Quais são as características dominantes da colonização portuguesa na América e o que os portugueses trouxeram?

Perguntado por: Jaime Simões de Gaspar  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 5/5 (31 avaliações)

(Fuvest) Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: a) pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório. b) grandes unidades produtivas de exportação, monopólio do comércio e escravidão. c) pacto colonial, exploração de minérios e trabalho livre.

Quais são as características dominantes da colonização portuguesa na América?

(Fuvest-95) Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.

Quais as características dominantes da economia colonial brasileira Plantation )?

Propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil.

Qual era o objetivo da colonização portuguesa na América?

O processo de conquista e colonização da América pelos europeus provocou significativa devastação ambiental e morte das populações nativas. O objetivo dos conquistadores espanhóis, portugueses, ingleses e franceses era explorar as suas colônias e proporcionar o maior lucro possível para as metrópoles.

Quais os principais motivos dos portugueses para empreender uma colonização na América?

Portugal, após ter chegado às Índias com Vasco da Gama em 1498, empenhou-se nas três décadas seguintes (início do século XVI) em expandir e fortalecer o rico comércio das especiarias orientais da Ásia, e deixou o Brasil à mercê dos aventureiros interessados em lucrar com a extração do pau-brasil.

Colonização Portuguesa na América

37 questões relacionadas encontradas

O que motivou os portugueses que colonizaram o Brasil?

Portugal enfrentava ameaças de navios estrangeiros no litoral brasileiro, por isso, a colonização foi necessária para manter a nova terra sob o domínio português. A busca por metais preciosos também foi motivo para que os lusitanos mandassem expedições colonizadoras.

Quais foram os motivos que levaram os portugueses a colonizar o Brasil?

A decisão de Portugal colonizar o Brasil se baseou em dois motivos principais: o perigo de perder a colônia na América devido às invasões e a crise econômica ocasionada pela queda do comércio de produtos do oriente.

Quais são as principais características de uma plantation?

Ele consiste em quatro características principais: grandes latifúndios, monocultura, trabalho escravo e exportação para a metrópole. Através dos grandes latifúndios, com suas extensas terras, era possível produzir em grande escala um único produto, o que se denomina de monocultura.

Quais as principais características do sistema plantation?

Esse sistema é um modelo de produção agrícola baseado na monocultura, na exportação desses produtos e na utilização de grandes latifúndios com mão de obra escrava. ... O sistema plantation ocasionou no surgimento de vários latifúndios que possuíam grandes terras destinadas a um único dono.

Quais as características do sistema plantations?

As principais características do sistema plantation são: Monocultura: plantação de um único produto agrícola em grandes quantidades, sobretudo de produtos tropicais. Latifúndios: uso de grandes extensões de terra para a produção em grande escala, que ficava submetido a um explorador (o proprietário das terras).

Quais são as características de um português?

O povo português, diferente do que falam, é um povo muito gentil. É incrível como as pessoas aqui se tratam de forma educada e com respeito. O Norte e o Sul de Portugal possui pessoas, em sua maioria, extremamente prestativas e gentis. A maioria dos portugueses não se interessa em florear uma conversa.

Quais eram os papéis do casamento na América portuguesa?

Nas áreas coloniais o casamento teve papel fundamental. No Brasil foi um instrumento de aquietação da população e de preservação da estrutura social portuguesa, assim como de implantação dos princípios cristãos entre os colonos.

Como era a mão de obra no período colonial?

Os escravos eram utilizados nos mais diversos tipos de trabalho, com maior destaque para a sua utilização nos engenhos produtores de açúcar e nos centros de mineração a partir do século XVIII. O regime de escravidão no Brasil impunha ao africano (e ao indígena também) um regime de trabalho exaustivo e desumano.

Qual foi o motivo que levou o rei de Portugal a colonizar o Brasil?

Além da vantagem do pacto colonial, um dos motivos que viabilizaram o processo de colonização brasileira foram o declínio do comércio com as índias, a esperança de descobrir ouro e as invasões estrangeiras ao território da América Portuguesa.

Qual foi o interesse dos portugueses em terras brasileiras?

Isso porque o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.

Qual era a mão de obra predominante no período colonial?

A mão de obra utilizada era predominantemente escravagista. Em um primeiro momento, entre o século XVI e o início do XVII, os indígenas foram utilizados como mão de obra escrava.

Que tipo de mão de obra era utilizado no Brasil colonial?

Os indígenas foram a principal mão de obra dos portugueses até meados do século XVII, quando, de fato, os escravos africanos começaram a tornar-se a maioria desse tipo de trabalhador no Brasil. A escravização dos indígenas, apesar de mais barata, foi, na visão dos portugueses, conturbada e problemática.

Qual era a principal mão de obra escrava na época?

Como mencionamos, os indígenas foram a principal mão de obra escrava até meados do século XVII e existem inúmeros levantamentos que mostram que o número de escravos indígenas era superior nos engenhos instalados pelo país.

Quais eram os papéis do casamento?

Por muito tempo o casamento foi amplamente usado na Europa medieval como modo de formar e manter alianças políticas e militares. Reis, príncipes, rainhas, princesas e demais membros da nobreza sujeitavam-se a casamentos com o único interesse de firmar tratados e assegurar a estabilidade econômica de uma região.

Como era o casamento de antigamente?

O casamento era essencialmente um ato de aquisição: o noivo “adquiria” a noiva, a transação era selada por meio do pagamento de uma moeda de ouro ou prata. Na maioria das vezes, o casamento era arranjado pelos pais do casal, transformando-se numa união forçada, prevalecendo a dominação do homem sobre a mulher.

Como era a cerimônia de casamento no Antigo Testamento?

No Antigo Testamento, o casamento acontecia por iniciativa do marido. Era portanto de natureza patriarcal.

Como são as portuguesas?

Portuguesas são "conservadoras" e preferem a quantidade de orgasmos à de sexo. Seguras, intolerantes e conservadoras. Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos mostra como são as mulheres portuguesas nas suas relações com o parceiro.

Quais são as características do sistema plantation existentes atualmente nos países tropicais subdesenvolvidos da América do Sul da América Central e da África?

Características do plantation

Plantação de espécies tropicais. Monocultura (cultivo somente de um tipo de produto) Mão de obra escrava e barata. Uso de recursos e equipamentos técnicos.

Quais as características dos sistemas agrícolas modernos?

A agricultura moderna compreende pesquisas que contribuem para o melhoramento genético das sementes. ... Dentre as principais características dessa modernização da agricultura estão maquinários, novas práticas de cultivo, inovações genéticas nas sementes, a agricultura 4.0 e também Manejo Integrado de Pragas (MIP).

O que é o sistema de plantation?

Por definição, plantation é o nome dado a um modelo de organização econômica em que se destacam quatro aspectos principais: latifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava e produção voltada para o mercado externo.

Artigo anterior
O que fazer no desenvolvimento 2?
Artigo seguinte
O que é o spread?