O que é periodontite apical aguda?

Perguntado por: Victória Núria Almeida de Amaral  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

A periodontite apical aguda é uma condição patológica de origem microbiana, que acomete, inicialmente, o tecido pulpar, e, a partir da progressão dos micro-organismos, acaba atingindo a região periapical.

Qual o tratamento para periodontite apical aguda?

O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.

O que causa periodontite apical aguda?

O que causa a periodontite apical? Normalmente, a periodontite apical ocorre em conjunto com outro problema dentário. A inflamação pode ocorrer, por exemplo, quando o paciente apresenta uma cárie não tratada. Em alguns casos, a periodontite apical pode se desenvolver se a polpa do dente infeccionar ou morrer.

O que é a periodontite apical?

A periodontite apical é uma doença inflamatória causada por micro-organismos que colonizam o sistema de canais radiculares 7,26.

O que é Pericementite apical aguda?

A pericimentite apical aguda é uma inflamação aguda dos tecidos situados ao redor do ápice radicular de um dente.

Video 6 - Periodontite Apical

26 questões relacionadas encontradas

Como diagnosticar Pericementite?

3. Diagnostico diferencial de pericementite e Pulpite
  1. Pulpite aguda irreversível.
  2. Esta condição pulpar denota estágio avançado de inflamação. ...
  3. Clinicamente, o paciente acusa dor aguda, espontânea, intensa, pulsátile, quando desencadeada, demora de segundos a horas para aliviar.

O que é uma Pericementite?

Resumo: Resumo: A pericementite apical aguda é uma inflamação aguda dos tecidos situados ao redor do ápice radicular de um dente, sendo uma das seqüelas das alterações pulpares e, posterior necrose pulpar.

Como é formada a periodontite?

Como surge a periodontite

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai.

O que é uma periodontite crônica?

A periodontite crônica é a forma mais comum do problema. Nela, a destruição dos tecidos de suporte está relacionada com uma quantidade compatível de fatores locais, como tártaro acima ou abaixo da gengiva. Esse tipo tem progressão lenta e possui períodos de exacerbação e remissão.

O que é periodontite avançada?

A periodontite avançada é um termo popular dado à doença periodontal comum que já encontra-se em estado avançado. É quando as perdas ósseas já expõem boa parte das raízes de alguns dentes e também podem aparecer outros sinais como a mobilidade dos dentes e a perda de alguns dentes.

O que causa a Pericementite?

A Pericementite pode apresentar-se espontaneamente como consequência de uma infecção profunda da polpa dental, provocada por uma técnica operatória inadequada, resultado de infecção periodontal avançada ou ser produzida por agudização ou agudecimento de um processo crônico preexistente.

O que significa aumento do espaço do ligamento periodontal?

O ligamento também permite que o dente se adapte às forças do ranger de dentes (também conhecido como bruxismo) ou outros hábitos. O ligamento periodontal se alonga quando ocorre mobilidade dentária. Quando a força excessiva exercida em um dente diminui, o ligamento sofre reparação, o que faz com a mobilidade diminua.

O que causa Pericoronarite?

Pericoronarite - causas

Sulco entre a coroa do dente e a gengiva profundo; Dificuldade de higienização do local em questão, ou higiene deficiente; Trauma dos tecidos moles que recobrem, ainda que parcialmente, a coroa do dente, ou provocado pelo dente antagonista (maxilar oposto), ou pela própria mastigação.

Qual o tratamento adequado para periodontite?

O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.

Quais as características do abscesso Dentoalveolar agudo?

Abscesso Dento Alveolar Agudo – Fase em Evolução

Dor espontânea, pulsátil, contínua e difusa. Acentuada mobilidade dentária. Extrusão dentária. Sensível à palpação apical.

Quais são as características da periodontite crônica?

As periodontites crônicas são inflamações crônicas e progressivas, caracterizadas clinicamente por inflamação gengival, sangramento à sondagem, diminuição da resistência dos tecidos periodontais à sondagem (bolsas periodontais), perda de inserção gengival e do osso alveolar.

Como tratar periodontite crônica?

A base do tratamento não cirúrgico da periodontite crônica ainda é alterar ou eliminar a placa bacteriana, assim como os fatores de risco que contribuem para a doença. Procedimentos como raspagem e alisamento radicular, além das terapias adjuntas, colaboram para o sucesso do tratamento.

Porque a periodontite não tem cura?

“A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela. Ou seja: a perda óssea e o rompimento de ligamentos periodontais já ocorridos não se regeneram. Nesse caso, o tratamento consiste em remover e controlar a placa bacteriana e o tártaro.

Quais são os estágios da periodontite?

Os 3 estágios da doença Periodontal
  • 1 – Estágio Inicial: Gengivite. Acontece quando o espaço entre o dente e a gengiva alcança 4 mm de profundidade. ...
  • 2 – Estágio Intermediário: Periodontite. Neste nível, o sulco gengival chega a 4mm a 6mm. ...
  • 3 – Estágio Final: Periodontite avançada.

Qual a relação entre a genética e a periodontite?

A predisposição não é hereditária

Ao contrário do que se pensa, a doença periodontal não é passada de geração para geração. A culpada pelo seu aparecimento, na verdade, sempre será a placa bacteriana. Ainda assim, algumas condições podem agravar o problema e tornar o paciente mais propenso a esse quadro.

Como diagnosticar doença periodontal?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Qual o aspecto radiográfico da Pericementite?

2.1.

(1999) a pericementite apical aguda é uma inflamação localizada no ligamento periodontal na região periapical. O exame radiográfico mostra pouca variação, indo do normal a um espessamento do pericemento apical.

O que são Periapicopatias?

Introdução: as periapicopatias inflamatórias de origem endodôntica são as doenças mais frequentes dos ossos maxilares e ocorrem principalmente como consequência da disseminação da infecção endodôntica.

O que é Periapicopatia?

As periapicopatias são alterações que comprometem a região periapical dos dentes. Podem ocasionar osteólise, fístulas e até mesmo quadros mais sérios como a celulite facial. A inflamação pulpar seguida ou não de infecções de origem endodôntica são os fatores etiológicos.

Como diagnosticar endodontia?

Palpação intra-Oral

Deve ser feita na mucosa vestibular e na região apical dos dentes, com a polpa digital, possibilitando a obtenção de dados relativos à sintomatologia, aumento de volume e extensão do processo.

Artigo anterior
Qual a diferença entre recapeamento e pavimentação?
Artigo seguinte
O que é vocação segundo a Bíblia?