retido na Fonte).
O que é o ECD e ECF?
A ECD foi instituída para fins fiscais e previdenciários, enquanto a ECF é destinada a obter informações relativas a todas as operações que possam influenciar a composição e o valor devido da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).
Quem é obrigado a entregar a ECD?
Segundo o art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 2.003/2021, deverão apresentar a ECD as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas e as entidades imunes e isentas, obrigadas a manter escrituração contábil nos termos da legislação comercial.
O que é declaração de IRPJ?
O Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) tem seu cálculo baseado na apuração dos lucros da empresa, que pode ser feito de acordo com diferentes regimes tributários. A escolha do regime influencia diretamente na forma como o lucro é calculado e, consequentemente, no valor do imposto a ser pago.
Como fazer a contabilidade de uma empresa de Lucro Presumido?
- Escolha do regime tributário.
- Registros das transações financeiras.
- Elaboração das demonstrações contábeis.
- Apuração do Impostos.
- Cumprimento das obrigações acessórias.
Como enviar DCTF Lucro Presumido?
A DCTF deve ser declarada usando o programa gerador de declaração da DCTF, disponível na página da Receita Federal. Depois de baixar o programa e instalá-lo na sua máquina, você terá duas opções de preenchimento, ou manual, ou importando um arquivo gerado por algum software fiscal.
O que deve ser informado na DCTF?
Essa declaração tem como objetivo informar à Receita Federal sobre os valores devidos e pagos de impostos, contribuições e taxas federais. A DCTF deve ser entregue mensalmente e possui diferentes modalidades, conforme veremos a seguir.
Quais são as obrigações principais?
Em linhas gerais, as obrigações principais podem ser descritas como decorrentes do fato gerador. Desse modo, elas dizem respeito aos pagamentos de tributos, como impostos, taxas e contribuições.
O que é o Efd-contribuições?
A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e ...
Quem está dispensado de ECD?
É importante lembrar que também estão dispensadas da entrega da ECD as pessoas jurídicas inativas, assim consideradas aquelas que não tenham efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive, aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.
O que é o Sped ECF?
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped ...
O que entrega primeiro ECD ou ECF?
Prazo. Quanto ao momento de entrega, as distinções são: ECD: transmissão anual pelo Sped até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira a escrituração; ECF: transmissão anual pelo Sped até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira.
Qual a diferença entre ECD e Sped contábil?
Qual a diferença entre ECD e Sped Contábil? É necessário destacar que a Escrituração Contábil Digital (ECD) é um dos componentes do SPED Contábil, sendo obrigatória para empresas, e é um arquivo de transmissão. Os negócios que se enquadram no Simples Nacional não precisam da Escrituração.
O que a ECD substitui?
Basicamente, a ECD (Escrituração Contábil Digital) substitui a escrituração do livro Diário em papel pela sua equivalente digital. Todas as empresas tributadas pelo Lucro Real devem transmitir o arquivo digital da ECD ao Fisco, mas nem todos os regimes tributários são assim, como citaremos logo abaixo.
O que é o DASN?
DASN-SIMEI - Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual. PGMEI - Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para o Microempreendedor Individual. MAED - Multa por Atraso na Entrega da Declaração.
Qual a diferença entre Defis e IRPJ?
A DEFIS se diferencia do IRPJ em sua função e informações necessárias. Enquanto o IRPJ é para empresas no Lucro Presumido ou Lucro Real, a DEFIS abrange informações semelhantes, mas específicas para o Simples Nacional. No IRPJ, o recolhimento é feito via Darf, enquanto no Simples Nacional é mensal através do DAS.
Quem faz Defis?
Quem deve enviar a Defis
Estão obrigados a enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis), empresas optantes pelo Simples Nacional, como Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Quando vale a pena ir para o Lucro Presumido?
Se a empresa lucra mais que a alíquota de presunção para seu segmento, é quando o lucro presumido é mais vantajoso. Além disso, é um regime tributário que exige menos burocracia da empresa. Portanto, toma menos tempo da equipe de contabilidade e reduz os custos.
Quando vale a pena o Lucro Presumido?
O Lucro Presumido pode ser vantajoso para as empresas prestadoras de serviços, que têm uma margem de lucro alta e que não possuem muitas despesas dedutíveis. Isso porque o lucro presumido é calculado com base em uma estimativa de lucros, como já citamos.
Quem entra na 3 fase da Copa do Brasil?
Quem são os atuais palestinos?