Quais são as contas que compõem o Ativo Circulante?

Perguntado por: Rodrigo Fernando Gomes Fonseca Domingues  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

Quais as contas do ativo circulante e não circulante?

Qual a diferença entre essas categorias de ativos? ... Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

Quais são as contas que compõem o passivo circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Como identificar o ativo circulante?

Para saber o quanto a empresa possui de ativo circulante, deve-se somar os seguintes itens: dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos – valores esses que aparecem no Balanço Patrimonial da organização.

São exemplos de Contas do subgrupo ativo circulante?

São exemplos de contas do subgrupo ativo circulante: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras e Estoques.

Contas que compõe e ativo circulante

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os subgrupos do ativo?

O ativo não circulante é composto por quatro subgrupos de ativos, agrupando-os em tipos de bens, dentre eles estão: Realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Quais são os subgrupos do ativo não circulante?

Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

O que é considerado ativo circulante?

O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.

Como calcular o ativo circulante e o passivo circulante?

Existe uma relação importante entre as somas de ativo circulante e passivo circulante, e essa relação acontece da seguinte forma: Soma de ativo circulante maior do que a soma de passivo circulante: A empresa apresenta recursos para cumprir com suas obrigações de curto prazo.

Qual a fórmula do CCL?

O cálculo para determinar o CCL é muito simples, e é realizado através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Vale lembrar que também é muito importante observar o índice de capital de giro.

Quais as contas do Passivo Não Circulante?

Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.

Quais são as contas classificadas no passivo não circulante?

Passivo não circulante
  • Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
  • Debêntures à pagar;
  • Fornecedores de equipamentos de grande porte.
  • Empresas controladas;
  • Provisão para imposto de renda diferido;
  • Financiamentos (LP) a longo prazo;
  • Fornecedores (LP);
  • Provisão de contingência trabalhista;

Qual a característica das contas classificadas no passivo circulante?

Basicamente, o passivo circulante diz respeito às obrigações financeiras do empreendimento. ... Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios.

Como calcular o total do ativo?

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

Como calcular o CGL?

Sendo assim, há uma fórmula simples : CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).

Como se calcula o ativo e o passivo de um balanço patrimonial?

E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.

O que corresponde ao ativo não circulante?

Mas o que é Ativo Não Circulante? ... Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis. Ter a ciência sobre esse assunto é extremamente importante.

O que é ativo circulante líquido?

O P/Ativo Circulante Líquido representa a relação entre o preço da ação de uma companhia dividido pelos seus Ativos Circulantes Líquidos e os seus passivos. ... Já Ativo Circulante Líquido, também conhecido como Capital de Giro, representa essa quantia após o pagamento de despesas e outros gastos do período.

Quais são os grupos e subgrupos do ativo no balanço patrimonial?

O que é ativo e seus critérios de classificação

6404/76. De acordo com essa lei, o ativo é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: ativo circulante e ativo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do ativo, são o grau de liquidez e o ciclo operacional da entidade.

Quais os grupos e subgrupos do balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Qual conjunto de contas é classificado no circulante?

Para uma indústria, o conjunto de contas classificado no Ativo circulante compreende: Fornecedores, Caixa, Bancos com Movimento, Estoque.

Quantos e quais são os grupos em que se divide o ativo?

§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.

Quais são os subgrupos do passivo?

No Passivo as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
  • Passivo Circulante;
  • Passivo Não Circulante; e.
  • Patrimônio Líquido, dividido em: (i) Capital Social; (ii) Reservas de Capital; (iii) Ajustes de Avaliação Patrimonial; (iv) Reservas de Lucros; (v) Ações em Tesouraria e; (vi) Prejuízos Acumulados.

Quais são os subgrupos do PL?

O Patrimônio Líquido – PL – é composto pelos subgrupos patrimônio/capital, reservas, lucro ou prejuízos acumulados e ajustes de avaliação patrimonial. Em termos monetários, o PL reflete a situação patrimonial líquida, ou seja, representa a diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real.

Quais os itens que podem ser classificados no passivo?

Exemplos de passivos circulantes:
  • duplicatas a pagar (fornecedores);
  • empréstimos bancários;
  • impostos a pagar;
  • contribuições a recolher;
  • provisão para imposto de renda;
  • provisão para contribuição social;
  • provisão para férias;
  • provisão para o décimo terceiro salário;

Artigo anterior
Quem são os principais organismos produtores nos ambientes aquáticos?
Artigo seguinte
O que regula o metabolismo?