Quais são as atribuições do pedagogo no espaço não escolar ao contribuir com a formação de pessoas?

Perguntado por: Mara Lorena de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades ...

Quais são as atribuições do pedagogo no espaço escolar e não escolar?

As possibilidades de atuação do Pedagogo nesta área são várias. Entre elas estão a gestão do conhecimento; comportamento humano nas organizações; projetos culturais; cultura organizacional; gestão do processo da qualidade e produtividade; relações interpessoais no trabalho e outros espaços comuns ao aspecto humano.

Qual o papel do pedagogo em espaços não formais?

Os resultados da pesquisa evidenciaram que a atuação dos pedagogos dentro em Organizações Não Governamentais se dá especialmente no trabalho voltado para a formação social dos educandos, visando seu desenvolvimento como ser humano, o que contribui para conciliar as ações educativas com a realidade vivida.

Quais as competências que o pedagogo deveriam atuar no espaços Não-escolares?

A atuação do Pedagogo em ambientes não escolares é fato e agora embasado em lei, desta forma foi dada mais uma atribuição a este profissional que deverá agir dentro de suas habilidades pedagógicas no âmbito da capacitação de empresas, metodologias de disseminação de informações de ONGs, empresas e Meios de comunicação ...

Quais são as contribuições das práticas pedagógicas para o ensino não escolar?

releitura do seu cotidiano, promover mudanças necessárias, enfatizando para isso o trabalho cooperativo, criando novos horizontes e possibilidades para a escola; ter competência teórica para orientar o processo pedagógico na escola; abrir possibilidade de diálogo entre o grupo; orientar seus colegas na construção ...

Educação em Espaços Não-Formais - Educação não formal: lugares de atuação do pedagogo

21 questões relacionadas encontradas

Qual a importância das práticas educativas em contextos não escolares para a sociedade?

A realização das práticas educativas em espaço não escolar pode oferecer meios para que auxiliem o desenvolvimento do pensamento crítico do educando de forma parti- cipativa e colaborativa na sociedade.

O que são práticas pedagógicas em espaços Não-escolares?

A prática pedagógica em espaços não escolares, neste estudo, tem sido compreendida através de Veiga (1992) como uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social.

Quais os desafios do pedagogo na sua atuação em ambientes não escolares?

A pedagogia no espaço não escolar ganhou força através da necessidade da presença do profissional pedagogo em diversos órgãos governamentais e não governamentais, ele que desenvolve um papel essencial como articulador no processo de ensino e aprendizagem nas mais variadas instituições.

Quais são as características da educação em espaços Não-escolares?

Sua metodologia está voltada aos grupos sociais, a uma educação realizada para atender às situações provenientes das interações do sujeito na sua comunidade, seja num momento de adversidades, na qual necessita de uma interferência para sua superação, como, por exemplo, a inadaptação do indivíduo ao meio, seja em ...

Em quais espaços O pedagogo pode atuar?

7 áreas da pedagogia em que o profissional formado pode atuar
  • Sala de aula.
  • Empresas.
  • Administração escolar.
  • Hospitais.
  • Educação Especial.
  • Psicopedagogia.
  • Academia e pesquisa científica.

O que faz um pedagogo dentro de uma ONG?

O profissional pedagogo junto às ONGs desenvolve e elabora projetos educativos, planeja ações da instituição, presta suporte pedagógico, busca parcerias, entre outras ações.

Em quais funções o pedagogo pode atuar na educação escolar?

O pedagogo pode atuar em editoras, elaborando materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis. Nas principais editoras do país, existe um grande contingente de profissionais da área, especializados na coordenação e na elaboração de materiais educativos diversos.

Como o pedagogo em ambientes Não-escolares atua partindo do princípio de saberes e práticas?

As organizações não escolares precisam de práticas pedagógicas, e o pedagogo não necessariamente atua como professor, mas como articulador do processo educativo nesses espaços que podem ser: empresas, organizações não governamentais, hospitais, editoras, serviços sociais, enfim, em todas as áreas que necessitam de um ...

Qual o maior desafio do professor em espaços Não-escolares?

O Pedagogo possui muitas dificuldades e desafios em sua atuação nos espaços não escolares, sendo um dos seus grandes desafios a formação do indivíduo socialmente, bem como sua interação e participação na sociedade.

Quais são as características da educação não formal?

Uma das características desse tipo de educação é a possibilidade de utilização de locais diferentes daqueles que o ensino formal costuma usar, sendo que ela pode ocorrer em ONGs, instituições religiosas, programas sociais públicos, dentre outras alternativas.

O que é educação não escolar?

A educação não escolar é um lócus de inserção de educadores leigos e/ou de estagiários de cursos de Licenciaturas e de professores que têm realizado sua formação centrada no processo de aprendizagem escolar e que se vêem frente aos desafios de uma área complexa e contraditória que exige conhecimentos pertinentes e a ...

Qual a diferença entre educação escolar e não escolar?

Avalie! A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

O que não é verdade a Pedagogia em Espaços Não-escolares é muito trabalhada nos dias atuais apesar de não ser muito falado?

Muitas pessoas acreditam que a Pedagogia é um curso somente para se atuar dentro de escolas formais. O que não é verdade, a pedagogia em espaços não escolares é muito trabalhada nos dias atuais, apesar de não ser muito falado. No mercado de trabalho a área que mais se contrata profissionais é a área da educação.

Quais as práticas educativas não escolares?

A educação não formal é aquela que se aprende no “mundo da vida”, através dos processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços de ações coletivas. O aprendizado gerado nestes espaços está vinculado a intencionalidades e propostas. Segue-se um roteiro e uma proposta pedagógica.

O que é uma prática pedagógica?

A Prática Pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor-aluno-conhecimento.

Que outras atividades estão relacionadas com a educação não escolar?

De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.

Por que é pouco divulgado o campo de atuação do pedagogo em espaços Não-escolares?

A educação em espaços não escolares vem confirmar esta discussão que vivenciamos, o pedagogo sai então do espaço escolar, que até pouco tempo, era seu espaço (restrito) de trabalho, para se inserir neste novo espaço de atuação com uma visão redefinida da atuação deste profissional.

Como podemos caracterizar o trabalho do pedagogo no espaço formal?

O profissional da educação para atuar em espaços diversos, e também em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir comprometido, competente e responsável com todas as classes sociais e diferentes contextos (Paula e Machado, 2008) .

Qual é o serviço de uma pedagoga?

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.

Como o pedagogo pode contribuir com os projetos sociais?

A gestão de projetos sociais sendo realizada por um pedagogo, vem a contribuir com um dos principais requisitos para um gestor social desenvolver: um planejamento claro, objetivo, que descreva as necessidades do público a ser atendido; A partir do projeto efetuado, é necessário apresentar com segurança o projeto a ser ...

Artigo anterior
O que é competência técnica funcional?
Artigo seguinte
Qual o outro nome da cor marsala?