Onde entrar com liminar contra plano de saúde?

Perguntado por: Tomé Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

A liminar, também chamada de “tutela de urgência”, é uma decisão na fase inicial de um processo.
...
Os principais procedimentos e atendimentos negados pelos planos de saúde são:
  • Negativas de cirurgias, próteses e internação;
  • Negativa de medicamentos;
  • Negativas de quimioterapia e radioterapia;
  • Negativa de home care.

Como entrar com uma liminar contra o plano de saúde?

Para entrar com o processo contra o plano, é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios:
  1. identidade;
  2. CPF;
  3. comprovante de residência;
  4. carteira do convênio;
  5. comprovante de quitação das mensalidades;
  6. contrato assinado;
  7. guias de exames com negativa do convênio;

Onde ajuizar ação contra plano de saúde?

Bem, o Juizado Especial Cível também chamado de Juizado de Pequenas Causas, é regulamentado pela Lei nº 9.099/95 e foi instituído como uma forma de facilitar o acesso do cidadão ao Judiciário. O Juizado Especial Cível, tem um trâmite mais informal, destinado a questões simples, de baixo valor e menor complexidade.

Como entrar com liminar contra plano de saúde sem advogado?

Como entrar com o pedido de liminar ?
  1. Comprovante de residência;
  2. Carteira do plano de saúde;
  3. Contrato do plano assinado;
  4. Comprovantes de pagamentos das mensalidades;
  5. Guias e demais solicitações médicas não atendidas pelos planos. ...
  6. Protocolos das ligações, e-mails, conversas que possam comprovar a negativa de tratamento;

Como entregar liminar?

O juiz pode anotar na decisão judicial que aquela decisão vale como ofício para ser entregue pela parte e, assim, você mesmo ou quem você quiser pode notificar o réu para cumprir a liminar desde logo. Do contrário o juiz mandará um Oficial de Justiça para notificar o réu a cumprir a decisão liminar.

5 DICAS: LIMINAR CONTRA PLANO DE SAÚDE !!

23 questões relacionadas encontradas

Como funciona uma liminar na Justiça?

A liminar judicial, também chamada tutela de urgência ou tutela antecipada, é uma decisão concedida pelos Tribunais em caráter de urgência quando uma das partes não pode aguardar o desfecho do processo, pois pode perder a oportunidade de exercer seu direito durante o andamento da ação.

Como fazer pedido liminar no novo CPC?

Para a concessão de liminar é necessário estar demonstrado o fumus boni iuris e o periculum in mora, ou seja, deve estar claro que a demora na decisão poderá acarretar eventuais danos ao direito pretendido, bem como a presença aparente de uma situação que ainda não foi inteiramente comprovada.

Como entrar na Justiça contra Unimed?

Como conseguir uma liminar contra a Unimed? A liminar contra a Unimed é concedida pelo juiz dentro de um processo judicial, sendo que o pedido é formulado pelo advogado e tem como objetivo preservar de imediato o direito do segurado.

O que fazer quando o plano nega procedimento?

O que fazer diante de um pedido negado?
  1. contatar a ouvidoria do plano para tentar reverter a resposta da operadora;
  2. quando a negativa permanece -, solicitar a recusa por escrito;
  3. contatar a ANS (órgão que regula os planos de saúde) para verificar a possibilidade de uma resolução;

Como processar um posto de saúde?

Se não conseguir o atendimento, seja por falta de disponibilidade para agendamento, por falta de leitos, por falta de médicos ou de equipamentos, peça para falar com a Ouvidoria e, se for o caso, faça uma reclamação por escrito e em duas vias (guarde a via protocolada).

Qual o órgão regulador dos planos de saúde?

Regulação – Responsável pela regulação das operadoras dos planos de saúde, a ANS mantém canais ativos de comunicação para que o beneficiário possa esclarecer dúvidas e registrar reclamações.

Como entrar com processo na ANS?

