O que é um medicamento excepcional?

Perguntado por: Mateus Gabriel de Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

“Os medicamentos excepcionais são os de uso contínuo para o tratamento de doenças crônicas e raras – encontrados em farmácias específicas e alguns hospitais. Geralmente, são de alto custo. Por isso, a distribuição obedece a regras e critérios específicos do Ministério da Saúde.

O que é medicamentos Excepcionais?

Os medicamentos de dispensação excepcional são, geralmente, de uso contínuo e de alto custo. São usados no tratamento de doenças crônicas e raras, e dispensados em farmácias específicas para este fim. Por representarem custo elevado, sua dispensação obedece a regras e critérios específicos.

O que são medicamentos de dispensação excepcional?

O Programa de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional é responsável por um grupo de medicamentos destinados ao tratamento de patologias específicas que atingem um número limitado de pacientes, os quais, na maioria das vezes utilizam-nos por períodos prolongados.

O que é necessário para programação de medicamentos de dispensação excepcional?

Para a dispensação dos Medicamentos Excepcionais são utilizados alguns critérios, como diagnóstico, esquemas terapêuticos, monitorização/acompanhamento e demais parâmetros, contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, estabelecidos pela Secretaria de Assistência à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde.

De quem é a responsabilidade da aquisição dos medicamentos excepcionais e sua distribuição?

A prioridade maior do Ministério da Saúde é a descentralização plena do processo de aquisição e distribuição de medicamentos.

LEI DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS

27 questões relacionadas encontradas

Quem compra os medicamentos do SUS?

O financiamento dos medicamentos do Componente Estratégico fica por conta do Ministério da Saúde, que distribui aos estados, que, por sua vez, são responsáveis por armazenar e enviar aos municípios.

Quais são os sistemas de distribuição de medicamentos?

Na prática existem quatro (04) tipos de sistema de distribuição de medicamentos a saber: coletivo, individual, combinado e dose unitária.

Como deve ser feita a dispensação de medicamentos?

Na dispensação, o farmacêutico atende o paciente no balcão, ou às vezes numa sala privativa, mas não tem tempo e nem todas as informações para uma avaliação completa como a que ocorre no acompanhamento farmacoterapêutico.

Que fatores ajudam a melhorar a dispensação de medicamentos?

A seguir está uma lista de 6 estratégias para minimizar os erros de dispensação de medicamentos:
  • Organizar o espaço de trabalho. ...
  • Gerencie o fluxo de trabalho. ...
  • Use bem a tecnologia. ...
  • Verificar várias vezes. ...
  • Confira as instruções orais.

Como é feita a dispensação de medicamentos no SUS?

A dispensação somente poderá ser efetuada mediante receita e documento do paciente sendo a primeira via retida pelo estabelecimento farmacêutico e a segunda via devolvida ao paciente com carimbo comprovando o atendimento.

Quais são as Medicacoes de alto custo?

Entre os remédios de alto custo, estão aqueles para o tratamento da Doença de Alzheimer, para esquizofrenia, epilepsia, esclerose múltipla e diversas outras doenças, muitas delas consideradas mais raras e com medicamentos muito caros, de uso crônico (exemplos: insuficiência renal crônica, hepatite viral B e C, ...

O que é considerado medicamento de alto custo?

O que é considerado medicamento de alto custo? Na ausência de outros critérios, pode-se afirmar que medicamentos de alto custo são aqueles cujos preços atinjam algumas centenas de reais e até, milhares de reais. Há remédios, inclusive, em que uma caixa ou uma dose custam dezenas de milhares de reais.

Quais são os medicamentos de uso contínuo?

Os medicamentos de uso contínuo, como o próprio nome sugere, são aqueles que devem ser utilizados para tratar condições que também são contínuas. Não são remédios que utilizamos eventualmente, como um xarope para tosse, que tomamos somente até que esse sintoma seja aliviado, por exemplo.

O que faz a quetiapina?

Para que serve a quetiapina

Em princípio, a quetiapina tem indicação para tratar distúrbios mentais. ou seja, sua ação regula a serotonina e a dopamina no cérebro. Assim, melhora o humor, o pensamento e o comportamento.

Como receber medicamento de alto custo pelo SUS?

Para conseguir os remédios de alto ou baixo custo é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser obtido em uma Unidade de Saúde da Prefeitura próxima à sua residência, levando cópias do CPF, RG, e comprovante de residência. O Cartão ainda acelera a marcação de consultas e os exames.

O que são medicamentos estratégicos?

O Ministério da Saúde considera como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento de um grupo de agravos específicos, agudos ou crônicos, sendo doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico, tais como tuberculose, hanseníase, diabetes entre outras.

Quais os principais erros de dispensação?

Tipos de erros de dispensação:
  • Omissão de dose;
  • Dose excessiva;
  • Medicamento prescrito sem horário;
  • Medicamento prescrito sem quantidade;
  • Medicamento prescrito sem concentração;
  • Medicamento prescrito sem forma farmacêutica;
  • Medicamento dispensado com concentração incorreta;

Como evitar erros de dispensação de medicamentos?

Orientações para evitar erros de dispensação
  1. Nome (comercial e do princípio ativo) do medicamento;
  2. Dosagem;
  3. Concentração;
  4. Forma farmacêutica;
  5. Posologia e duração do tratamento;
  6. Analisar se não há interações medicamentosas que possam comprometer a eficácia do tratamento;

Como reduzir os erros com medicamentos?

Como barreiras de prevenção para minimizar o risco de erros na administração de medicamentos, podemos citar: padronização desde a compra seguida do cadastro e prescrição do medicamento, restrição de acesso aos medicamentos, rótulos e alertas automatizados e verificação em dupla checagem por profissionais diferentes ...

Quais são os tipos de dispensação?

Neste sistema os medicamentos são dispensados de acordo com a prescrição médica, sendo separados e identificados pelo nome do paciente, nº do leito e horário de administração.
...
Podemos destacar 03 tipos de sistemas de dispensação de medicamentos, sendo:
  • Dose Coletiva;
  • Dose Individualizada;
  • Dose Unitária.

O que deve ser feito antes de ofertar a medicação?

Tenha um espaço tranquilo para preparar a medicação

Sendo assim, separe uma pequena área para voltar toda a sua atenção no que está sendo feito: a confirmação do paciente, a análise do medicamento, a verificação da via, hora e dose certa e assim por diante.

Quem pode fazer dispensação de medicamentos?

O farmacêutico é o único profissional habilitado para exercer a atribuição de dispensação de medicamentos, conforme Decreto n.º 85.878/81.

Qual o melhor sistema de distribuição de medicamentos?

A dose unitária é considerada o melhor sistema de distribuição de medicamentos aos pacientes internados, pois garante todos os objetivos de acordo com o esquema terapêutico prescrito.

Qual é o sistema de distribuição de medicamentos que poderá ser implementado no hospital?

O sistema de distribuição individualizado (SDI) é adotado em hospitais brasileiros, e cada instituição possui suas peculiaridades e variações da rotina operacional. Essas variações vão desde a forma da prescrição médica, modo de preparo e distribuição das doses e fluxo da rotina.

São etapas da distribuição de medicamentos?

O armazenamento e distribuição de medicamentos são etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica, ciclo este orientado pelo Ministério da Saúde a ser norteador na realização das etapas de seleção, programação, aquisição, distribuição e dispensação, com suas interfaces todas voltadas para à saúde.

Artigo anterior
Qual banho tomar para atrair homens?
Artigo seguinte
Como contrair períneo?