Quais são as alterações dérmicas visualizadas nas estrias?

Perguntado por: Matilde Antunes Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

Existem três tipos de lesões dérmicas que apresentam diferentes alterações nas fibras elásticas e colágenas, na substância fundamental amorfa e nos fibroblastos que são: as estrias atróficas, a lesão senil papilar, a lesão senil reticular e a cicatriz.

Quais são as fases das estrias?

Para tratar as estrias, devemos identificar em qual fase elas se encontram. Assim, podemos dividir em duas fases: a fase inflamatória, ou seja, a fase inicial, em que elas são avermelhadas e elevadas, e a fase tardia, em que elas se encontram planas, esbranquiçadas e de superfície rugosa.

Qual a fisiopatologia das estrias?

As estrias são alterações cutâneas indesejáveis, definidas como cicatrizes lineares visíveis que se dispõem paralelamente umas as outras, podendo ser raras ou numerosas e indicam uma lesão na pele, pois ocorre um desequilíbrio elástico localizado.

Quais são os fatores etiológicos das estrias?

Segundo a teoria endocrinológica o aparecimento das estrias está relacionado a alterações do metabolismo endócrino provocadas naturalmente por desequilíbrios hormonais naturais (adolescência, gestação), patológicos (diabetes, alterações tireoidianas, doenças metabólicas) ou induzidos por medicamentos (Guirro e Guirro, ...

Quais os sintomas das estrias?

Quais são os sintomas das estrias? As estrias podem coçar ou arder, mas em geral os seus sintomas iniciais são lesões lineares rosadas ou cor da pele, ou com uma pequena elevação. Na fase tardia, as estrias são brancas com espessura e largura que podem variar de tamanho.

Tratamento definitivo para estrias

20 questões relacionadas encontradas

O que piora as estrias?

A falta de hidratação da pele, além de ser uma atitude que influencia no aparecimento de estrias, pode acabar contribuindo para uma perda na qualidade da pele. Isso porque nossa pele fica exposta durante o dia todo a todo tipo de poluição e, sem uma hidratação, ela começa a ficar vulnerável.

O que é bom para tirar estrias?

Para tirar estrias e prevenir o surgimento de novas, é possível recorrer a alguns tratamentos que podem ser feitos em casa, como a esfoliação e a hidratação da pele, assim como tratamentos estéticos, como o microagulhamento e a radiofrequência, que devem ser feitos pelo dermatologista ou esteticista.

Qual a etiologia e histologia das estrias?

As estrias nada mais são do que um tipo de sintoma apresentado pela pele em estado de atrofia, que pode ser causado pela redução da atividade dos fibroblastos na produção de matriz extracelular de boa qualidade e na ruptura de fibras já existentes.

Como as estrias são classificadas?

As estrias podem ser classificadas em: rosadas (iniciais), atróficas e nacaradas: as rosadas ou iniciais, possuem aspecto inflamatório e coloração rosada dada pela superdistensão das fibras elásticas e rompimento de alguns capilares sanguíneos, com sinais clínicos de prurido e dor em alguns casos, erupção papular plana ...

É possível ter estria no pênis?

Tenho fissuras de cor marrom no prepúcio, que parecem estrias, não ardem e nem coçam, é possível que sejam realmente estrias? Olá, É necessário ir ao urologista! Os médicos fazem o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis a partir do exame físico, ou seja, examinando o pênis.

Como ocorre a formação de estrias?

As estrias são rompimentos que ocorrem nas fibras de colágeno e elastina que fornecem elasticidade à pele. Tais fibras permanecem na derme, camada interna da pele e, quando esta se rompe, forma cicatrizes originando as estrias.

O que é fisiopatologia na estética?

Estudo anátomo- fisiológico das patologias inestéticas corporais que envolvem as estruturas da pele, tecido subcutâneo e sistemas do corpo humano.

O que é Fisiopatologia da pele?