Canais para atendimento ao usuário: Enquanto durar a pandemia do novo Coronavírus, como medida para combater a propagação da doença, o atendimento ao consumidor deverá ser feito pelo DISQUE ANS 0800 701 9656 ou pelo FALE CONOSCO. O atendimento presencial nos 12 Núcleos da Agência está suspenso temporariamente.

Qual o custo de um processo judicial?

Aproximadamente R$ 23,00. 4 – Custas iniciais (taxa judiciária): essa costuma ser a taxa mais cara, pois corresponde a 1% sobre o valor da causa, tendo como piso, atualmente, R$ 132,65. Seu potencial de onerosidade se justifica em razão das regras de fixação do valor da causa.

Quanto tempo demora um processo contra plano de saúde?

Primeiramente é possível obter uma liminar em algumas horas, se for uma questão urgentíssima, ou então em até 4 ou 5 dias, se for uma urgência não tão imediata. Entretanto, alguns casos pode demorar um pouco mais dependendo do juiz.

Como conseguir liminar para internação SUS?

O primeiro requisito é a demonstração robusta do Direito ao tratamento negado. O juiz precisa se convencer de que dificilmente o Poder Público (ação contra o SUS) ou a operadora de saúde (ação contra o plano de saúde) terá algum bom argumento para fazê-lo mudar de ideia ao longo do processo.

O que é uma liminar judicial?

A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.

Quando o plano nega cirurgia?

Os planos de saúde não podem negar cirurgias quando há risco para a saúde ou então para a vida do paciente. Isso só pode ser comprovado através de um laudo médico.

Qual o prazo para o convênio autorizar uma cirurgia?

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, o tempo de autorização de cirurgia por parte das operadoras é de, no máximo, 21 dias.

Quando o médico não é credenciado ao plano de saúde cirurgia?

Apenas para esclarecimento, médico não credenciado é aquele que não faz parte da rede de cobertura do seu plano e assim caso o segurado resolver utilizá-lo deverá estar ciente de que poderá ter que arcar com os custos do seu próprio bolso, exceto nas situações que abordaremos neste post.

O que é negativa de cobertura?

O paciente, ao receber negativa de cobertura do plano de saúde, encontra-se em situação de descaso, sobretudo, em momentos de fragilidade e vulnerabilidade acarretados por doença. Nesses casos, é recomendável procurar um advogado especializado em Direito à Saúde para entrar com pedido de liminar.

Qual advogado cuida de plano de saúde?

Para lidar com as questões relacionadas à saúde, temos o advogado especialista em plano de saúde e no SUS. É a área de atuação chamada de “direito da saúde”.

Como conseguir uma liminar para uma cirurgia?

Com o auxílio de um advogado especialista em saúde, é possível entrar com um processo judicial contra o plano de saúde e formular um pedido de liminar, que nada mais é do que um pedido direcionado ao juiz a fim de que a cirurgia ou tratamento seja autorizado de imediato, a fim de evitar prejuízo à saúde do paciente.

Como fazer pedido de tutela antecipada no novo CPC?

Tal como a tutela se passa com a tutela cautelar, a tutela provisória de urgência de natureza antecipada pode ser requerida antes do ajuizamento da petição inicial, no bojo da petição inicial ou no curso do processo (arts. 294, parágrafo único e 303, CPC/2015).

Quais os requisitos da liminar?

Para ser deferida medida liminar pelo Juiz é necessário a observância de dois requisitos: o “fumus boni iuris”, que significa que há indícios de que a parte tem direito ao objeto da liminar, e o periculum in mora, que é o receio de dano irreparável ou de difícil reparação a tal direito discutido.

Quando pedir liminar ou tutela de urgência?

A tutela urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. Se for uma liminar de tutela de urgência antecipada deve ser comprovado também que essa tutela pode ser reversível (300, par. 3º. NCPC).

Artigo anterior
Qual a katana mais forte de One Piece?
Artigo seguinte
O que é bom para tirar enjoo de quimioterapia?