Quais são as correntes filosóficas do Serviço Social?

Perguntado por: Maria Neves  |  Última atualização: 20. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Dentre as correntes filosóficas apropriadas pelo Serviço Social que expõem o problema da teoria e prática, nos deteremos ao positivismo e ao marxismo.

Quais são as grandes correntes de pensamentos que influenciaram o processo de reconceituação do Serviço Social?

Posteriormente discuti-se as três perspectivas que são apresentadas por Netto no processo de renovação do Serviço Social: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.

Quais as teorias influenciaram a profissão do Serviço Social?

A profissão se aproxima da tradição marxista, assimilando, num primeiro momento, os vieses do marxismo vulgar, do sincretismo e da instrumentalização, havendo o início da superação deste processo com a aproximação das fontes marxianas e de intelectuais clássicos da tradição marxista.

O que é o positivismo no Serviço Social?

O positivismo busca a harmonia e a ordem social a partir da razão, entendendo que: a fisiologia social deve estudar o homem nas suas relações sociais, que o conhecimento é estático e dinâmico (ordem e progresso) e, portanto, em a função de manter a harmonia social e promover o desenvolvimento capitalista, sendo a ...

O que é o marxismo no Serviço Social?

Trazer ao debate os "marxismos" no Serviço Social significa enfrentar deformações, distorções, extravios, derivações, revisões e reducionismos sofridos pelo pensamento de Marx no curto período em que esse diálogo foi incorporado aos conteúdos da formação profissional do assistente social.

Aulas de Filosofia 001 - Serviço Social, Filosofia e Ética.

28 questões relacionadas encontradas

Qual classe social Marx defendia?

Para Marx, há dois grandes grupos de interesse de classe contrários um ao outro: o grupo dos que possuem os meios de produção (terra, fábrica, banco, etc.), também denominado burguesia, e o grupo dos que possuem apenas sua força de trabalho, também denominado proletariado.

Qual é o filósofo mais importante para produção de conhecimento do Serviço Social?

Gramsci; Serviço Social; Produção do conhecimento.

O que é Neotomismo para o Serviço Social?

Movendo-se, ainda, sob a perspectiva do neotomismo, na qual a pessoa humana dotada de inteligência pode orientar-se e orientar os outros para o bem comum, os assistentes sociais nesse período enfatizavam o aspecto vocacional contido na atuação profissional.

Quais são as 3 principais características do positivismo?

A ordem, o rigor e o empenho pela organização são características fundamentais para a doutrina positivista. Daí deriva o lema estampado na bandeira brasileira, desenhada durante o início da era republicana no Brasil.

Qual assistente social foi influenciada pela teoria positivista?

A tendência positivista será evidenciada na primeira produção teórica do Serviço Social por Mary Ellen Richmond, mediante a aproximação às ciências sociais já constituídas com seus objetos definidos, em especial a Sociologia e a Psicologia.

Qual a corrente que influenciou o Serviço Social?

Marxismo. Resumo. O nascimento e o desenvolvimento do Serviço Social foram diretamente influenciados por algumas correntes filosóficas, que serviram como fundamentos históricos, teóricos e metodológicos para a profissão.

Quem marcou a origem do Serviço Social?

O Serviço Social, pela sua origem ligada ao movimento católico, teve como modelo do ensino o da ação profissional o Europeu, mais precisamente o franco-belga.

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social Segundo iamamoto?

IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

Quais são as três vertentes do Movimento de reconceituação do Serviço Social?

José Paulo Netto em Ditadura e Serviço Social (2007), o qual interpreta o referido movimento de reconceituação por meio de três vertentes teóricas, quais sejam: modernização conservadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura.

Quando se iniciou o Movimento de reconceituação do Serviço Social?

No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.

Quais são as vertentes do Movimento de reconceituação do Serviço Social?

Modernizadora; inspirada na Fenomenologia; Marxista. Modenizadora; Marxista; Católica. Católica; Protestante; inspirada na Fenomenologia.

Quem é o pai do positivismo?

O Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico que surgiu na Europa, mais precisamente na França, entre os séculos XIX e XX. Desenvolvida pelo pensador Auguste Comte, defendia que o conhecimento científico era a única forma de conhecimento válido.

O que é a lei dos três estados?

Lei dos Três Estágios: Ele propôs que o pensamento humano e a sociedade evoluem através de três estágios - Teológico, Metafísico e Positivo. Equilíbrio entre Ordem e Progresso: Comte acreditava na necessidade de equilibrar estabilidade social e desenvolvimento contínuo, com a ciência desempenhando um papel crucial.

Qual é a lei dos três estados?

Lei dos três estados

Comte entendia que a história do pensamento humano caminhava em estágios. Em sua filosofia da história, ele elaborou a lei dos três estados, na qual afirmava que o pensamento e o espírito humano desenvolviam-se por meio de três fases distintas: a teológica, a metafísica e a positiva.

O que é tomismo e neotomismo?

É a tentativa de fazer renascer o tomismo, o sistema filosófico de São Tomás de Aquino, no seio da modernidade. O neotomismo pretende manter, no fundamental, todas as características atribuídas à filosofia tomista, que considera representar o ponto mais elevado da escolástica medieval.

Quais são as duas teses do Serviço Social?

Carlos Montaño no livro “A natureza do Serviço Social”, apresenta duas teses sobre a natureza do Serviço Social: a perspectiva endogenista e a perspectiva histórico-crítica.

Qual foi o primeiro embasamento filosófico do Serviço Social?

É correto afirmar que o neotomismo foi o primeiro embasamento filosófico do Serviço Social brasileiro, sob forte disseminação da Igreja Católica.

Qual a influência do marxismo para o Serviço Social?

Ao adotarem o método marxista (fundado na razão dialética), tornou-se possível uma leitura critica da sociedade, e, a partir dessa leitura, encontrar as determinações que provocam as desigualdades sociais, identificando as expressões da profissão e seu objeto de trabalho.

Quais são os principais fundamentos do serviço social?

“Fundamentos do Serviço Social”, “Projeto ético-político do Serviço Social, bem como os seguintes descritores, combinados com a expressão “Serviço Social e/ou assistente social”: História; Teoria; Método; Dialético-crítico; Marxismo; Materialismo histórico; Questão social; Trabalho.

O que foi o Movimento de reconceituação?

Resumo: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.

Artigo anterior
Qual é o certo limãos ou limões?
Artigo seguinte
Qual frequência o homem deve ir ao urologista?