Como se caracteriza o dolo eventual?

Perguntado por: Mariana Luna Amorim de Nogueira  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (49 avaliações)

O dolo eventual pode ser caracterizado pela “indiferença”, pois o sujeito mentaliza o evento e pensa “para mim é indiferente que ocorra, tanto faz, dane-se a vítima, pouco me importa que morra.

Como caracterizar dolo eventual?

No dolo eventual o autor não quis agir ou se omitir para atingir um determinado resultado, mas conhecia e assumiu o risco do resultado não pretendido inicialmente, já que, se sua intenção fosse atingir esse resultado, o dolo seria direto e não o eventual.

O que é dolo eventual exemplo?

O que é homicídio com dolo eventual? Então, o homicídio com dolo eventual é aquele no qual você sabe que sua conduta poderá acarretar na morte de alguém. Entretanto, não a muda, assumindo o risco de matar. Por exemplo, você decide praticar “racha” de carro no centro de uma cidade bastante movimentada.

Quando configura dolo eventual?

O dolo é eventual quando o agente inclui o resultado possível, de forma indiferente, como resultado da ação que decide realizar, assentimento em sua realização, que confia possa dar. Diante de um resultado nocivo possível o agente arrisca e prefere agir, admitindo e não lhe repugnando assim a ocorrência do resultado.

Como provar dolo eventual?

Se um terceiro diz para o motorista (que está participando de um racha) que ele pode matar pessoas e ele diz que “se matar, matou”, “se morrer, morreu”, sem sombra dúvida está comprovado o dolo eventual.

Diferenças entre Dolo Eventual e Culpa Consciente

18 questões relacionadas encontradas

Qual o artigo do dolo eventual?

O art. 18, I do Código Penal preceitua que comete crime na modalidade dolo eventual quando o agente “assume o risco de produzi-lo (o resultado lesivo)”. (BRASIL, 1940), entendendo-se por assumir o risco o agente que conhece do risco e lhe é indiferente.

Quando o crime é considerado doloso?

Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado. A definição de crime doloso está prevista no artigo 18, inciso I do Código Penal, que considera como dolosa a conduta criminosa na qual o agente quis ou assumiu o resultado.

O que poderá caracterizar dolo eventual em crime praticado na condução de veículo automotor?

Nesse tom, o dolo eventual se caracterizaria quando o agente, ciente do risco que sua conduta gera para terceiros, decide continuar seu intento sem se importar com a possível ocorrência do resultado.

O que diz o artigo 18 do Código Penal?

Parágrafo único - Salvo os casos expressos em lei, ninguém pode ser punido por fato previsto como crime, senão quando o pratica dolosamente.

Quando dirigir embriagado vira crime de trânsito?

306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência: Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

O que é homicídio com dolo eventual?

O homicídio com dolo eventual é aquele no qual a pessoa prevê que suas atitudes podem resultar na morte de outra. Contudo, mesmo assim, prossegue com a ação, assumindo o risco de matar. Então, o homicídio doloso é aquele em que existe o dolo. Ou seja, você tem a intenção de matar.

Quais são os tipos de dolo?

O dolo direto ou determinado configura-se quando o agente prevê um resultado, dirigindo sua conduta na busca de realizá-lo. Já no dolo indireto ou indeterminado, o agente, com a sua conduta, não busca resultado certo e determinado. O dolo indireto possui suas formas, quais sejam, dolo alternativo e dolo eventual.

O que é culpa consciente exemplos?

A culpa consciente ocorre quando a pessoa sabe que há um risco, mas acha que esse risco não vai se materializar porque ela é muito boa no que faz ou por qualquer outro motivo. Algo como 'eu sei que é perigoso, mas eu sou tão bom que nada vai acontecer'.

Qual o entendimento dos tribunais superiores acerca do dolo eventual em homicídios ocorrido no trânsito?

Desta maneira, aplicado o dolo eventual, o crime deixa de ser tratado pelo CTB, que não admite crimes dolosos, e passa a ser imputado ao agente o homicídio doloso, do artigo 121 do CP, cumulado com o artigo 18, I, ou, a lesão corporal seguida de morte, prevista pelo artigo 129, § 3º, do mesmo diploma.

O que acontece se vc atropela uma pessoa?

170 do CTB), com multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação. Impende salientar que o pedestre também pode cometer infração de trânsito, de acordo com o art. 254 do CTB.

Qual é a diferença entre dolo e culpa?

Quando alguém quer cometer um delito ou assume o risco de cometê-lo, ele estará agindo dolosamente. Mas se ele cometeu o crime apenas por negligência, imprudência ou imperícia, ele estará agindo culposamente.

Quando o agente deu causa ao resultado por imprudência negligência ou imperícia conforme o artigo 18 II do CP se diz que o crime é?

18, II, do CP, que define como culposo o crime “quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia”.

Quando o agente não puder ser punido?

Quando o agente não puder ser punido por fato previsto como crime doloso, ele será enquadrado na conduta culposa similar. ... Pratica crime culposo o agente que quis o resultado e deu causa por meio de imprudência ou negligência.

Qual é a pena para homicídio doloso?

Conforme a definição atual, o crime doloso ocorre quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. ... Atualmente, os crimes culposos têm pena inferior. No caso de homicídio simples, por exemplo, a pena é de 6 a 20 anos de reclusão se for doloso e de 1 a 3 anos de detenção se for culposo.

É admissível homicídio doloso de trânsito desde que o dolo seja eventual?

1. Admissível, em crimes de homicídio na direção de veículo automotor, o reconhecimento do dolo eventual, a depender das circunstâncias concretas da conduta.

Quais são os tipos de crime de trânsito?

Quais infrações configuram um crime de trânsito?
  • (1) Praticar homicídio culposo na direção do veículo automotor. ...
  • (2) Praticar lesão corporal culposa na condução do veículo. ...
  • (3) Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar socorro à vítima. ...
  • (4) Afastar-se do veículo do local do acidente.

Qual o ponto coincidente entre as condutas perpetradas com culpa consciente ou dolo eventual?

e) quando o agente pratica uma ação e causa um resultado mais grave que pretendido. 1) Qual o ponto coincidente entre as condutas perpetradas com culpa consciente ou dolo eventual? ... c) ​​​​Em ambas o elemento subjetivo da conduta é a culpabilidade.

O que é crime doloso exemplo?

Explicando melhor, se a pessoa quer praticar o crime e de fato pratica, ele comete um crime doloso, ou seja, com a intensão de praticar a conduta tida como delituosa, exemplo “matar alguém”.

Quais são os crimes hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. ... 223, caput e parágrafo único), epidemia com resultado morte (art. 267, § 1º), envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal, qualificado pela morte (art.

Quais os tipos de crime culposo?

São exemplos de atos que podem ocasionar crime culposo: ultrapassagem proibida, excesso de velocidade, trafegar na contramão. Já a negligência ocorre por falta de uma ação. O crime culposo por negligência consiste em deixar de tomar determinado cuidado obrigatório antes de realizar determinada ação.

Artigo anterior
Como trazer amor de volta ainda hoje?
Artigo seguinte
Quais as características do sistema de agricultura extensiva?