Quais são as características dos arquivos permanentes?
Perguntado por: Benjamim Sousa | Última atualização: 28. März 2022Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)
Quais são os arquivos permanentes?
Arquivo permanente
O também chamado arquivo histórico inclui os documentos que não são necessários nem eventualmente. Porém, eles têm valor histórico e são consultados em ocasiões específicas, para fins de verificação da evolução dos fatos.
O que é um arquivo permanente?
ARQUIVO PERMANENTE
Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Arquivo responsável pelo arquivo permanente. Também chamado arquivo histórico.
Quais são as atividades do arquivo permanente?
A função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e difundir a consulta aos documentos sob sua custódia.
Qual a diferença entre um arquivo corrente e um arquivo permanente?
Arquivo Corrente:
A formados por documentos com valor secundário. ... C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final. D formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.
Aula 13 – Arquivo Permanente
O que é um arquivo corrente?
Os arquivos correntes, compostos por documentos que ainda tramitam ou estão em uso constante na administração, continuamente necessário às rotinas diárias fazem parte da primeira fase em questão. ... Os arquivos intermediários são também responsáveis por destinar os documentos sob sua custódia.
O que quer dizer arquivamento corrente?
"Arquivar Corrente" é a funcionalidade que encerra a tramitação do documento e dá início à contagem de seu prazo de guarda. "Desarquivar Corrente", por sua vez, é a funcionalidade que reativa o documento, permitindo retomar sua tramitação.
Qual é a função de um arquivo?
Sendo assim, a função básica do arquivo é tornar disponível os documentos que estão armazenados nos arquivos. Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna-se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez.
Quais são os três tipos de arquivos?
Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:
Existem classificações também que indicam a frequência de uso dos arquivos.
São materiais considerados permanentes na organização dos arquivos?
Os livros e demais materiais bibliográficos apresentam características de material permanente (durabilidade superior a dois anos, não é quebradiço, não é perecível, não é incorporável a outro bem, não se destina a transformação).
Quais são as classificações dos arquivos?
Os arquivos possuem inúmeras características. ... Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.
O que é um arquivo temporário?
Arquivos temporários da internet são arquivos que o seu navegador salva automaticamente (armazena em cache) na sua unidade de armazenamento quando você visita um site. ... Ao excluir esses arquivos, você pode recuperar espaço de armazenamento valioso.
O que é um arquivo especial?
Arquivo Especial: São aqueles que requerem tratamento especial de armazenamento, independente de sua forma. Certas variáveis precisam ser controladas, pois caso contrário, podem deteriorar os documentos, (temperatura, luminosidade, umidade etc). Arquivo Especializado: São aqueles que tratam de um assunto específico.
Quais são os tipos de arquivo corrente intermediário e permanente?
- Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso. frequente e exclusivo da fonte geradora. ...
- Arquivos intermediários – neste momento, os documentos. não estão mais sendo usados frequentemente na rotina de trabalho na. ...
- Arquivos permanentes – são arquivos que perderam seu valor.
Onde devem ser guardados os arquivos permanentes?
Geralmente, os arquivos intermediários ou permanentes são guardados fisicamente em uma sala do arquivo.
Quais são os tipos de arquivos na administração?
- PSD: gerado pelo Photoshop;
- CDR: gerado pelo Corel Draw;
- XML: arquivo gerado para documentos usados na internet;
- SQL: arquivo específico para administração e dados;
- TXT e WORD: arquivos de texto;
- EXE: arquivo de execução;
- ZIP e RAR: arquivos compactados;
- JPG e PNG: arquivos de imagens.
Quais os tipos de arquivos e suas funções?
- TXT: são arquivos de texto, normalmente criado no bloco de notas.
- EXE: tipo de arquivo que indica aplicativo.
- DLL: é complementar ao arquivo tipo EXE.
- ZIP: também conhecido como arquivo “zipado”. ...
- PDF: com certeza esse nome é do conhecimento de todos que mexem em computadores.
Quais são os tipos de arquivos e sua aplicabilidade?
- Arquivo corrente: documentos relacionados aos objetivos imediatos de sua produção ou recepção. ...
- Arquivo intermediário: documentos cujo uso é pouco frequente e que, por isso, são destinados a um depósito de armazenamento temporário até que seja dada sua destinação final.
O que é arquivo que se utiliza na empresa e sua função?
No ambiente de uma empresa, o arquivo é definido como: “um conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma organização ao longo de sua existência, e que são organizados e conservados para consultas e comprovações.”
O que é um arquivo na informática?
Um arquivo ou ficheiro de computador é um recurso para armazenamento de informação, que está disponível a um programa de computador e é normalmente baseado em algum tipo de armazenamento durável. ... Os arquivos podem conter dados estruturados ou não.
Quais documentos devem compor um arquivo corrente?
Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente. Eles são os documentos que estão na sua mesa, no armário ao lado, na caixa de entrada do seu sistema.
Quais os procedimentos realizados para a classificação de documentos correntes?
O documento corrente é aquele necessário ao desenvolvimento das atividades de rotina de uma instituição e, por conseqüência, os procedimentos realizados para a sua classificação, registro, autuação e controle da tramitação, expedição e arquivamento tem por objetivo facilitar o acesso às informações neles contidas.
Quais são os métodos básicos de arquivamento explique?
Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.
O que é um arquivo inativo?
Arquivo Ativo: mantém arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constantes e atuais. Arquivo Morto: armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência nula. Arquivo Inativo: guarda documentos e papéis que oferecem frequência de uso, consulta ou referência nula.
O que é um arquivo morto?
Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.
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