Quais são as complicações obstétricas?

Perguntado por: Mélanie Oliveira de Jesus  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)

Das complicações obstétricas relatadas as mais frequentes foram trabalho de parto prematuro 17%, hemorragias pós-parto 17%, sofrimento fetal 11%, crescimento intrauterino restrito 11% e infecções do trato urinário 11%.

O que são Intercorrencias obstétricas?

Tanto em gestações de alto risco quanto nas de risco habitual, pode haver a ocorrência de alterações no curso fisiológico da gestação, o que denominamos de intercorrências obstétricas, em que há alteração da evolução e do andamento do processo gestacional fisiológico.

Quais as patologias obstétricas?

Existem 8 doenças gestacionais mais comuns. Veja quais são e quais seus tratamentos.
...
Veja quais são e quais seus tratamentos.
  1. Asma. ...
  2. Anemia. ...
  3. Pré eclâmpsia. ...
  4. Infecção urinária. ...
  5. Diabetes mellitus gestacional (DMG) ...
  6. Distúrbios da tireoide. ...
  7. Vaginose. ...
  8. Zika.

Quais são as intercorrências?

Entende-se por intercorrência clínica a complicação aguda, previsível ou não, devida a gestação e que necessita de internação, na modalidade hospitalar, para controle da complicação.

Quais as principais complicações na gestação?

6 complicações mais comuns na gravidez
  1. Ameaça de parto prematuro. ...
  2. Anemia ferropriva na gravidez. ...
  3. Diabetes gestacional. ...
  4. Eclâmpsia. ...
  5. Placenta prévia. ...
  6. Toxoplasmose.

Complicações Obstétricas

29 questões relacionadas encontradas

Quais os quatro principais fatores de riscos que podem acometer as gestantes?

Quais são os principais fatores que determinam uma gravidez de risco?
  • Diabetes gestacional. O excesso de glicose no sangue durante a gestação é um dos fatores que determinam uma gravidez de risco. ...
  • Gestação múltipla. ...
  • Hipertensão. ...
  • Idade da gestante. ...
  • Ameaça de parto prematuro.

Quais as possíveis complicações da gestação a partir do segundo e terceiro trimestre?

Entre as sequelas graves podem estar aborto espontâneo, trabalho de parto pré-termo ou ruptura prematura das membranas, nascimento prematuro, feto natimorto, baixo peso ao nascer, macrossomia, malformações congênitas e morbidade ou morte do recém-nascido e/ou da mãe.

Quais são as intercorrências gestacionais?

As intercorrências obstétricas de maior frequência relatadas nas pesquisas estudadas foram Doença hipertensiva específica da gravidez 19%, oligodramnia 19%, amniorrex prematura 11% e diabetes mellitus gestacional 11%.

O que significa intercorrência na área de enfermagem?

Intercorrência é um termo utilizado na medicina para designar algum eventual problema inesperado no decorrer de um procedimento cirúrgico ou no período de recuperação.

Quais as intercorrências mais comuns durante a gestação?

De modo geral as intercorrências mais comuns na gestação determinando uma Gravidez de Alto Risco são a Hipertensão Arterial (pressão alta) e o Diabetes Melito Gestacional (açúcar alto no sangue).

Quais as doenças que têm os mesmos sintomas de gravidez?

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

O que é uma gravidez patológica?

A mãe passa por um momento de alienação na função materna, em detrimento do trabalho e das atividades sociais. Neste estado de hipersensibilidade, a mãe está voltada inteiramente para o feto-bebê, em uma forma de identificação entre ela e seu bebê.

O que a trombofilia pode causar na gravidez?

Corival Castro – As Trombofilias estão associadas à uma maior morbimortalidade materno-fetal. Podem causar abortamentos de repetição, insuficiência placentária levando ao crescimento fetal retardado, sofrimento e óbito fetal, doença hipertensiva da gravidez e aumento do risco de tromboembolismo materno, dentre outras.

Quais são as complicações do parto normal?

Dificuldade na cicatrização, podendo formar queloides; Dificuldade na amamentação; Placenta acreta (quando a placenta fica presa ao útero após o parto); Placenta prévia (quando a placenta está fixada em um local que impede a passagem do bebê pelo canal do parto);

Qual o papel da enfermagem em relação a intercorrência obstétrica?

A assistência proporcionada pela enfermagem na UTI à pacientes com complicações obstétricas é realizada baseada na SAE associado ao tratamento medicamentoso, proporcionando alívio dos sinais e sintomas, identificando possíveis intercorrências e promovendo uma melhora no quadro dessas pacientes.

O que é Hiperêmese gravídica?

A hiperêmese gravídica é uma complicação rara, que acomete cerca de 1,5% das gestantes, e que pode persistir durante toda a gravidez. Apesar de raramente associada à morte materna, a hiperêmese pode trazer grandes prejuízos como isolamento social, perda de identidade, ideação suicida e culpa.

Qual a diferença entre intercorrência e complicação?

Exemplos comuns de intercorrências são os hematomas, o inchaço (edema) e a perda de sensibilidade que depois de algum tempo vão desaparecendo naturalmente. As complicações são resultados insatisfatórios persistentes que podem ser resolvidos com um procedimento cirúrgico complementar.

O que significa intercorrência em um processo?

178 do Código de Processo Civil. A expressão intercorrência - ocorrência de permeio ou que sobrevém – é comum na nomenclatura médica para designar o fenômeno que faz a moléstia primitiva tomar outro curso, e utilizada com menor freqüência na comunicação jurídica.

O que é paciente sem intercorrências?

Intercorrência médica é o termo que define a ocorrência de um evento inesperado em um procedimento médico, que não poderia ser em geral previsto ou alertado ao paciente.

O que leva à morte da mãe no parto?

Anormalidades da contração uterina; Aborto inseguro; Alterações na placenta; Complicações de doenças preexistem ou que se desenvolveram durante a gestação.

Qual semana de gestação é mais perigoso?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Qual é o período de maior risco na gravidez?

Isso porque o primeiro trimestre da gestação é a epoca em que a gravidez corre mais riscos. Nos primeiros meses é a fase em que o saco gestacional e, dentro dele, o embrião e a vesícula vitelínica, estão se instalando no útero da mãe.

É comum a partir do segundo trimestre da gestação?

O desenvolvimento do bebê

O segundo trimestre de gravidez não é apenas o momento em que o sexo do bebê é descoberto. É o período em que os órgãos e sistemas já estão formados, mas precisam se desenvolver. A feição humana já está pronta. Por isso, o crescimento do bebê acelera — e a barriga — começa a dar as caras.

Quais os perigos da gravidez de risco?

O que é a gravidez de risco

Mas, mesmo uma mulher saudável pode ter a saúde agravada na gravidez e isso pode ser descoberto no exame pré-natal. As consequências desses riscos podem levar ao nascimento do bebê com baixo ou elevado peso, parto prematuro, infecção neonatal, falência placentária, entre outros.

Quais os fatores de risco para desenvolver uma gravidez de alto risco?

Gestação de alto risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”(1).

Artigo anterior
Quais são os métodos de avaliação escolar?
Artigo seguinte
Como não travar SketchUp?