A pele compõe todo o revestimento da superfície do ser, sendo o maior e mais pesado órgão pesado do corpo humano. Sucede com as membranas mucosas, que revestem os sistemas digestório, respiratório e urogenital, nas regiões onde estes se abrem para a superfície.

Qual a diferença entre estria vermelha e branca?

Vermelhas: chamadas estrias recentes. Normalmente, na sua fase inicial, apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas e gradativamente assumem uma coloração esbranquiçada. Também podem ser precedidas de prurido no local de aparecimento. Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.

O que é estria Alba?

As estrias rubras são as mais recentes onde o processo inflamatório ainda está presente, já as albas são estrias mais antigas onde se observa ausência de processo inflamatório e cicatrizes brancas características do excesso de estiramento da derme e ruptura das fibras elásticas.

Qual a estria mais fácil de sair?

As estrias vermelhas são mais fáceis de serem tratadas, já que estão em uma fase mais inicial, diferentemente das estrias brancas, que demoram mais tempo para serem eliminadas e necessitam de tratamento mais específico.

Qual a diferença entre estrias Rubras e nacaradas?

Estrias roxas são as que surgiram recentemente também, porém estão em processo inflamatório e ainda não cicatrizaram. Quando essa cicatrização finalmente ocorre, as cicatrizes ficam brancas, também chamadas de nacaradas.

Qual pomada é boa para tirar estrias?

Agora você já sabe que os melhores cremes para estrias do mercado são:
  • BIO-OIL - Óleo Antiestrias Bio-Oil.
  • CICATRICURE - Gel Para Cicatrizes E Estrias.
  • MUSTELA - Creme Antiestrias Mustela Maternitê
  • PALMER'S COCOA BUTTER - Creme Antiestrias Massage Cream for Stretch Marks.
  • RAAVI - Gel-Creme Antiestrias Fittie.

O que é bom para estrias Branca tratamento caseiro?

Tratamentos caseiros para suavizar estrias

A borra de café é aquele pó de café já usado. A cafeína tem propriedades que estimulam a circulação. Então guarde a borra do dia e use durante o banho junto com o óleo de amêndoas fazendo uma esfoliação. Não é preciso usar força.

Como as estrias somem?

Estrias não somem, mas podem ser tratadas e diminuídas

Infelizmente, ainda não existe nenhum processo que faça com que as estrias desapareçam, mas há aquelas que podem ser tratadas. Isso acontece porque após o rompimento dessas fibras, não há mais materiais de regeneração no local.

Quem tem estrias não pode pegar sol?

"A estria é como uma 'cicatriz', causada pela ruptura de fibras que dão suporte à pele. Dessa forma, a estria não sofre influência da exposição solar", afirma Dra. Maraya.

Porque não pode pegar sol na estria?

Tomar sol sobre as estrias brancas as deixa ainda mais evidentes e sobre as avermelhadas pode causar manchas. "As estrias recentes, avermelhadas, podem ficar ainda mais vermelhas com a exposição solar, devido à grande dilatação dos vasos. Isso pode piorar o quadro, podendo fazer com que ela queime e manche a pele.

Quais as partes fisiologicas da pele?

É composta por três camadas interdependentes: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme ou panículo adiposo, sobre a qual repousam as camadas já citadas, permitindo que a pele se movimente livremente sobre as estruturas mais profundas do corpo.

O que é a pele pilosa?

Pele pilosa: que contém folículos pilosos (pelos) que recobre praticamente toda a superfície corporal. Todo folículo piloso é acompanhado por uma glândula sebácea, por isso é chamado de folículo pilo-sebácio, quando as glândulas se abrem, eliminam a secreção.

O que é anatomia e fisiologia do pelo?

Anatomia e Fisiologia da Pele e do Pelo - Fisiologia do Pelo

Os pelos são hastes queratinizadas (formada pelo folículo piloso), eles recobrem toda superfície corporal, com exceção das palmas das mãos e das plantas dos pés.

Artigo anterior
Como era a família na Pré-História?
Artigo seguinte
O que significa dissociar uma pessoa?