Quais são as características das tênias?
Perguntado por: João Henrique Fonseca de Mendes | Última atualização: 29. März 2022Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)
As tênias pertencem à classe Cercomeridea, subclasse Cestodaria, que compreende animais com o corpo achatado e em forma de fita - o estróbilo - que é segmentado (os segmentos são as proglotes) e dotado de uma região anterior – o escólex, provido de órgãos de fixação variados.
Quais as principais características da solitária?
Em geral, as solitárias têm forma de fita ou faixa quando na fase adulta. Sua cabeça, ou escólex, é dotada de ventosas e, com frequência, de ganchos ou outras estruturas que lhes servem para fixar-se nas paredes intestinais do organismo que as hospeda.
Quais são as características do corpo do verme causador da tênia?
O verme adulto da Taenia solium possui a cabeça com ventosas e rostro, que corresponde a uma estrutura formada por acúleos em formato de foice e que permitem adesão à parede intestinal. Além de causar a teníase, a Taenia solium também é responsável pela cisticercose.
Quais os tipos tênias?
- Taenia crassiceps.
- Taenia pisiformis.
- Taenia saginata.
- Taenia solium.
- Taenia taeniaeformis.
- Taenia multiceps.
Qual a tênia mais perigosa para o ser humano?
A T. solium é consideravelmente mais preocupante para a saúde humana porque, além da teníase ela também pode causar a cisticercose (grave quando atinge o sistema nervoso). O diagnóstico da teníase ocorre através da identificação dos ovos nas amostras de fezes dos pacientes.
Platelminto Tênia - características gerais
Quais as duas espécies de tênia e quais animais parasitam?
Há duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata, parasitando bovinos.
Qual é a classificação dos platelmintos?
Existem diferentes espécies de platelmintos, sendo algumas de vida livre e outras parasitas. Dentre estas, podemos citar as tênias e o esquistossomo, enquanto de vida livre, podemos citar a planária. Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea.
Qual a estrutura da tênia?
O corpo de uma tênia possui uma cabeça, ou escólex, que apresenta ventosas. Na Taenia solium, além das ventosas, também há ganchos, com os quais o animal se prende à parede do intestino do hospedeiro. Logo abaixo do escólex, vêm o pescoço e o corpo, formado por uma série de anéis conhecidos por proglotes.
Como a tênia sai do corpo?
Os ovos das tênias adultas saem do hospedeiro humano através da eliminação das proglotes (segmentos do corpo do verme) junto às fezes. Essas são consumidas por animais, como porco ou gado, quando há problemas de saneamento básico na região.
Qual é o agente causador da teníase?
A Teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A Cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos, ou seja, é uma enfermidade somática.
Como o ser humano pode adquirir a tênia?
A teníase é adquirida por meio da ingestão de carne bovina ou suína mal cozinha e com larvas. Enquanto a cisticercose se desenvolve a partir da ingestão de ovos do parasita por meio, por exemplo, de verduras e legumes mal lavados ou água contaminada.
Como que é o verme solitária?
O nome teníase vem de tênia: um verme achatado que só vive no intestino das pessoas e pode chegar a até 4 metros de comprimento na fase adulta. Já pensou ter um bicho desses dentro de sua barriga? Por viver sozinha no intestino, a tênia é chamada também de “solitária”.
Quantos tipos de solitária existe?
Duas das espécies mais conhecidas de solitárias são a Taenia saginata, conhecida como tênia bovina, e Taenia solium, ou tênia suína. As tênias são responsáveis por duas doenças que atacam humanos: a teníase e a cisticercose.
Qual a morfologia da Taenia solium e Taenia saginata?
Ovos tenióides. Os ovos da Taenia saginata e T. solium são indistinguíveis morfologicamente (a identificação morfológica terá que se basear nas proglotes ou escólices). Os ovos são arredondados ou subesféricos, diâmetro de 31 a 43 µm, com uma concha larga radialmente estriada e marrom.
É correto afirmar sobre a Taenia?
A teníase é uma doença provocada por Taenia solium ou Taenia saginata, quando estes parasitas infectam animais e seres humanos. É correto afirmar que ambas as espécies de tênias: 1) são hermafroditas. 2) infectam o intestino delgado de humanos.
Por que a tênia é chamada de solitária?
As tênias também são chamadas de solitárias, porque, na maioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto. São altamente competitivas pelo seu habitat e, sendo seres monóicos com estruturas fisiológicas para autofecundação, não necessitam de parceiros para a cópula e postura de ovos.
Quais são as classificações dos platelmintos Cite um exemplo de cada?
Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. Exemplo: Schistosoma mansoni; Classe Turbellaria - animais de vida livre, sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres, são predadores e necrófagos. Exemplo: planárias.
São características dos platelmintos?
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
Quais são as principais características dos platelmintos?
São animais invertebrados que não possuem crânio e vértebra
Os Platelmintos pertencem ao grupo dos animais invertebrados, conhecidos como Filo dos Platelmintos ou Filo Platyhelminthes. Possuem a simetria bilateral, de corpo achatado e formato corporal dorsoventral, são ainda, triblásticos e acelomados.
Quais as duas espécies de tênia?
A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata.
Que tipo de tênia parasita o porco e o ser humano?
A tênia é um verme platelminto que se desenvolve intestino humano, causando teníase. A Taenia solium atinge de três a cinco metros de comprimento e apresenta como hospedeiro intermediário o porco.
E o verme causador da esquistossomose no ser humano?
É uma doença grave causada por verme do gênero Schistosoma, que se instala nas veias do fígado e do intestino das pessoas. No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistoma mansoni. O S. mansoni nasce do ovo, do qual sai larva chamada miracídio, que penetra num caramujo hospedeiro.
Como tirar solitária da cabeça?
O albendazol é eficaz em tratar a teníase (doença causada pela chamada "solitária"), além de outras parasitoses. A dose de 400mg 1x ao dia por 3 dias seria suficiente. Procure o seu médico se dúvidas adicionais.
Como matar tênia solitária?
- Mebendazol: 200 mg, 2 vezes ao dia, por 3 dias, por via oral.
- Praziquantel, dose única, 5 a 10 mg/kg de peso corporal, por via oral.
- Albendazol, 400 mg/dia, durante 3 dias, por via oral (leia: BULA SIMPLIFICADA DO ALBENDAZOL).
Qual é o quádruplo de um número?
O que significa T2 na ressonância?