Quais as características da cultura da convergência?
Perguntado por: Leandro Amorim Andrade | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)
O conceito de Cultura da Convergência, criado por Henry Jenkins, refere-se a três fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa, e a inteligência coletiva.
Quais são os tipos de convergência?
- 3.1 Convergência de redes. 3.1.1 Convergência fixo-móvel.
- 3.2 Convergência de serviços.
- 3.3 Convergência de terminais.
Quais os 3 conceitos que fundamentam o tripé na definição da cultura da convergência de Henry Jenkins?
Jenkins fundamenta seu argumento em um tripé composto por três conceitos básicos: convergência midiática, inteligência coletiva e cultura participativa.
O que significa participação na cultura da convergência?
Cultura participativa
Nessa convergência de mídias, o consumidor garante mais poder de participar até da construção de novos conteúdos. Um exemplo é quando reality shows utilizam de plataformas digitais de votações para que o espectador sinta efetivamente que fez parte das decisões e do futuro dos jogadores.
São exemplos de convergência de mídias?
Exemplo disso é o uso crescente das redes sociais, blogs e aplicativos por meio dos dispositivos móveis.
5 Conceitos de Henry Jenkins - Cultura da Convergência
Quais os conceitos de convergência?
substantivo feminino Condição do que caminha para o mesmo ponto ou objetivo: convergência de opiniões. Qualidade do que é capaz de convergir, dirigir-se para um ponto comum. Ação ou efeito de convergir, tender para um ponto em comum.
Qual o conceito de convergência?
1. Disposição de linhas, raios luminosos ou eléctricos que se dirigem para o mesmo ponto. 2. [Figurado] Tendência de várias coisas para se fixarem num ponto ou se identificarem.
O que é cultura de participação?
A Cultura da Participação concentra-se em descrever o tempo livre que os indivíduos têm para se envolver em atividades colaborativas dentro de novas mídias.
Como Jenkins define a cultura da convergência também conhecida como cultura participativa?
Conforme Henry Jenkins afirma em seu livro Cultura da convergência, a noção de cultura participativa é um contraste com a passividade dos meios de comunicação mais tradicionais que produzem conteúdo para os espectadores.
Quais são pontos importantes e que devem ser destacados na convergência digital?
A convergência digital irá no futuro ampliar as possibilidades de trabalho dos profissionais de informática, com a criação de novos campos e tecnologias que hoje em dia não existem, o grande aumento de dados que esse fenômeno vai gerar, vai requerer também um aumento dos serviços de segurança como por exemplo o ...
Qual a diferença entre convergência e divergência?
Convergência e Divergência
Como visto, a divergência remete a ideia de separação, distinção ou conflito entre duas ou mais partes. Por outro lado, convergência é a identificação, concordância e semelhança entre dois ou mais aspectos.
O que significa convergência midiática?
Convergência Midiática é um conceito desenvolvido por Henry Jenkins e designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto. Assim os outros tipos de mídia podem ser encontrados na internet.
Qual é o papel dos consumidores de produtos midiáticos na cultura da convergência?
Consumidores estão aprendendo a utilizar as diferentes tecnologias para ter um controle mais complexo sobre o fluxo da mídia e para interagir com outros consumidores. As promessas desse novo ambiente midiático provocam expectativas de um fluxo mais livre de ideias e conteúdos.
O que é convergência Segundo Jenkins?
O conceito de Cultura da Convergência, criado por Henry Jenkins, refere-se a três fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa, e a inteligência coletiva.
O que é convergência de rede dados voz e imagem?
Estes novos sistemas de comunicação trazem a convergência, que nada mais é do que a unificação do sistema de transmissão (da infraestrutura de redes) de dados, voz e imagem, conseguindo assim em um único equipamento para transmitir dados, voz e imagem, e com isto traz uma redução de custo para as empresas de ...
Qual o maior benefício da convergência das categorias de comunicação?
Maior produtividade
A comunicação está no centro das atividades colaborativas de qualquer organização, e a falta dela pode prejudicar diretamente os negócios. Ao investir na convergência tecnológica de suas ferramentas, existe maior possibilidade de troca de informações, aumentando a produtividade geral da empresa.
Como surgiu a cultura da convergência?
Cultura da Convergência é um termo desenvolvido por Henry Jenkins em livro homônimo publicado em 2009 pela Editora Aleph. O termo pode ser relacionado a três fenômenos: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva.
Como construir uma cultura participativa?
- comece com avaliações a respeito da opinião dos colaboradores. ...
- abra os canais de comunicação e estimule o engajamento dos colaboradores. ...
- convide a gestão a envolver os membros de sua equipes na tomada de decisão;
- aprofunde-se no conhecimento de cada profissional.
Quem é Jenkins?
Henry Jenkins (Atlanta, 4 de junho de 1958) é um norte-americano estudioso dos meios de comunicação. Ele é considerado “um dos pesquisadores da mídia mais influentes da atualidade”. ... Atualmente, Jenkins atua como professor de Comunicação, Jornalismo e Artes Cinematográficas na University of Southern California.
Como a sociedade participa da cultura?
Cada pessoa pertencente a uma determinada nação agrega valores culturais, os quais a levarão a fazer ou expressar-se de forma específica. Esse mecanismo de adaptação é um dos principais elementos da cultura, e torna-se ainda mais importante quando se alia ao fator cumulativo.
O que é a cultura midiática?
Cultura midiática tem a ver com determinada visão de mundo, com valores e comportamentos, com a absorção de padrões de gosto e de consumo, com a internalização de "imagens de felicidade" e promessas de realização para o ser humano, produzidas e disseminadas no capitalismo avançado por intermédio dos conglomerados ...
O que é convergência no carro?
Convergência e divergência: convergência é o fechamento das rodas dianteiras em relação à sua trajetória (as rodas apontam para o lado de dentro do veículo), já a divergência é o contrário (as rodas apontam para o lado de fora).
Quais apresentam convergência evolutiva?
Um excelente exemplo de convergência evolutiva é o das asas dos morcegos e aves. Ambas as asas desempenham a mesma função, ou seja, o voo, porém, possuem origens evolutivas diferentes. Aves, répteis e mamíferos têm um ancestral comum que viveu há milhões de anos.
O que é convergência e irradiação adaptativa?
Na irradiação adaptativa, um ancestral comum resolve colonizar ambientes diferentes. Na convergência adaptativa, trabalha-se com ancestrais diferentes que formam indivíduos que sofrem a mesma seleção natural.
O que é uma transmídia?
Podemos definir Transmídia de forma clara e objetiva como a transmissão de uma mensagem ou história através de várias mídias, onde o foco na verdade é a história a ser transmitida. ... O conceito de transmídia foi criado há alguns anos e tem cases bem sucedidos em várias partes do mundo.
Qual é a pulseira mais cara do mundo?
Quantos baldes de areia e cimento para reboco?