Quais são as circunstâncias agravantes e atenuantes das penas?

Perguntado por: Alexandra Campos Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

"Agravantes e atenuantes genéricas são circunstâncias legais, de natureza objetiva ou subjetiva, não integrantes da estrutura do tipo penal, mas que a ele se ligam com a finalidade de aumentar ou diminuir a pena.

Quais são os agravantes de pena?

Artigo 61 - São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: II - ter o agente cometido o crime; a) por motivo fútil ou torpe; É uma circunstância em que o agente comete o ato criminoso por motivo fútil, repugnante, idiota, torpe, sem a verdadeira necessidade de ter cometido.

Quais são as atenuantes da pena?

Circunstâncias atenuantes são as causas de diminuição de pena por um crime, como o fato do réu ser menor de 21 anos, por exemplo. Elas estão previstas no Artigo 65 do Código Penal (CP).

Quais são as circunstâncias agravantes e atenuantes?

Atenuantes e agravantes

São elementos em torno do ato, mas que não afetam substancialmente sua ação. O atenuante reduz a pena, e o agravante aumenta a condenação. Depois de estabelecer a pena-base para o crime, o juiz considera as circunstâncias atenuantes e as agravantes antes de declarar a sentença.

O que são circunstâncias agravantes exemplos?

meio cruel - emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel. parentesco – crime contra ascendente, descendente, irmão ou cônjuge; abuso de autoridade de agente civil – exercício abusivo de prerrogativa de autoridade.

Atenuantes e Agravantes - Aplicação da Pena - Aula 04 - Teoria da Pena (Direito Penal)

41 questões relacionadas encontradas

São consideradas circunstâncias agravantes na enfermagem?

90 – São consideradas circunstâncias agravantes: I – Ser reincidente. II – Causar danos irreparáveis. III – Cometer infração dolosamente.

Quais as agravantes?

Circunstâncias agravantes

II - coage ou induz outrem à execução material do crime; III - instiga ou determina a cometer o crime alguém sujeito à sua autoridade ou não-punível em virtude de condição ou qualidade pessoal; IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa.

São consideradas circunstâncias agravantes?

São consideradas circunstâncias agravantes: ser reincidente; causar danos irreparáveis; facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou a vantagem de outra infração; realizar atos sob emprego real de força física.

O que significa uma circunstância atenuante?

São circunstâncias legais, objetivas ou subjetivas, que influem na quantificação da pena, diminuindo-a, em razão da particular culpabilidade do agente. Servem de orientação para o juiz diminuir a pena na segunda fase da fixação.

Como se classificam as circunstâncias?

No primeiro grupo, estão as circunstâncias subjetivas ou pessoais, compostas pela culpabilidade, antecedentes, conduta, personalidade e motivos. No segundo grupo, estão as circunstâncias objetivas ou reais, compostas pelas circunstâncias e consequências do fato e comportamento da vítima.

O que é atenuar a pena?

No âmbito jurídico, existem fatores atenuantes da pena, ou seja que diminuem ou minoram a pena ou o grau de culpabilidade do reú. Segundo o Código Penal Brasileiro, se um réu colabora com as investigações ou se confessa o crime de forma espontânea, a sua pena pode ser atenuada.

Quais são as causas de diminuição de pena?

a) causas de diminuição de pena: artigo 14, inciso II e parágrafo único (tentativa); artigo 16 (arrependimento posterior); artigo 21, parte final (erro evitável sobre a ilicitude do fato); artigo 24, § 2º (estado de necessidade); artigo 26, parágrafo único (inimputabilidade); artigo 28, § 2º (embriaguez) e artigo 29, § ...

Quais são as circunstâncias que atenuam a pena?

São circunstâncias que sempre atenuam a pena: - ser o agente menor de 21 anos na data do fato ou maior de 70 na data da sentença. - o desconhecimento da lei. - ter o agente cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral.

O que é uma pena agravada?

Já a causa de aumento, por sua vez, também é conhecida como majorante e nada mais é do que uma hipótese em que a pena será aumentada, aplicando-se uma fração à sanção estabelecida no tipo penal, sendo analisada na 3ª fase da dosimetria da pena.

O que é agravante é agravado em um processo?

Os agravantes são as circunstâncias que geram o aumento da pena, posto que tornam o crime mais grave. Já o agravado corresponde à parte da decisão a ser recorrida pelo recurso de agravo.

É exemplo de circunstância agravante conforme o artigo 61 do Código Penal?

Circunstâncias agravantes

i) quando o ofendido estava sob a imediata proteção da autoridade; j) em ocasião de incêndio, naufrágio, inundação ou qualquer calamidade pública, ou de desgraça particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada.

São consideradas circunstâncias atenuantes para o técnico no momento do julgamento de sua pena?

São circunstâncias que podem ser consideradas na atenuante inominada o arrependimento sincero do agente, sua extrema penúria, a recuperação do agente após o cometimento do crime, a confissão, embora não espontânea, ter o agente sofrido dano físico, fisiológico ou psíquico em decorrência do crime, ser portador de doença ...

Qual o conceito de legítima defesa?

25 do Código Penal: 'Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem'.

Quais os requisitos para o reconhecimento da atenuante da confissão?

São dois os requisitos necessários para a incidência da atenuante: reconhecimento voluntário e espontâneo (independente da motivação), por parte do réu, da autoria do crime; e que tenha sido feito perante a autoridade (seja ela o delegado de polícia, o magistrado ou membro do Ministério Público).

São consideradas circunstâncias agravantes exceto?

Referente às infrações e penalidades, conforme a resolução do COFEN nº 564/2017, são consideradas circunstâncias agravantes, EXCETO:
  • Ser reincidente.
  • Realizar atos sob emprego real de força física.
  • Cometer infração dolosamente.
  • Aproveitar-se da fragilidade da vítima.
  • Cometer a infração por motivo fútil ou torpe.

São consideradas circunstâncias agravantes no exercício da profissão de enfermagem exceto?

O código de ética dos profissionais de enfermagem considera como circunstâncias agravantes, EXCETO,
  • ser reincidente;
  • B. realizar atos sob coação e/ou intimidação;
  • C. causar danos irreparáveis;
  • D. cometer infração dolosamente;
  • E. aproveitar-se da fragilidade da vítima.

São consideradas circunstâncias agravantes da infração cometida pelo profissional de acordo com o código de ética e deontologia de enfermagem?

Segundo o Código de Ética dos profissionais de enfermagem é

considerada circunstância agravante de uma infração realizar atos sob coação e/ou intimidação.

Quais são as agravantes genéricas?

"Agravantes e atenuantes genéricas são circunstâncias legais, de natureza objetiva ou subjetiva, não integrantes da estrutura do tipo penal, mas que a ele se ligam com a finalidade de aumentar ou diminuir a pena.

O que é agravada no direito?

A forma correta é Agravado! 1)Conceito: o agravado é o réu, o sujeito ofendido no processo, aquele que está sendo acusado por algum motivo. 2) Exemplo Prático: pessoa contra a qual se entremeou um recurso legal de agravo.

O que diz o artigo 65?

65 - Revogado o livramento, não pode ser novamente concedido, e, salvo quando a revogação resulta de condenação por outro crime ou contravenção anterior àquele benefício, não se desconta na pena o tempo em que esteve solto o condenado.]

Artigo anterior
Como ativar as portas USB?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre médico e biomédico?