Quais são as complicações tardias de uma fratura?

Perguntado por: Paulo Paiva de Fernandes  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

Entre as complicações tardias, pesquisou-se: edema residual, tendinite dos fibulares, artrose, osteomielite com ou sem retirada da placa, osteodistrofia e consolidação viciosa.

Quais são as fases da consolidação de uma fratura?

A consolidação de fratura ocorre em três fases intima-mente integradas e seqüenciais: 1) inflamatória, durante a qual o tecido necrótico é removido; 2) reparatória, quando a rápida síntese de nova matriz ocorre; e 3) remodelação, na qual a desorganizada matriz da fase de reparo sofre processo de maturação, ...

O que quer dizer sequela de fratura?

Consideramos como seqüelas as deformidades e alterações de mobilidade ou sensibilidade que permaneceram após a conclusão do tratamento da fratura. A avaliação das seqüelas foi baseada em critérios clínicos e radiográficos.

Quais são os tipos de classificação de fraturas?

As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto.

Quando uma fratura não consolidada?

Resumidamente, uma fratura não consolidada é quando uma fratura ainda não se cicatrizou totalmente. Quando osso está quebrado, o corpo acaba criando uma inflamação entre as bordas quebradas – também conhecidas como calo ósseo – que funcionam como trilha para o crescimento e remodelamento do osso.

Complicações de Fratura com o Doutor João Victor da Silveira Möller | Dica do Especialista #19

23 questões relacionadas encontradas

O que acontece se o osso não colar?

Isso é, uma falha na consolidação óssea, na qual ocorre a formação de uma cartilagem e uma ”nova articulação”. Ou seja, o osso nunca irá cicatrizar e é formado um tecido cartilaginoso no meio do osso, causando prejuízo na função.

Como saber se a fratura está consolidada?

A princípio pode-se dizer que o seu osso consolidou (colou) clinicamente quando existe uma melhora da dor parado e em movimento, quando não tem dor ao encostar no local fraturado, quando se movimenta o local que tinha fratura e você não sente o movimento entre os ossos.

Qual a classificação das lesões em ferimentos e fraturas?

Três tipos de fraturas eram identificados: o daquelas secundárias à exposição através do fragmento que perfura a pele, ou seja, de baixa energia (tipo I); o daquelas secundárias a trauma externo de baixa energia que expõe o osso no local da violência, produz ferimento limitado (tipo II); e o daquelas mais graves, em ...

Quando podemos classificar uma fratura como exposta?

Fratura exposta é toda aquela em que ocorre comunicação do seu foco com o meio externo contaminado com germes. Não é necessariamente exposição para o exterior mas, também, para cavidades contaminadas, como a boca, o tubo digestivo, vias aéreas, vagina e ânus.

Quanto tempo leva para osso se regenerar *?

Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos.

Quanto tempo demora para regenerar o osso?

O tempo de recuperação total de uma fratura pode ser 20 dias a 6 meses ou mais, dependendo da idade e capacidade de recuperação da pessoa.

O que fazer quando o osso calcificado errado?

O tratamento padrão ouro para a pseudartrose é a cirurgia. O procedimento varia de acordo com a lesão e com a avaliação do médico ortopedista, mas, entre as medidas, pode ocorrer o realinhamento da região, o uso de implantes (hastes, placas) e também o enxerto ósseo para prover a vascularização necessária.

Quais são os tipos de consolidação óssea?

A consolidação do osso pode ocorrer de uma forma direta ou indireta, que consiste tanto na formação óssea intramembranosa ou endocondral.

Quanto tempo leva para o osso colar?

8) Em até duas semanas, o calo, formado também por tecido fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso. Em seis semanas, a fissura desaparece. 9) A fase seguinte, que pode durar meses, é a da consolidação, quando ocorre a calcificação do osso.

Quais são as características de uma fratura aberta?

Fraturas abertas, também chamada de expostas, são aquelas em que há o contato do foco da fratura com o meio externo, podendo culminar desde em lesões puntiformes até fraturas extensas, como no esmagamento.

Qual a classificação do osso fraturado?

A classificação mais comum é a que delimita as fraturas expostas e fechadas: Fratura exposta: o osso quebrado lesionou a pele e está exposto ao ambiente; Fratura fechada: a pele fica intacta, ou seja, o osso não fica exposto ao ambiente.

O que é considerado fratura?

Uma fratura é uma rachadura ou quebra de um osso. A maioria das fraturas resulta de uma força aplicada ao osso. As fraturas geralmente resultam de lesões ou esforço excessivo.

Como devemos classificar as feridas?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

Quais são os conceitos de primeiros socorros?

Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a ...

Qual o conceito de luxação?

A luxação se refere à perda da congruência articular entre dois ossos. Em outras palavras, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção. Os termos populares mais comuns para esta lesão são que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”.

O que significa fratura em consolidação?

O tempo de consolidação das fraturas consiste no período em que a estrutura óssea leva para formação do calo duro, estando envolvidos processos biológicos que levarão à reparação óssea. Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

Por que leva meses para que uma fratura consolide?

Quanto tempo em média algumas fraturas demoram para colar

Alguns ossos podem demorar mais para colar devido a sua irrigação sanguínea. É o caso como o osso do escafóide (que fica no punho). Ele pode demorar até 4 meses para colar.

Como saber se o osso está fora do lugar?

Os sintomas de um osso deslocado podem incluir inchaço, hematomas e dor. Quando ocorre uma luxação, muitas vezes você poderá ver o osso "fora de lugar".

O que acontece se não cuidar de uma fratura?

Não seguir as indicações do médico ortopedista significa tornar a fratura em um problema mal curado. Um dos problemas que pode ocorrer, por exemplo, é a pseudartrose que é a criação de uma falsa articulação na fratura o que causaria dor e impossibilidade de ter uma vida normal.

Quando o osso está colando?

Como saber que o osso está “colando” no tempo certo

Isso significa que a sua fratura não está cicatrizando conforme esperado. A avaliação é feita por meio da análise dos exames de imagem (como radiografia e tomografia) e exame físico da região do seu corpo que está fraturada.

Artigo anterior
O que se pode fazer na Lua Nova?
Artigo seguinte
Como se usa dado que?