O que é a venda consultiva?

Perguntado por: Leticia Bárbara Moreira Lima Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
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A venda consultiva é um tipo de vendas no qual o vendedor atua também como um consultor. Mais do que vender custe o que custar, o profissional ouve o possível cliente, entende suas necessidades e procura, em conjunto, a solução mais adequada.

Qual o foco principal da venda consultiva?

Venda consultiva é como uma espécie de consultoria comercial. Nessa técnica de vendas, o vendedor faz o papel de consultor. Em vez de simplesmente “empurrar” o produto a qualquer custo, ele compreende o que o cliente precisa, analisa como pode ajudar e se dispõe a encontrar a solução adequada.

Quais as características da venda consultiva?

Nas vendas consultivas, o vendedor faz a função de consultor. Em vez de apenas “empurrar” o serviço ou produto a qualquer custo ao cliente, ele entende o que a pessoa procura, analisa de que maneira pode ajudá-la e se dispõe a encontrar a solução correta.

São etapas da venda consultiva?

Os 5 passos da venda consultiva são, basicamente: Fazer a preparação através de uma pesquisa aprofundada. Captar e qualificar o potencial cliente. Apresentar a solução.

O que é um atendimento consultivo?

Atendimento consultivo é aquele em que o agente ocupa o papel de consultor. Seu objetivo é garantir que a solução da empresa seja exatamente o que o cliente precisa naquele momento e resolva suas dores.

O Que é Venda Consultiva?

18 questões relacionadas encontradas

O que é atendimento pró ativo?

O Atendimento ao Cliente proativo apresenta a oportunidade de atender e superar as expectativas do cliente, fortalecer o relacionamento com o cliente e aumentar o valor de seus clientes por meio de seus negócios e de sua defesa.

Quais são os tipos de vendas?

Conheça os 5 principais tipos de vendas mais utilizados nas...
  1. Venda direta. Na venda direta, os produtos ou serviços são oferecidos ao consumidor sem qualquer intermediário. ...
  2. Venda consultiva. ...
  3. Venda corporativa. ...
  4. Venda casada. ...
  5. Venda consignada.

Como ser um vendedor Consultivo?

São muitas as características de um vendedor consultivo: ele precisa ser altamente qualificado, ter grandes conhecimentos gerais e de produto, ser educado, confiável, agradável, honesto, estar sempre disposto a buscar informações detalhadas, ter feeling para entender as pessoas, capacidade de dialogar e de questionar o ...

O que é a venda cruzada?

O que é venda cruzada (cross-sell)?

A venda cruzada é uma técnica de venda usada para convencer um cliente a gastar mais comprando um produto relacionado ao que ele já comprou.

Quais os benefícios da venda consultiva?

Quais as vantagens da venda consultiva?
  • Clientes mais satisfeitos. Clientes que adquiriram a solução de que estavam precisando vão utilizá-la e, certamente, obter bons resultados com ela. ...
  • Menos cancelamentos. ...
  • Mais indicações. ...
  • Aumento do ticket médio. ...
  • Prospecção. ...
  • Qualificação. ...
  • Apresentação. ...
  • Negociação.

O que o vendedor deve ter em mãos para realizar uma boa venda consultiva?

O segredo de uma boa venda consultiva é simples: ela deve transparecer tudo para o cliente, menos a ideia de que você quer vender algo para ele.

Quais são as etapas do diálogo consultivo?

Quais são as etapas das vendas consultivas
  1. Prospecção. Prospectar é identificar pessoas que podem precisar da solução vendida e desejá-la: procurar por potenciais clientes. ...
  2. Qualificação. ...
  3. Apresentação. ...
  4. Negociação. ...
  5. Efetivação. ...
  6. Pós-venda, o gerenciamento do sucesso do cliente.

O que faz um agente de prospecção?

