Quais são as conjunções de tempo?

Perguntado por: Rita Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (29 avaliações)

As conjunções temporais são aquelas que indicam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo: Quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que).

Quais as conjunções de tempo?

Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

Como identificar uma conjunção coordenativa?

Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa. A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo: Ele venderá brinquedos ou revistas.

Conjunções HD

45 questões relacionadas encontradas

O que é uma conjunção exemplos?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

O que é conjunção exemplos em frases?

Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical. Veja o exemplo de conjunções ligando duas frases e duas palavras: Comprei um vestido e uma saia; Queria comprar um vestido, mas estava sem dinheiro.

São conjunções concessivas?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

Quais as conjunções que existem?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Quais são as conjunções adverbiais?

As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.

O que pode ser conjunção?

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

O que é conectivo de tempo?

Conectivos de relação temporal

Esses conectivos indicam o tempo de desenvolvimento da ação mencionada. Conectivos: Quando, antes que, depois que, até que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, ao mesmo tempo que.

São conjunções consecutivas?

As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc. Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.

O que é uma conjunção conclusiva?

Conjunções coordenativas conclusivas

Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.

Como fazer conjunção?

Conjunções Conformativas: conforme, como, segundo, consoante, etc.; Conjunções Consecutivas: que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que, etc.; Conjunções Finais: para que, a fim de que, porque (=para que);

O que é conjunção no texto?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Como saber qual conjunção usar?

São conjunções causais: porque, como, que. Exemplo: “Como fiquei doente, não pude ir à aula.” – Concessivas: Introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, mas sem impedir sua realização. São conjunções concessivas: ainda que, embora, mesmo que, por mais que, apesar de que.

O que que é conjunção?

Conjunções formam a classe de palavras que estabelecem relações de sentido entre elementos da oração. Podem ser classificadas como coordenativas ou subordinativas. As conjunções são classificadas de acordo com a relação que estabelecem entre os elementos que elas conectam.

O que é preposição é um exemplo?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Quais são as três finalidades das conjunções?

Entenda o que é uma conjunção e como ela relaciona duas orações ou dois termos que aplicam a mesma função sintática em uma frase. Veja as diferenças entre conjunção de finalidade, de oposição e de causa.

Como classificar as conjunções?

As conjunções são classificas em dois grupos: coordenativas e subordinativas.
...
Conjunções Subordinativas
  1. Conjunções Integrantes. ...
  2. Conjunções Causais. ...
  3. Conjunções Comparativas. ...
  4. Conjunções Concessivas. ...
  5. Conjunções Condicionais. ...
  6. Conjunções Conformativas.

Como são classificadas as conjunções coordenativas?

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

Como saber se a oração é coordenada ou subordinada?

Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.

Artigo anterior
Como gerar DARF parcelamento IRPF?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de doenças na garganta?