Pode vender sorvete na farmácia?

Perguntado por: Lourenço Eduardo Monteiro  |  Última atualização: 26. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)

Sorvetes entram na categoria alimento e produto de conveniência. Então sim, pode vender sorvete em farmácia. No entanto, é obrigatório que os produtos estejam devidamente regulares junto à Anvisa por meio de registro ou notificação.

O que não pode ser vendido em farmácia?

É proibido o comércio de piercings e brincos comuns. A comercialização de essências florais, empregadas na floralterapia, só será permitida em farmácias. É vedado o comércio de lentes de grau, exceto quando não houver no município estabelecimento específico para esse fim, de acordo com legislação vigente.

Pode vender doces na farmácia?

Pode vender em farmácia? Doces como, por exemplo, mel e geleia real são permitidos. Demais doces, por exemplo: balas convencionais; chicletes; gomas de mascar, etc. entram na categoria alimento e produto de conveniência cuja venda é permitida.

O que pode ser vendido em farmácia?

É permitida, às farmácias e drogarias, a comercialização de medicamentos, plantas medicinais, drogas vegetais, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro.

Pode vender salgadinho em farmácia?

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu na última quinta-feira, dia 11, que a venda de produtos de conveniência em drogarias é constitucional, ou seja, que a venda de produtos como sorvetes, refrigerantes, salgados, entre outros, agora é legal.

7 Negócios PEQUENOS e LUCRATIVOS que te darão bons lucros

34 questões relacionadas encontradas

Pode vender cerveja na farmácia?

As informações são do Migalhas. A turma definiu, por unanimidade, que a rede de farmácias, pode comercializar itens de conveniência, como bebidas não alcóolicas e lácteas.

O que diz a RDC nº 44?

RDC nº 44/2009 - Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

Quais os produtos que podem ser comercializados nas farmácias e drogarias?

Entre os artigos de conveniência que podem ser vendidos nas farmácias, estão:
  • Chocolate, desde que esteja devidamente registrado junto à Anvisa;
  • Doces como balas convencionais, chicletes e gomas de mascar (mel e geléias já estavam previstos na lista acima);
  • Sorvetes;
  • Refrigerantes;
  • Pilhas.

Pode vender óculos em farmácia?

Saiba mais! Você já ouviu falar que, às vezes, o barato sai caro?

O que acontece se a farmácia vender remédio sem receita?

Crime. Segundo a Polícia Civil, vender medicamentos controlados sem receita médica se equipara ao tráfico de drogas, com pena de até 15 anos de prisão. Quem compra pode ser enquadrado em porte de drogas. — A farmácia que pratica esse tipo de venda pode ser interditada.

Como vender doces sem CNPJ?

Preciso ter CNPJ para vender doces? Você pode começar a atuar como autônomo, sendo Pessoa Física e sem precisar abrir um CNPJ para isso. Pode, inclusive, ter a sua própria maquininha de cartão para facilitar o pagamento dos clientes.

Qual o lucro na venda de doces?

Mais especificamente para as docerias, há fontes que indicam um lucro de até 40% sobre as vendas.

O que são produtos correlatos Anvisa?

Os correlatos, também conhecidos como produtos para saúde, são materiais e demais objetos usados por médicos, dentistas, clínicas laboratoriais com fim de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou anticoncepção, com o objetivo de proteger a saúde do paciente de forma individual e também coletiva.

Pode ter farmácia sem farmacêutico?

Veja o entendimento do TRF4 sobre o assunto. Por lei, toda farmácia no Brasil deve ter um farmacêutico responsável para orientar os clientes. Mas no sul do país, uma farmácia desrespeitou essa determinação e foi multada pelo Conselho Regional de Farmácias.

Qual o serviço não pode ser prestado pelo farmacêutico em farmácias e drogarias?

As farmácias e drogarias não podem comercializar piercings, brincos comuns e lentes de grau. As lentes de grau somente poderão ser comercializadas quando não houver no município estabelecimento especifico para esse fim (ex.

O que acontece quando um farmacêutico não está na farmácia?

Justificativa da ausência do farmacêutico

No caso de justificativas fundadas em questões de saúde, serão aceitos atestados médico ou odontológico, fornecidos por órgãos públicos de saúde federal, estadual, municipal e de profissionais particulares, emitidos em nome do farmacêutico.

Como se chama quem vende óculos?

O que faz um óptico? O óptico, em linhas gerais, é o profissional responsável por tarefas gerais dentro das óticas, lojas especializadas na venda de produtos oculares, como armações de óculos, lentes de grau, lentes de contato, colírios, óculos de sol, caixas protetoras, cordinhas, entre outros.

É proibido vender óculos de grau?

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) proposta que determina que a comercialização de óculos de grau somente poderá ser feita por óticas credenciadas.

Pode emprestar óculos?

É expressamente proibido! Isso vale para aqueles óculos vendidos em lugares não especializados, sem prescrição médica. Se pegar emprestado os óculos já faz mal, comprar em feiras ou camelôs é ainda muito pior porque as lentes de grau deles são produzidas em um padrão único.

Pode vender Coca-cola na farmácia?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as farmácias possam, a partir de agora, vender os chamados itens de conveniência, como alimentos e bebidas sem álcool (água, sucos e refrigerantes). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Qual a diferença entre farmácias e drogarias?

Portanto, a diferença é significativa, porque o aspecto comercial nas drogarias é predominante; na prática, por exemplo, a manipulação ou o fracionamento de medicamentos não é permitido na drogaria.

O que são correlatos em farmácia?

O que são produtos correlatos? Os produtos correlatos, também conhecidos popularmente como “produtos para saúde”, são todos aqueles materiais e instrumentos, e demais objetos usados na aplicação médica, odontológica ou laboratorial.

O que significa RDC na farmácia?

RDC, sigla para Resolução da Diretoria Colegiada, nada mais é que um tipo de regulamentação técnica, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As RDCs, portanto, servem para estabelecer processos regulatórios, práticas e padrões de qualidade para produtos e serviços sob regulamentação da agência.

Quanto tempo a farmácia tem que guardar as receitas?

A medida é válida para receitas médicas e odontológicas e está prevista na Lei 14.028/20, que entrou em vigor nesta terça-feira (28). A regra não vale apenas para medicamentos de uso controlado. Estes manterão as exigências atuais (receita em duas vias e prazo de validade de 30 dias).

O que é RDC na farmácia?

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 471, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021 – Dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, listadas em Instrução Normativa ...

Artigo anterior
O que são alimentos probióticos?
Artigo seguinte
Por que se comunicar de forma clara e precisa pode fazer a diferença no ambiente de trabalho?