Quais são as características físico-químicas do leite?
Perguntado por: Liliana Beatriz Ramos Rodrigues Ferreira | Última atualização: 4. April 2022Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)
Possui, em média, 3,5% de proteína, 3,8% de gordura, 5,0% de lactose, 0,7% de minerais e 87% de água. ... Dentre propriedades físico-químicas do leite inclui-se a densidade, que é o peso específico do leite determinado em relação ao peso da água (Fonseca; Santos, 2000).
Qual a definição Físico-química do leite?
Do ponto de vista físico-químico o leite é uma mistura homogênea de grande numero de substâncias, incluindo água (87,1%), lactose (4,6%), lipídeos (4,0%), proteínas (3,3%), sais (0,7%), vitaminas e enzimas, das quais algumas estão em emulsão (gordura e substâncias associadas), algumas em suspensão (caseínas e alguns ...
Quais os requisitos físico-químicos do leite cru refrigerado?
No caso do leite cru refrigerado, os parâmetros físico-químicos normalmente analisados são: acidez, crioscopia, densidade, gordura e sólidos totais.
Quais os objetivos da análise Físico-química do leite?
Objetivo: determinar todos os componentes do leite menos a água e a gordura. Acidez aparente/natural: logo após a obtenção do leite, o mesmo apresenta uma reação ligeiramente ácida devido aos seus componentes. Acidez adquirida: consiste na soma da acidez natural com os ácidos resultantes da fermentação da lactose.
Qual das propriedades físico-químicas pode ser utilizada como indicativo da qualidade microbiológica do leite?
A Contagem Bacteriana Total (CBT) é o principal teste utilizado pelas indústrias de leite para avaliar a qualidade microbiológica do leite e quantifica as bactérias mesófilas aeróbias no leite (Paludetti et al., 2018).
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE
Quais são os parâmetros de qualidade do leite?
- Agradável - com preservação de suas propriedades de sabor, cor, odor, viscosidade.
- Limpo - livre de sujeiras, microrganismos e resíduos de substâncias químicas.
- Fresco - composição correta e conservação adequada.
- Seguro - não causa problemas à saúde do consumidor.
Quais são os tipos de análise para o controle da qualidade do leite?
Esses testes são: análise de temperatura, teste do alizarol, análise de índice crioscópico, densidade, teor de gordura, pesquisa de fosfatase e peroxidase, EST e ESD, neutralizantes de acidez e pesquisa de agentes inibidores do crescimento microbiano, (BRASIL, 2011).
Qual a importância da análise do leite?
A análise do leite é um exame laboratorial que indica a composição do leite. ... A veterinária ressalta que, muito mais do que exigência, essas análises devem ser vistas como importante aliadas na busca pela melhora da qualidade e produção do leite. “Cada análise traz informações completas e valiosas sobre cada animal.
Quais são as análises físico-químicas?
A análise físico-química compreende um conjunto de ensaios realizados, geralmente por laboratórios de análises químicas, em amostras de materiais e produtos e que tem como principal objetivo a verificação das suas propriedades e características físicas e químicas.
Qual o objetivo do teste de crioscopia no leite?
É uma prova utilizada principalmente para se detectar fraude por adição de água ao leite. A temperatura de congelamento do leite é mais baixa do que a da água devido ao efeito das substâncias que nele estão dissolvidas.
O que é leite cru refrigerado?
Art. 2º Para os fins deste Regulamento, leite cru refrigerado é o leite produzido em propriedades rurais, refrigerado e destinado aos estabelecimentos de leite e derivados sob serviço de inspeção oficial.
Qual deve ser a temperatura de refrigeração do leite cru?
A temperatura do leite cru refrigerado no ato de sua recepção pelo estabelecimento não deve ser superior a 7,0oC (sete graus Celsius), admitindo-se, excepcionalmente, o recebimento até 9,0 °C (nove graus Celsius).