Prospecção de clientes. Estudar o cliente antes de entrar em contato. Ligar, enviar e-mail ou usar outras mídias (como WhatsApp e LinkedIn, por exemplo) para se comunicar com os clientes. Qualificar os leads durante esses contatos (isto é, saber se realmente têm o perfil de cliente ideal)

Quais as principais atitudes que um bom vendedor precisa desenvolver?

Quais as qualidades de um bom vendedor
  • #1. Busca de oportunidades. ...
  • #2. Persistência. ...
  • #3. Lealdade. ...
  • #4. Riscos calculados. ...
  • #5. Eficiência. ...
  • #6. Comprometimento. ...
  • #7. Busca de informações. ...
  • #8. Contar histórias.

O que é promoções combinadas e cruzadas?

Vendas Cruzadas é uma estratégia de venda que consiste em sugerir produtos complementares a partir de uma primeira compra. Por exemplo, se seu cliente comprou uma passagem aérea, ofereça para ele um hotel. Assim, você busca aumentar o ticket-médio e aproveitar melhor o público já cativo da empresa.

O que é uma venda indireta?

A venda indireta acontece quando uma empresa usa os serviços de outra para chegar até o consumidor. Isso significa que existem canais de distribuição, ou seja, intermediários no processo. É o caso, por exemplo, dos supermercados, que compram produtos de várias marcas para repassar aos seus clientes.

O que é uma venda ampliada?

Quando vendemos a mesma linha de produto em maior quantidade para um mesmo cliente, estamos praticando venda ampliada (up selling). Sua empresa depende do bom volume de vendas, mas precisa que você vendedor tenha equilíbrio na hora de mapear oportunidades.

Quais são os 3 modelos de vendas?

Os três principais são: Self Service Sales, Inside Sales e Field Sales. Confira a seguir, o que é e como funciona cada um deles.

Quais são os tipos de técnicas de vendas?

11 melhores técnicas de vendas para aplicar já
  • Conheça o produto com detalhes. ...
  • Venda uma solução, e não um produto. ...
  • Exercite a escuta ativa. ...
  • Flexibilize o discurso de vendas. ...
  • Mantenha o foco na verdade. ...
  • Crie pontos de sintonia com o consumidor. ...
  • Use gatilhos mentais para estimular a compra. ...
  • Alie marketing e vendas.

O que é venda receptiva e ativa?

No que diz respeito à venda, trata-se de um tipo muito eficaz para alcançar clientes que precisam de determinado produto ou serviço, mas não tomam a iniciativa de ligar para comprar. Já no telemarketing receptivo, a empresa recebe a ligação de um cliente que está disposto a comprar e que foi motivado pela propaganda.

O que é uma atitude reativa?

A avaliação de risco reativa é quando os eventos indesejados já aconteceram, gerando principalmente danos e lesões mais sérias, e só então buscamos investir na identificação das suas causas, a fim de adotar as melhores medidas capazes de evitar e/ou diminuir as probabilidades que de que ocorram novamente.

O que deve garantir as ações de controle Pró-ativas e reativas?

Proativo é aquele que está sempre na frente, já antecipa os problemas e as soluções. O reativo espera acontecer e ainda coloca a culpa em terceiros. A equipe proativa sabe que os resultados dependem dela, administra bem seu tempo, cumpre com as suas obrigações e ainda tem tempo para cuidar dos seus afazeres pessoais.

Como ser proativo no relacionamento?

As principais maneiras da mulher estimular a sua proatividade são: Valorizar o que deve ser feito. Sentir-se importante quando está fazendo coisas importantes. Buscar a convivência com pessoas igualmente ou mais proativas, pois elas a ajudarão a vencer gradualmente seus possíveis condicionamentos ainda reativos.

O que é trabalho de prospecção?

De maneira simplificada, prospecção significa ir atrás do seu potencial cliente – que também pode ser conhecido como prospect. Anúncios e inbound marketing, por exemplo, são diferentes de prospecção ativa. No primeiro, o departamento de marketing cria anúncios com o objetivo de atingir potenciais clientes.

O que é prospecção e como fazer?

Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.

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