Quais são as contribuições da aquisição da Libras para o aluno surdo?

Perguntado por: Rui Vasco Amorim  |  Última atualização: 25. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (58 avaliações)

AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS POR SURDOS Isso resultou também no aprimoramento de metodologias como a modalidade da educação bilíngue para surdos, que favorecesse o desenvolvimento da criança surda em diferentes aspectos, como a capacidade de se comunicar e se expressar com autonomia.

Qual a importância da Libras para a educação do surdo?

Ela representa o orgulho e identidade surda, além de significar a liberdade de comunicação para as pessoas surdas e com deficiência auditiva. O direito de se comunicar na Língua Brasileira de Sinais foi obtido com muito esforço, até que em 2002 ela foi reconhecida como uma língua no Brasil, assim como o português.

Como a Libras contribui para a escolarização do aluno com surdez?

É fato, porém, que a educação bilíngue proporciona ao surdo o domínio da sua língua materna, além de permitir o acesso ao conceito de sua comunidade e formar sua identidade. Dessa forma, o surdo forma sua maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.

Qual é a importância da língua de sinais para a aquisição da linguagem por crianças surdas?

Para uma criança surda adquirir a Língua de Sinais é um processo natural, que vai permitir que ela possa se comunicar com outros surdos e ouvintes que também usam a Língua. Já para ela aprender a Língua oral não será tão importante, pois, é praticamente impossível ao surdo falar de forma natural.

Quais são os benefícios de aprender Libras?

Comunicação global e inclusiva

Com o aprendizado de Libras, você conseguirá se comunicar de forma inclusiva com essa parcela da população brasileira. Além disso, a comunicação com essas pessoas faz com que as conheça melhor, seus estilos de vida, hábitos e desafios – o que nos torna mais empáticos e nos aproxima.

A aquisição da linguagem em crianças surdas filhas de pais ouvintes

25 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da comunicação em Libras com os surdos?

A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.

Qual é o objetivo do Curso de Libras?

Objetivo Geral: Propiciar a aprendizagem da Libras aos alunos, levando-os a conhecer seus aspectos linguísticos, possibilitando assim uma formação didática inclusiva que permita aos alunos estabelecer uma comunicação básica por meio da língua de sinais com surdos. os aspectos da cultura da comunidade surda.

O que o surdo aprende primeiro?

Conclui-se que para ocorrer à alfabetização de um aluno surdo, é necessário que este primeiramente aproprie-se da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para facilitar a aprendizagem de sua segunda língua, a Língua Portuguesa.

Qual a importância da Libras para inclusão?

- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.

Como a Libras facilita a comunicação?

Na linguagem em libras cada letra do alfabeto tem seu sinal próprio, que é representado com um movimento diferente das mãos. Dessa forma, as pessoas decoram esses sinais e conversam escrevendo as palavras no ar, letra por letra.

Qual a importância da Libras para o aluno surdo é seu processo de ensino-aprendizagem?

Principalmente com o aluno surdo, que depende da língua brasileira de sinais LIBRAS, para o ensino aprendizagem. Além do intérprete que é a ponte de comunicação entre o surdo e o ouvinte, (e por vezes esse profissional não está inserido na escola) dando possibilidades de comunicação entre professor e aluno surdo.

Qual a importância da Libras na alfabetização do aluno surdo?

Um dos processos mais importantes na alfabetização de alunos surdos é o percurso semiótico, que é o estudo de signos ou significações, já que entendemos que a Língua Brasileira de Sinais são signos com significados e estes fazem com que pessoas surdas possam se comunicar e viver em sociedade.

Qual a importância de ensinar Libras na escola?

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.

O que é a Libras e qual a sua importância para a comunidade surda e também para os estudos linguísticos?

Libras é a abreviação de Língua Brasileira de Sinais. A língua de sinais também é conhecida como língua gestual, pois utiliza as mãos e os dedos, em substituição à língua, para se comunicar. É por meio dela que as pessoas surdas, ou com deficiência auditiva, se comunicam entre si e com o mundo.

Qual a importância do ensino da Libras para os alunos ouvintes?

De acordo com as pesquisas apresentadas neste trabalho, verificamos que, de fato, o ensino de Libras para estudantes ouvintes é um dos meios para se promover a inclusão de surdos nas escolas comuns e na sociedade.

Qual a importância da Libras e da educação Bilíngue para os surdos?

O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.

Qual a importância da Libras no Contexto Escolar Inclusivo para um aluno surdo?

Comunicação efetiva

Isso permite que os estudantes surdos participem ativamente das atividades escolares, compreendam as instruções, expressem suas ideias e se engajem plenamente nas discussões em sala de aula. A comunicação facilitada pela Libras contribui para um ambiente inclusivo e igualitário.

Qual a importância da inclusão dos surdos na sociedade?

Abordando a forma de comunicação por sinais, além de qualificar a destreza e cognição de deficientes auditivos, abrange portas para um outro patamar de linguagem a ponto de proporcionar um acesso a vida num todo, assim como o conhecimento do seu próprio ser.

Qual a importância dos estudos surdos para a comunidade surda?

Isso oferece mais visibilidade, representatividade e reconhecimento à comunidade surda, inclusive no mundo dos ouvintes. Caracterizar e conhecer a cultura surda ainda é essencial para aumentar o respeito e diminuir o preconceito sobre o modo de vida e interação desse grupo.

O que é a Libras e qual é a sua importância?

Libras é um acrônimo para Língua Brasileira de Sinais. A língua de sinais também é chamada de língua gestual porque usa as mãos e os dedos em vez da voz para se comunicar. É por meio dessa língua que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva se comunicam entre si e com o mundo.

O que os profissionais de Libras Podem proporcionar aos alunos?

Ter o conhecimento da língua de sinais proporciona ao educando uma nova perspectiva de aprendizagem, pois é através do conhecimento da LIBRAS que o aluno pode ser alfabetizado e compreender a leitura e a escrita como processo facilitador da aprendizagem em relação ao português, "a língua de sinais vai ser adquirida por ...

Como se dá a aquisição de linguagem na educação de surdos?

A aquisição da Língua de Sinais pelos surdos ocorre de forma semelhante a aquisição de língua oral pelos ouvintes. Inicialmente os surdos vão adquirir a L2 até conseguirem internalizar as regras de sua língua. Porém,isto só acontecerá naturalmente se o surdo tiver contato com os seus pais.

O que é a Libras e a importância para sua formação académica e profissional?

Libras começou a ser considerada como um meio legal de comunicação e expressão a partir da lei nº 10.436. E o decreto nº 5.626 regulamenta a lei, validando o direito do surdo. Você aprenderá a pensar não só verbalmente, mas também visualmente e com mais rapidez.

Qual é o papel do intérprete de Libras?

O trabalho do tradutor intérprete na sala de aula, vai além do simples papel de transmitir o diálogo entre professor e aluno; ele envolve uma atuação responsável e parceira do professor, onde ambos compreendam que precisam trabalhar juntos e um não promove aprendizagem no aluno sem o outro.

Quais as principais metodologias usadas no ensino de Libras?

São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

Artigo anterior
O que é motor Jet Flex?
Artigo seguinte
Vai ter os 400 em janeiro 2022?