Qual a instrução normativa que define os parâmetros Físico-químicos do leite?
O leite pasteurizado tipo A deve atender as características sensoriais e aos parâmetros físico-químicos constantes nos art. 14 e 15 desta Instrução Normativa.
Por que o leite é ácido?
O leite ácido é causado pela ação bacteriana na de- gradação da lactose (açúcar do leite), transformando-a em ácido lático e ele- vando a acidez do leite (acidez titulável >18 ºD ou pH<6,6). No caso de leite ácido, a solução do problema passa pela obtenção higiênica do leite e pelo resfriamento adequado (4 °C).
Qual o ácido do leite?
O leite de vaca contêm cerca de 5% de lactose, que é o açúcar do leite e é também usada como alimento energético. Sob a ação de fermentos láticos (bactérias denominadas lactobacillus) a lactose transforma-se progressivamente num ácido fraco denominado ácido lático (CH3-CHOH-COOH).
Qual deve ser o pH do leite?
O pH do leite fresco apresenta reação ligeiramente ácida, variando entre 6,6 e 6,8, com média de 6,7 a 20oC ou 6,6 a 25oC. Leite de glândulas mamárias com inflamação (mastite) fica alcalino e pode chegar a 7,3 - 7,5.
O que são métodos físico-químicos?
É um gás incolor, de alto poder viruscida, esporicida, bactericida, micobactericida e fungicida. A ação do ETO é atribuída à alquilação das proteínas dos microorganismos. Essa ação depende dos parâmetros de concentração, temperatura, umidade relativa e tempo de exposição ao gás.
Quais são as análises físico-químicas da água?
Alguns parâmetros avaliados na análise físico química da água são: PH, cor aparente, cor verdadeira, turbidez, alcalinidades, cloretos, metais e compsotos orgânicos.
O que são testes físico-químicos de medicamentos?
CONCLUSÃO: Os métodos físico-químicos de avaliação dos fármacos produzidos e matérias-primas utilizadas, estabelecem parâmetros para o controle de qualidade destes, garantindo a segurança dos consumidores conforme constam nas regulações.
Qual a importância da análise de leite e derivados?
Além disso, os resultados das análises alertam e auxiliam os produtores a tomarem medidas corretivas no manejo dos animais e da ordenha, visando atingir parâmetros altos de qualidade do leite.
Como é feita a análise do leite?
O Laboratório efetua análises em amostras de leite cru para: 1. composição centesimal, com quantificação de gordura, proteína, lactose, sólidos totais e ureia; 2. contagem de células somáticas (CCS) e 3. contagem total de bactérias (CTB).
Quais as principais análises no leite cite cada uma delas e as caracterize?
- Determinação da densidade. ...
- Determinação da adição de água por crioscopia. ...
- Determinação da acidez. ...
- Determinação do extrato seco total. ...
- Determinação do extrato seco desengordurado. ...
- Determinação de gordura.
Quais são os tipos de análises obrigatórias que devem ser realizadas para o controle da qualidade do leite na plataforma de recebimento no laticínio?
Na plataforma de recebimento da usina, o leite é submetido a uma série de provas físico-químicas que se iniciam pela determinação da acidez, do teor de gordura, da densidade, extrato seco total (EST) e extrato seco desengordurado (ESD), índice de refração e ponto crioscópico.
Que tipo de análises laboratoriais devemos incluir em um programa de qualidade do leite?
O Laboratório efetua análises em amostras de leite cru para: 1. composição centesimal, com quantificação de gordura, proteína, lactose, sólidos totais e ureia, 2. contagem de células somáticas (CCS) e 3. contagem total de bactérias (CTB).
O que é CBT e CCS?
Termos muito comuns na produção de leite, a CCS (Contagem de Células Somáticas) e a CBT (Contagem Bacteriana Total) se referem a importantes parâmetros da qualidade do leite.
O que aumenta as chances de ter câncer?
Quais são as principais características da cultura de massa?